Escrever "Sobre mim"




Com o post da semana passada e mais uma entrevista , fez-me recordar mais uma daquelas pequenas coisas que nós jovens escritores temos de fazer e que ninguém nos prepara: o "falar sobre mim".



Uma entrevista é uma boa oportunidade de chegar a novos leitores e dar-nos a conhecer um pouco mais aqueles que já nos conhecem.

Mas quando chega o momento de responder às perguntas, em especial "aquela" que nunca falha em aparecer e nos pede: "fala-nos um pouco mais sobre ti", é dos poucos instantes em que eu olho para o ecrã do portátil e percebo que afinal é possível ficar sem palavras.



Depois de várias entrevistas, a boa notícia é que, com a prática vai-se tornando mais fácil; a má notícia, é que nunca chega a tornar-se verdadeiramente fácil.



Para que não sofras tanto quanto eu, e consigas tirar o melhor partido da oportunidade que Bloggers como a Sofia Teixeira do blogue "Morrighan" , a Elizabete Cruz do "Por Cá, Fala-se Disto" , e a Cláudia Sérgio do "Uma Biblioteca em Construção" , proporcionam a jovens escritores, aqui ficam algumas dicas para te ajudar a domar a tua entrevista.



- Imagina que tens à tua frente dois leitores: o teu maior fã e um que nunca ouviu falar de ti.

O que podes dizer sobre ti que interesse aos dois?



- Mantém em mente que o que vais dizer provavelmente vai ser passado, partilhado e comentado na net. Se não queres que a tua mãe, o teu chefe, ou o teu vizinho da porta ao lado saibam de algo, não o digas.



- Diz apenas a verdade. Nós os escritores somos sempre tentados a extender/distorcer a verdade. É natural em nós romancear e dramatizar. Uma entrevista geralmente é sempre precedida por uma e precedida por outra, vão existir leitores comuns e eles não são assim tão distraídos que não detectam incongruências caso elas existam.



- Prepara-te com antecedência. Quando recebes um convite para uma entrevista, pega no teu bloco de notas e escreve os dois ou três pontos que queres partilhar com os leitores. É natural que repitas informação já disponível no teu Blogue/site, mas garante que partilhas novidades dos teus livros, sobre o que andas a escrever no momento, e factos sobre ti que permitam aos leitores conhecerem-te um pouco mais.



- Sê autêntico. Sempre.

Não só em entrevistas, mas também nas entrevistas, deves manter "a tua voz" e estilo de escrita pelos quais os leitores te conhecem.



Como disse no início, escrever "sobre mim" vai ser sempre trabalhoso, mas se manteres estes pontos em mente, com certeza vai diminuir o desconforto de o fazer. Resultou para mim.



Se tens outras dicas, como escritor ou como leitor, por favor partilha-as aqui.

Ajuda é sempre bem vinda.



Liliana





2 likes ·   •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on November 20, 2012 00:00
No comments have been added yet.