Escrever com método e muito estilo











Escritores nunca foram conhecidos pelo seu espírito equilibrado, nem pelos comportamentos exemplares, muito menos pela sua boa saúde mental. No entanto, ninguém pode negar que têm estilo e que ele vai para além do texto.



Se não acreditam em mim...



- Comarc MacCarthy continua a escrever à máquina

- Vitor Hugo customava ordenar ao empregado que lhe escondesse as roupas para não poder sair e ser obrigado a permanecer em casa a escrever

- Clarice Lispector não começava a escrever sem antes fumar um cigarro, (num desses rituais pôs fogo à casa) e escrevia com a máquina de escrever no colo

- Pablo Neruda coleccionava de quase tudo desde insectos a miniaturas de navios



Claro que isto pode ser tudo mentira (que eu não conheço esta gente) mas ponho um dedo no fogo em como a verdade será ainda mais cabeluda. Acredito que toda a alma tem as suas manias e os escritores só as levam a maiores extremos pela falta de uns filtros sociais adequados, porque a realidade não é onde passam a maioria dos seus dias, porque coisas estranhas se passam dentro daquelas cabeças, e claro, estão-se a lixar para o mundo!




Com exemplos como estes não é dificil sentir-me normal.



Desde que comecei a escrever tenho um fraquinho por canetas de colecção, mas nada que toque o compulsivo. Adoro chapéus mas continuo a ir ao cabeleireiro (nada a esconder). Faço riscos e rabiscos de notas nos cadernos mais pobres, feios e baratuchos que se podem encontrar, mas trago sempre na mala um Moleskine para as ideias douradas (se o Hemingway usava, também quero!)


E depois existem as superstições.




A cada novo livro, a minha PEN ganha um novo pending. Neste momento um voodoo dool chamado Brain.

E quando chega a hora de escrever, eu não começo sem ter um fim!



Ideis – Personagens – Nome personagens – Estrutura – Final – Começar a escrever



É um estilo tão estúpido como qualquer outro mas pelo menos é relativamente simplista e evita que me olhem como se tivesse acabado de sair de Roswell.




E vocês?

Qual é o método que vos faz andar e que estilo espalham à vossa volta?





Liliana





 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on February 14, 2012 10:39
No comments have been added yet.