[ Maravilhas da Mother Russia ] Dirigir na neve = CURLING COM CARROS
Eu frequentemente comento nas redes sociais que uma das grandes desvantagens de se morar fora é ter que aturar as temperaturas árticas que fazem aqui no topo do hemisfério norte. Quando o inverno chega em seu ponto “fodeu agora maluco”, temperaturas abaixo de -20 são um acontecimento diário.
Tem lados bons de morar aqui, claro. A segurança, a boa saúde pública, os eletrônicos baratos… essas coisas são legais e tal, mas o inverno é realmente difícil de aturar. Aliás, difícil de “aturar” não — difícil de sobreviver.
Você acha que eu tou exagerando, evidentemente. Acontece que o frio e a neve transformam o ato de dirigir, que já é a atividade mais perigosa que você pratica todo dia, numa verdadeira roleta russa. Eu poderia mostrar links de matérias de batidas envolvendo 20 ou 30 carros — uma tradição anual nas rodovias aqui na minha cidade durante o período de nevascas — mas achei um vídeo ainda mais instrutivo.
http://www.youtube.com/watch?v=yIGrD7H_e8Y
Os cinagrafistas desta sequência são Boris e Yuri, dois incalculáveis filhos da puta, rindo pra caralho da pilha crescente de carros na frente de seu prédio. Por algum motivo malucos continuam tentando a sorte descendo a porra dessa ladeira — imagino que esse motivo seja “eles são russos ué”.
O ponto alto do vídeo pra mim é o momento em que uma van preta esá girando ladeira abaixo descontroladamente e no último instante dá uma giradinha habilidosa que o tira da trajetória de colisão. Foi uma manobra impossível aquilo ali, no nível em que o Capitão Kirk está caindo em direção a Terra numa nave espacial totalmente avariada (quantas vezes isso aconteceu, ein?) e inventa uma reversão da polaridade dos príons quânticos e de repente salva a pele no último instante.
O que eu estou querendo dizer é que este motorista só pode ser um ex-cosmonauta soviético pra controlar a parada daquele jeito.

Izzy Nobre's Blog
- Izzy Nobre's profile
- 5 followers
