5 RAZÕES PARA TERES UM BLOG

É comum ouvírmos dizer que "hoje todos têm um Blog"
Não é verdade.
Todos podem ter um, sim, mas não o têm.
Numa conversa com o meu melhor amigo sobre o Blog, (entre vários à partes que foram lateralizando a conversa para o Hitchcock, a separação do lixo e os bons destinos de férias) o chat acabou por ir parar à mesma pergunta de sempre.
LC: leste o meu post hoje?LL: sim. andas a perder tempo com aquilo outra vez? (Ele é sempre da opinião que eu devia dedicar-me em exclusivo ao meu livro. É um bocado chato.)LC: diverte-me. se lesses o blog percebias LL: sim liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiLC: ok okLC: acabei de ter uma boa ideiaLL: medoLC: :PLC: Porque é que não crias o teu próprio blog?LL: ????????????????????LC: va la... se usares metade das loucuras que te passam pela cabeça... eu liaLL: e para que é que eu queria um blog?LL: ....viste o episódio de ontem do True Blood?
Com a entrada do True Blood (a propósito: fantástica adaptação livro – Série), vi que o assunto estava arrumado para a noite.
Esta já era uma pergunta nova. Quais as razões para ter um Blog?
Decidi que a ia respoder-lhe com um post.Abri um novo ecrã e... a tarefa não se revelou tão simples como previa. Só uma razão me vinha á cabeça: "Porque gosto de escrever."
Bem... (só) esta não ia servir o propósito. (Não era possível ser mais pessoal do que aquilo! E 'razão', ali não havia nenhuma.)
Fui buscar a ajuda de uma sobremesa de chocolate. (Adoro que tenham conseguido pôr inspiração à venda naqueles pequenos potes de vidro)Duas colheres depois (é imediato o efeito em mim), percebi que o erro estava na questão:
1 – Disciplina e ConcentraçãoSeja qual for a regularidade com que decidas actualizar o teu Blog, deves manter-te fiel a esse compromisso. Este é o principal desafio aos novos bloggers e onde a maioria falha. (Eu incuída) Mas ao esforçares-te em cumprir um objectivo (que tu definiste), treinas a tua disciplina e o respeito pelo compromisso.Todos os dias; uma vez por semana; ou uma por mês; durante uma ou duas horas; de acordo com as tuas regras, estás concentrado a fazer algo com um objectivo.Leva-te a sério e respeita o que desejas. Se pretendes escrever o teu livro (até ao fim, e não as míseras folhas que tens na gaveta há anos) o teu blog é um bom exercício.
2 – TempoTempo para ti. Esquece as necessidades trabalho, a televisão, os cozinhados, a casa, o marido/mulher e os filhos (a não ser que eles sejam o tema do teu blog, é claro) e dedica-te ao que te apetece fazer.Aquele é (em parte) o tempo que reservas para ti. (Um extremista viciado em blogging não é saudável para ninguém). Seja o blog, ou a história que tens na cabeça e que há alturas em que já não acreditas que vais ser capaz de a tornar realidade.O tempo não estica, mas podes dedicá-lo como entenderes.
3 – Melhor capacidade de comunicaçãoA maioria das pessoas que está a ler este post provavelmente nunca teve um blog (e está aqui a tentar perceber porque razão deverá ser de outra forma) e por isso não imagina como é dificil comunicar através de um post. Escrever já é dificil, se acrescentarmos que não fazes ideia de quem te vai ler, é tarefa de super-herói!Cria o teu blog e pratica! Não há textos perfeitos nem discursos perfeitos, mas o aperfeiçoamento pela prática é garantido. Os teus primeiros posts vão ser tão maus como os meus foram, se não desistires, vais conseguir que sejam melhores do que os meus são.Escreve, re escreve, edita e re edita. O caminho para a perfeição dá trabalho!
4 – ConhecimentoNão interessa se decides dedicar o teu blog a um tema em que és perito, como por exemplo "A teoria da probabilidade 50/50" se fores um meteorologista, ou "Criatividade a lixar os alunos nos exames" se fores professor universitário, e fazes questão de partilhar esses conhecimentos; ou ao contrário, se és um astronauta, adoras plantas, não percebes nada do assunto, e decides ter um blog de pesquisa (só para adiantar trabalho) chamado "Á espera da reforma" ou "Um jardim ao fundo do túnel". Seja algo que fazes ou que sempre quiseste fazer, o teu conhecimento vai aumentar.Estuda, escreve sobre o que gostas, estuda mais um bocado, escreve outra vez e torna-te um especialista. Escreve!
5 – O mundo inteiro como vizinhoTeres um blog, é como teres uma casa temática. Abres um blog, escolhes o tema, decoras ao teu gosto (aqui nunca é folclórico demais, não há regras para a cor das fachadas), acrescentas conteúdo, e ele transforma-se numa porta aberta para pessoas de todo o mundo que partilham dos mesmo gostos / interesses. Vais poder trocar ideias e opiniões e talvez descobrir que a tua fixação por clips amarelos não é assim tão estranha. Se tens um trabalho de escultura, pintura, escrita ou a arte de empilhar gatos que tu mesmo inventaste, mostra-o! Tens o mundo do outro lado do ecrã. O pior que pode acontecer, é não acontecer nada. (muito pouco provável, mas era meu dever moral acrescentá-lo.)
Todos procuramos coisas diferentes quando pensamos em ter um Blog, talvez estas razões não são todas válidas para ti, mas se há uma que o é, deixa de gastar todas as tuas horas a ler o Blog dos outros e dedica algumas a um que é teu.
Aos já existentes bloggers pergunto: Concordam comigo? O que é que vocês têm ganho com os vossos Blogs?
Boas leituras (e escritas)!
LilianaGostaste deste post? Suporta o blog ao clicar num dos anúncios à direita do teu ecrã. A blogger agradece.
Posts relacionados:"10 Dicas para iniciares um blog"

Published on July 19, 2011 10:44
No comments have been added yet.