5 atores que ganharam o Oscar (e arruinaram suas carreiras depois com filmes merdas)
O Oscar, este prêmio máximo do cinema, não significa necessariamente que a carreira de um artista atingiu seu patamar supremo — ou que este status é imutável. É que nem o vestibular: durante sua infância/adolescência, a pressão de passar no vestibular faz com que o simples fato de entrar numa faculdade pareça o objetivo máximon, né?
No entanto, após entrar numa faculdade, você pode se foder tanto nela — por inaptidão, por descobrir que aquela não era sua vocação, ou deusolivre, ambos juntos — que a sua carreira estudantil inteira vai pro ralo.
Quantas pessoas você conhece celebraram passar no vestibular, e foderam-se nos estudos nos anos (ou até meses seguintes), sendo obrigados a tentar outra carreira acadêmica? Pois é. Estes atores passaram por algo similar no que diz respeito ao seu reconhecimento em Hollywood.
Cuba Gooding Jr
O Cuba Gooding Jr ganhou a estatueta por seu papel em Jerry Maguire, um de muitos filmes (supostamente excelentes) do Cameron Crowe que eu provavelmente nunca vou assistir. Seu discurso na noite do Oscar é lembrado até hoje como iconicamente entusiástico, e ele merece pontos extra por nos poupar de berrar um “show me the moneeeeey!“, um bordão do seu filme que àquela altura já estava mais insuportável do que bordão de novela, que é uma cortesia da qual James Cameron não nos achou dignos.
E depois de provar pra Hollywood que Cuba Gooding Jr habita no panteão de melhores atores da indústria, ele fez filmes de merda como Pearl Harbor, o imperdoável Norbit e Boat Trip. Ele ganhou o prêmio Framboesa de Ouro por este último aí, que tem nota 4.6 no IMDb.
Quando um cara que ganhou um Oscar passa boa parte de sua carreira depois disso fazendo filmes de baixo orçamento pra TV, é porque algo deu muito errado.
Halle Berry
Em 1999, Halle Berry fez o Introducing Dorothy Dandridge, uma cinebiografia sobre a primeira atriz negra a ser indicada para o Oscar de melhor atriz. O filme era um projeto pessoal dela com importância imensa pra Berry, e ela lutou pra caralho pra que o filme fosse realizado.
Apenas dois anos depois, ela mesma se tornou a primeira negra a GANHAR o Oscar de melhor atriz. E a sequência de filmes que ela fez depois foi o equivalente de enfiar o Oscar de cabeça pra baixo numa montanha de estrume de porco.
Die Another Day (indubitavelmente o pior filme Bond da geração Pierce Brosnan, julgado por muitos como o motivo pela “aposentadoria” do ator naquele papel), Gothika (assisti o filme há muitos anos e ele faz tanto sentido quanto aqueles sonhos/alucinações que você tem quando tá com febre) e o terrível Catwoman, que tem como vilã uma modelo cinquentona que ficou indestrutível graças a um CREME PARA A PELE.
Catwoman só não foi tão danoso pra imagem do Batman quando os filmes do Joel Schumacher porque não tem conexão direta com o Cavaleiro Negro.
Ao contrário do Cuba Gooding Jr, a Halle Berry pelo menos apareceu pra ganhar o Framboesa de Ouro que ela ganhou merecidamente por Catwoman.
Roberto Benigni
Em 1999, Roberto Benigni reforçou os estereotipos que americanos nutrem por “esses estrangeiros malucos aí” — ao ser anunciado como vencedor do Oscar, aprontou essa. A euforia do italiano é compreensível, afinal, foram DOIS Oscars que ele levou naquela noite.
O próximo filme em que ele estreou e dirigiu foi Pinóquio, uma fita notável por ter 0% de aprovação no Rotten Tomatoes. Pra fins de comparação, o pior filme que eu já assisti na vida — Ultraviolet – ainda conseguiu 9% no site. E olha que estamos falando de um filme tão ruim, mas TÃO RUIM, que me causou mal estar físico ao assisti-lo. Não é exagero: a cinematografia daquela merda me deu tontura e enjôo. Nem consigo imaginar a desgraça que foi ver esse filme no cinema.
F Murray Abraham
O ator, que era um relativo desconhecido, ganhou o Oscar de melhor ator por sua performance como Salieri em Amadeus, de 1984. Ele continuou sendo relativamente desconhecido, parando rapidamente pra fazer algum filme horrível aqui e ali, como Muppets in Space.
Seu retorno à obscuridão hollywoodiana levou alguns críticos a chamarem esse apogeu artístico seguido de queda de “Síndrome de F Murray Abraham”. Ele não gostou muito disso, previsivelmente.
A prova cabal de que o Oscar foi algo atípico na carreira medíocre do cara é que foi até difícil achar a foto dele com a estatueta — como se o universo tivesse visto a carreira dele num todo e dito “vamos fazer de conta que tu nem ganhou isso aí, porque faz mais sentido”.
Adrien Brody
Adrien Brody, que é proibido por lei de nadar de costas no estado da Califórnia porque faz a população ligar desesperada pro 911 achando que estão vendo um tubarão, ganhou o Oscar por The Pianist, de 2002. Eis os excelentes filmes que o indivíduo fez logo em seguida:
The Singing Detective – 39% de aprovação no Rotten Tomatoes
The Village — 43% de aprovação no Rotten Tomatoes
The Jacket – 44% de aprovação no Rotten Tomatoes
De repente ele estava pensando que após ganhar aquele primeiro Oscar, devia sair aceitando qualquer roteiro que tivesse “THE” na frente. Pelo jeito não deu muito certo.
Que outros atores são famosos por ganhar um Oscar e em seguida jogar a carreira na lama?

Izzy Nobre's Blog
- Izzy Nobre's profile
- 5 followers
