ipê, instituto progresso editorial - VI

a sexta coleção publicada pelo ipê era composta por edições de luxo em francês, impressas na itália, com tiragens restritas a 500 exemplares. 


COLLECTION DES POÈTES MAUDITS

Coleção de obras poéticas, 4 volumes

clique na imagem para ampliar

Baudelaire, Charles

Les Fleurs du Mal

Collection des Poètes Maudits, 1

1947

Verlaine, Paul

Choix de poésies

Collection des Poètes Maudits, 2

1947

Rimbaud, Arthur

Oeuvres completes – Illuminations, Une saison en enfer, Premiers vers

Collection des Poètes Maudits, 3

1947

Mallarmé, Stéphane

Poésie et un poème

Collection des Poètes Maudits, 4

1947


encontra-se no ano seguinte, em 1948, uma publicação do ipê com traços muito semelhantes aos encontrados nos volumes da collection des poètes maudits: o volume poèmes des années perdues, de um poeta estreante, então com 20 anos de idade, chamado claude pernié. o papel e o formato são similares, a temática é compatível com a da coleção (poemas), a língua de edição é o francês. a impressão, um pouco menos requintada, porém, foi feita na paulistana tipografia edanée. cabe também notar que os volumes da collection des poètes maudits traziam especificado o nome da coleção no alto da página de rosto. no volume de autoria de pernié, nota-se a ausência do nome da coleção, assim vetando a possibilidade de supor que a obra integraria a collection. não excluo a hipótese, a meu ver bastante plausível, de que a publicação tenha sido encomendada pelo próprio autor.



mais uma breve observação: haroldo de campos, num artigo publicado no jornal o estado de s. paulo, em  26 de setembro de 1998, à p. 107, aqui, mencionava rapidamente essa coleção, citando jules laforgue entre os autores da série. foi um engano seu, muito compreensível, aliás, em vista do tempo decorrido.

acompanhe: ipê - coleções, aqui


 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on January 17, 2023 11:30
No comments have been added yet.


Denise Bottmann's Blog

Denise Bottmann
Denise Bottmann isn't a Goodreads Author (yet), but they do have a blog, so here are some recent posts imported from their feed.
Follow Denise Bottmann's blog with rss.