Este sujeito destruiu completamente a série “Deixados Para Trás” de forma maestral
Lembram deste meu post sobre a série Deixados Para Trás? Pra quem não sabe, Deixados Para Trás é uma série de thrillers (não há uma boa tradução pra isso no contexto literário, né?) baseados numa interpretação literal do livro de Apocalipse (e algumas profecias sortidas do velho testamento também, pra incrementar). Dados a mim por minha mãe lá por 2001 ou 2002, durante meus finais momentos de fé evangélica, a série é um sucesso absoluto na ficção cristã.
É basicamente o Harry Potter crente, pra você ter uma noção de impacto. Os Tim LaHaye e Jerry Jenkins venderam algo em torno de 40 milhões de cópias.
Aliás, apenas um dos dois é o que consideraríamos o “real” autor, tendo de fato posto caneta ao papel. O outro, não lembro qual deles, participou com contribuições belpescicas; algum tipo de “consultoria” paralela ao desenvolvimento da história ou algo assim. Suponho que uma revisão das passagens bíblicas pra garantir verossimilhança doutrinística ou algo assim, uma tarefa na qual a dupla de autores falhou miseravelmente de acordo com muitos evangélicos críticos de suas heresias.
Mas então, é uma série imensa — talvez a mais longa que já aguentei ler na vida. Parte do motivo é o fato de que os livros são provavelmente mais inflados com fillers do que a pior temporada de Naruto que você possa imaginar. Com uma história que caberia tranquilamente em 4 ou no máximo 5 livros, os 13 volumes da série são quase literalmente intermináveis. Ao chegar no último livro, eu li meio que pulando páginas, tamanha era minha impaciência com a enrolação.
Então, relendo a resenha que linkei no começo do artigo, vejo que fui muuuuuuuito mais generoso com os autores do que o merecido. Dei bem poucas críticas, focando basicamente nos momentos em que eles desastrosamente se meteram a enfiar ciência na história. Talvez porque quando moleque eu gostei bem mais dos livros; uma leitura adulta mais recente deixou claro que é uma literatura bem anêmica, mas lembrança de infância/adolescência, já viu, né.
Já o @SlacktivistFred, um brilhante blogueiro cristão americano, não tem as mesmas memórias nostálgicas da série que eu. Numa longuíssima série de posts escritos mais de 10 anos atrás e que posteriormente viraram dois ebooks, o cara destroçou a série praticamente parágrafo por parágrafo. Eu nunca vi uma desconstrução tão completa e impiedosa de uma obra de ficção. As já icônicas resenhas do Red Letter Media sobre a nova trilogia de Star Wars, que são mais longas que os próprios filmes, parecem um mero “ah nem gostei, fim” comparadas à maestria e profundidade com as quais o Fred destrinchou todos os átomos literários de Deixados Para Trás.
O cara ataca a parca interpretação bíblia dos autores, a prosa que nunca de fato MOSTRA, apenas CONTA os fatos acontecidos (pra entender a diferença, imagine um simplório “um carro capotou”, contrastado com uma explicação de quem o dirigia, o que acontecia no momento, como ele capotou, o que aconteceu com o motorista, etc etc etc)… tudo, desde a motivação dos personagens até o uso de certas expressões incabíveis ao contexto de uma cena é analisado.
O Fred claramente entende pra caralho tanto de doutrina bíblica, quanto de literatura e a língua inglesa em si, o que torna a brutal desconstrução um exercício fascinante e extremamente aproveitável de análise de escrita. Pra completar, ele ainda é um talentoso humorista; algumas piadinhas e sátiras que ele coloca no meio da resenha são realmente bem construídas. Eu sinto que minha própria escrita melhorou só de ler essa épica resenha dele.
Estou completamente fisgado na leitura, e lamento que os livros só podem ser lidos em plataformas da Amazon. Ler num computador não é tão confortável, tendo que continuamente ir e voltar entre o índice e as postagens; adoraria dar uns trocos pro cara pra motiva-lo a continuar destruindo os livros (ele parou no terceiro, até o momento).
Extremamente recomendado. Espero que o Fred continue resenhando os livros, porque eu rio só de pensar a indignação dele ao constatar que mais tarde na série, uns 3 livros INTEIROS tratam apenas da logística de um personagem indo de um lugar pro outro, com quase NADA acontecendo entre essas viagens. E eu demorando pra terminar meu novo livro…

Izzy Nobre's Blog
- Izzy Nobre's profile
- 5 followers
