Manter a escrita na linha

Somos escritores!
Obstinados!
Criativos!
Génios!
Geniais!
Divinais!
E graças a todas estas virtudes (e muitas outras é claro) somos descarrilados porque passamos demasiado tempo a imaginar, a discutir ideias tão semelhantes que só dentro da nossa cabeça não são a mesma e na procura da palavra perfeita mesmo que nunca vá ser escrita nem lida.
Temos carragadas de ideias, mas nenhuma delas vem com um livro de instruções em como as pôr no papel, como as partilhar.
Felizmente existe a internet e posts em Blogs.
- Encontra as tuas ferramentas de escrita, o teu espaço e o teu tempo.
Cenário não é importante só para a história... Quarto? Sala? Escritório? Cozinha? Biblioteca? Café? Seja lá onde for, quando for, de manhã, à tarde, à noite ou madrugada, leva contigo o que te liberta a imaginação... Caneta? Lápis? Papel? PC? Portátil? iPad? Gravador de voz?
- Ainda perdido e não fazes ideia do que escolher no menú anterior?
É normal, cada um tem a sua forma única de escrever. Para descobrires a tua podes começar um diário de escrita, não para te pores com objectivos, mas para registares todos os momentos que escreves, como escreves e o número de palavras/páginas. Ao longo do tempo isto vai permitir que encontres um padrão na tua escrita e percebas quando, como, e o quê serve a tua escrita melhor.
- Agarra-te às paixões.
O que é que faz o teu coração bater mais depressa? Uma história de amor? Uma aventura? Um mistério? Terror? Poesia? Fantasia? Cães? Gatos? Papagaios? Piriquitos?
- Tens um herói? Admiras alguém? Ele(a) é o teu mentor. Não o percas de olho.
- Lê. Lê. Lê. Lê. Lê... e lê mais um bocado.
- Lê o género que queres escrever. Mas não só.
Ao leres outros géneros vais poder construir a tua escrita com algo que não é usual.
- Não empanques a escrita a tentar ser original. Sê apenas tudo mesmo. É garantido que não há mais ninguém igual a ti portanto...
- Partilha o que escreves (primeiro) com alguém em quem confies. Há tempo para que te atropelem o teu pobre livro. Antes de enviares o teu trabalho janela fora certifica-te que estás forte e confiante o suficiente para aguentares com as criticas que se seguirão.
Cada génio com as suas manias. Com certeza nem todas podem servir para ti, mas se alguma conseguir ajudar-te é mais um passo em direcção à perfeição. Se tens outras, partilha-as aqui que todos bem precisamos da ajuda .
Vamos lá a escrever!

Published on March 28, 2012 11:33
No comments have been added yet.