De volta ao front #1
Foto by Roberto Menezes, 2011.
Sim, eu tinha desistido do blog.
Aconteceu comigo algo parecido com o que eu costumava encontrar, desapontado, em alguns dos blogs que lia e acompanhava há anos: um belo (ou não tão belo assim) dia, ao fazer uma costumeira visita, me deparava com uma mensagem que anunciava algo como: “Desculpem, queridos leitores, mas eu já não tenho tempo para escrever. O trabalho e a faculdade estão me consumindo etc.”.
O primeiro pensamento que então me ocorria era: Espero que isso nunca aconteça comigo. Gosto do meu blog e adoro meus leitores. Além disso, não ter tempo para o blog talvez signifique também não ter tempo para a Literatura, o que seria um verdadeiro pesadelo.
E aconteceu que o pesadelo se tornou realidade: o trabalho e a faculdade começaram a me consumir. As ‘responsabilidades da vida adulta’, apesar do atraso, acabaram chegando, e com elas vieram as contas a pagar e a necessidade de trabalhar para conquistar um futuro mais confortável. Eu, que sempre temi me tornar uma daquelas pessoas que esperam ansiosas a chegada da sexta-feira, comemorava sua vinda como um prisioneiro inocente comemoraria sua liberdade.
Atentem para o detalhe: inocente.
Sim, eu fui – e em certo nível ainda sou – um prisioneiro inocente das circunstâncias. Isso, entretanto, não vem ao caso no momento. Não escrevo para lamentar, resmungar nem nada do tipo – sei bem o que me trouxe até aqui, e o que me mantém.
Escrevo para deixar claro que decidi resistir. Parafraseando o grande Álvaro de Campos, talvez o heterônimo do Pessoa com o qual eu mais me identifico: Enquanto o Destino mo conceder, continuarei escrevendo. E o farei. No blog, nos caderninhos que me acompanham desde sempre, no Word, em qualquer lugar. Voltei por aqui não apenas para cumprir mais uma das metas da minha To do list 2013, voltei porque senti falta, como quem há tempos não vê sua terra natal.
Como quem há tempos se encontra longe de casa.
Escrevo para dizer que voltei, e dessa vez não planejo partir.
Technorati Marcas: Roberto Denser,Pessoal,Literatura,Blog,2013.