What's up, Doc?


(English version available here)
Chegou a altura de mais uma actualização em relação ao que tenho feito nos últimos dias.
Começando por este blogue, há mais uma novidade na parte lateral esquerda – uma imagem com vários livros empilhados. Clicando na mesma, esta remete o utilizador para a área de Links que consta do menu inicial, em cuja página adicionei a indicação de vários sites e blogues relacionados com vertente literária. Se gostariam de ver algum blogue/site em concreto aí (nacional ou de qualquer outro país), basta enviarem-me essa mesma indicação e tratarei de o adicionar à lista. Para tal podem usar a secção de comentários ou enviar-me um e-mail.
Também a vertente dedicada a novos autores contém mais uma entrevista – a da Adoa Coelho, que escreveu o livro "Ups! Engoli uma Estrela". Estou a tentar espaçar a apresentação de autores em pelo menos semana e meia, até porque a lista de livros que tenho para ler já ultrapassa os trinta volumes e vai crescendo de semana para semana (conforme podem constatar na barra lateral direita do blogue). Mas isto não significa que a lista esteja completa! Continuo aberta à recepção de livros de novos autores para repetir o procedimento. Espero que apareçam mais escritores portugueses, pois da lista já só consta o Vítor Frazão, o que é uma pena.
Em relação ao "Perdidos", ainda tenho algumas opiniões por receber em relação ao primeiro capítulo, porém, e tendo em conta que ainda não me chegaram, duvido que as venha receber. De qualquer forma, até ao momento tenho quinze comentários que me permitiram chegar a algumas conclusões. PONTO UM: ok, não vou mexer na descrição, dado que recebi ambas opiniões – uns dizem que tem demasiada e outros gostariam que tivesse mais. Resumindo: não se pode agradar a gregos e troianos (como a Andreia Ferreira sublinhou na sua entrevista), por isso nada alterarei nesse campo. PONTO DOIS: face à quantidade de informação apresentada creio que o melhor era criar um prólogo… e já está feito! Pois é, esta semana escrevi o prólogo recorrendo a um dos pontos altos da história, mas sem revelar demasiado para não cortar o efeito surpresa pretendido. É composto por uma única página, estejam descansados, não é nenhum "testamento"! Pedi apenas opinião a uma pessoa em relação ao prólogo e, como esta foi bastante positiva, não tenciono alterá-lo. PONTO TRÊS: hum… este está relacionado com o próximo volume, por isso mudemos de parágrafo =)
Não voltei a tocar no segundo volume da saga "Perdidos" desde o dia 9 de Agosto. Pois é, já lá vai mais de mês e meio! Ideias não me faltam, no entanto preferi esperar e aprender algo com o retorno da leitura do 1º capítulo do primeiro livro da série. E aprendi, a sério que sim! Por exemplo, vou tentar equilibrar mais a descrição com o diálogo (aumentando um pouco mais o último) e tentarei não dar tanta informação logo de início, "espalhando-a" antes ao longo da história. Quanto ao discurso adoptado pelas personagens, algumas pessoas disseram-me que o consideravam demasiado infantil/ juvenil no primeiro livro, mas isso foi algo intencional; e porque todos evoluímos enquanto pessoas, o discurso neste novo volume evoluirá de igual modo para um registo mais adulto. Bom, o resto é história. Agora tenho é que voltar à escrita.
Voltar à escrita tem sido complicado. Sim, estou de novo desempregada, era suposto ter bastante tempo para isso, no entanto não tenho. Em primeiro lugar, estar outra vez em casa a enviar currículos para arranjar trabalho deixou-me extremamente deprimida – é triste estudarmos tantos anos para nada. Acima de tudo, as pessoas que assistem ao nosso crescimento criam expectativas em relação ao nosso futuro e, ao não as concretizarmos, sentimos que falhamos perante todos. Pelo menos eu sinto isso – que desiludi quem acreditou em mim e, acima de tudo, desiludi-me a mim mesma. Enfim, melhores dias virão… ou assim se diz por aí. O desafio a que me propus de apresentar novos autores (e felizmente) tem ganho vários adeptos que me pedem para ler os seus livros, por isso também tenho lido bastante… ou tentado ler – o problema é que muitos dos livros que me chegam vêm em formato digital (ebooks) e, devido à minha "visão maravilhosa", acumulo tremendas dores de cabeça por olhar demasiado tempo para o ecrã do computador. Com dores de cabeça não se faz grande coisa por mais que nos esforcemos… Ah! Além disso, este desafio implica estar constantemente a alterar a lista que consta parte lateral direita do blogue e respectiva imagem, e actualizar a listagem do Goodreads.Tentar manter o blogue actualizado consome-me igualmente algum tempo, até porque faço questão de ter os posts em português e em inglês, de forma a que estejam acessíveis ao maior número de pessoas possível. Pronto, o meu inglês não é o melhor, é o dito "inglês do desenrasca", mas o que importa é passar a ideia principal =) "Aprender sempre" é um dos meus lemas, por isso de vez em quando perco umas horitas a descobrir as ferramentas do Photoshop. Quem me dera um dia saber criar imagens míticas como as que constam da secção de fotomanipulações do site da DevianArt…! Tenho imensas ideias para a capa do "Perdidos" e gostava de ser eu a criá-la, no entanto, e em primeiro, tenho que dominar minimamente este programa.Como gosto de ajudar, tenho lido e "corrigido" algumas histórias de algumas amigas, o que demora algum tempo. Mas faço-o com todo o gosto! Fora isto, ainda tenho a manutenção do blogue do União Futebol Clube dos bairros Olival Queimado e S. João (http://ufcalcacer.blogspot.com) e respectiva página do Facebook. Ah! E as minhas próprias páginas no Myspace (cujo blogue é actualizado sempre este o é), Goodreads, Twitter e Facebook – enquanto Relações Públicas sei que é importante mantermo-nos em contacto com as pessoas, por isso tento não descurá-las. Tempo… pois, tenho que tentar organizá-lo da melhor forma possível para dar para tudo. É que não podemos esquecer que a tudo isto se juntam ainda as tarefas domésticas e a busca incessante por trabalho.
E como o post já vai longo, fico-me por aqui. Tentarei manter-vos ao corrente do que se vai passando. Até lá, fiquem bem!
 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on September 25, 2011 09:37
No comments have been added yet.