Ler com olhos de escritor.






Ler um livro pode tornar-se na actividade mais útil e produtiva para melhorar a escrita, e ao mesmo tempo (esta é a parte gira) a mais agradável.





Estava eu no meu momento zen há uns tempos atrás, com um livro do Murakami nas mãos, a mente no mundo místico do autor, mas com o samurai a canto sossegado, só à espera de uma oportunidade de lançar um grito vingador e cortar na casaca a cada oportunidade.





A páginas tantas, chegou o momento... escreveu Murakami em certa altura: “...por alguma razão que não conseguia explicar...” WTF!?!? “...por alguma razão que não conseguia explicar...”!? 


POR FAVOR!!!!



Um escritor tão conceituado não conseguiu ir além de nada melhor para justificar os pensamentos da sua personagem principal do que “...por alguma razão que não conseguia explicar...”!?

A expressão é tão “fácil” e tão “usada” e tão “pobre” que tenho a certeza que nem a Nora Roberts nos seus mais de 100 livros publicados se atreve a usá-la... pelo menos últimos 20 anos... ou antes, desde o 1° livro!



Ai, ai Murakami que me estás a deixar ficar mal...



Em divagações como esta, durante o que eu chamo “leitura activa” em conversas sociais, mas na verdade não é mais do que má língua e cortar na casaca, é possível descobrir com olhos de leitor os erros que estamos a cometer como escritores.



Sim, eu encontrei esta maldita frase num dos meus livros.

Não vou dizer qual dos livros, porque se alguém quiser apontar-me o dedo, vai ter de pelo menos passar pela tarefa árdua de o encontrar. 

Mas nunca mais!!!



Um erro a menos. Milhares ainda restam para atacar.



A boa notícia é: parece que até os grandes escritores ainda continuam a aprender, por isso, nós jovens escritores 2.0, temos o tempo a nosso favor.





Liliana





PS – Continuo a gostar do Murakami, tenho a certeza que a culpa foi toda do tradutor.







2 likes ·   •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on September 06, 2012 23:00
No comments have been added yet.