O esqueleto do “post”: escrita e conteúdo.

A começar a aventura dos Blogs?
Ou, já tens um blog mas as coisas não estão a correr tão facilmente como deveriam?
Cada novo post é uma luta?
Andas com dificuldades em conseguir escrever o que queres “como” queres?
Aqui ficam dicas que tenho no meu bloco de notas e que talvez te possam ajudar:
- Começa a escrever apenas quando tiveres uma ideia clara sobre o que queres dizer. Nós escritores temos tendência a começar a escrever, deambular nas palavras e no final moer a cabeça para encontrar um título que faça / dê sentido ao que escrevemos.
- A primeira linha a escrever, deve ser o título do post. Ao escreveres o título é como um compromisso e ajuda-te a manter focus no tema.
- A ideia que queres discutir / divulgar deve estar nos primeiros parágrafos. Há imensos leitores que, se não encontram a confirmação do que prometeste no título, param de ler.
- Separa as duas fases de escrita: criação e revisão. Não compliques mais o trabalho do teu cérebro, se pedes que seja criativo e crítico ao mesmo tempo, as coisas tendem a não ir a lado nenhum.
- Não esqueças que estás a escrever um post e não um novo capítulo para o teu livro. Tens de tentar dizer o máximo com o mínimo de palavras.
Imagina o teu post como um telegrama. Tens de o pagar à palavra. Pode não ser com €, mas é com o tempo dos teus leitores.
- Evita as palavras longas e sumptuosas. É um post. Quem te lê não procura literatura nem um aspirante a snob, apenas bom conteúdo numa linguagem casual.
- Substitui descrições longas com links. Dá a escolha a quem quer mais informação e a quem só tem tempo para uma leitura rápida. Quanto mais claro e sucinto conseguires ser, menos energia exiges de quem te lê.
Estas são mais algumas das coisas que fui aprendendo de “post para post” e a ler posts. Espero que te ajudem a cometer menos erros do que eu cometi.
Se tens mais dicas, partilha-as aqui. Eu bem preciso!
Liliana





Published on October 08, 2012 23:00
No comments have been added yet.