Os Sofrimentos do Jovem Goethe
Finalmente, após quase um ano de procura incansável, consegui assistir o filme Young Goethe in love (ou simplesmente Goethe!, com exclamação e tudo). Apesar de algumas inconsistências históricas, me diverti bastante.
Não deixou a desejar, pelo menos para mim.
Cena Favorita![]()
Goethe, após ser retirado por seu pai da reclusão, é levado a Frankfurt, para trabalhar sob sua supervisão, em seu escritório. Ao chegar à cidade, um tumulto obstrui o caminho de sua carruagem: pessoas amotinadas, digladiando-se etc. Curioso, o jovem Goethe desce da carruagem vestindo sua casaca azul com colete amarelo, combinação um pouco incomum e de gosto duvidoso para a época, e pergunta o que está acontecendo: "Você tava morando numa caverna? Certamente não é daqui!", dizem as pessoas. Sem saber o que pensar, Goethe se espreme por entre a multidão e percebe que o centro do motim é justamente uma livraria. Em companhia de seu pai, arrasta-se com dificuldade e vai até lá, onde começa a perceber que boa parte dos jovens se vestem com uma roupa igual a sua. Lá, diante de uma multidão ensandecida, o livreiro pede desculpas e promete que no dia seguinte chegarão mais cópias do livro.
— Calma, pessoal, calma! Prometo que amanhã terei mais cópias!
O pai de Goethe pega um dos livros com um dos presentes:
— Parece que as pessoas gostam dos seus rabiscos...
Goethe olha para ele assustado, pega o livro, folheia e vê, maravilhado, que trata-se de Os Sofrimentos do Jovem Werther, escrito por ele em apenas 25 dias, alguns meses antes.
— Você teria sido um péssimo advogado, de qualquer forma - diz seu pai.
Como não sentir empatia?