Rouanet participa de evento na USP transmitido pela web

Rouanet


 


Rouanet participa de evento na USP transmitido pela web


Calma lá.


Não estará em discussão a Lei Rouanet.


Nem leis de fomento ou isenção fiscal que têm causado ojeriza em grupos e militantes contra a transferência de dinheiro do Estado para a produção de cultura.


Uma bandeira neoliberal implementada por Collor e amadurecida no governo FHC.


Até porque, Sérgio Paulo Rouanet é muito mais do que o ex-secretário de Cultura de Collor responsável pela criação da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida como Lei Rouanet.


Trata-se do diplomata, filósofo, acadêmico, especialista em Walter Benjamin [e seu tradutor].


Pensador alemão que, não com estas palavras, colocou uma pá de cal na aura da atividade cultural, morta pela tecnologia da reprodução das obras de arte.


Tecnologia que promove a liquidação da herança cultural tradicional.


Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin é o encontro que acontece no dia 15 de agosto, às 14h30, na Sala de Eventos do INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP.


Rouanet e Barbara Freitag começam com a teoria kantiana da arte, formulada na Crítica do Juízo (1790), até Benjamin e a perda e recuperação da aura na era da reprodutibilidade técnica.


Comentários de Cremilda Medina, Jeanne Marie Gagnebin, Martin Grossmann e Willi Bolle.


No dia 17 de agosto, às 9h, em A Ciência e suas Fronteiras, Rouanet falará das tentativas de superar fronteiras internas no campo das ciências; das fronteiras da ciência com a religião, moral e política; e do impacto das fronteiras nacionais e culturais sobre a ciência.


Com participação de Eugenio Bucci, Manuela Carneiro da Cunha e Luiz Carlos Bresser-Pereira.


Ambas as discussões serão transmitidas ao vivo pela web:


http://www.iea.usp.br/aovivo


Ironia: é a tecnologia da informação ajudando a difundir as ideias de Benjamin.


Mas quem quiser assistir in loco na Cidade Universitária precisa se inscrever:


https://docs.google.com/forms/d/e/1FA...

 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on August 11, 2016 07:27
No comments have been added yet.


Marcelo Rubens Paiva's Blog

Marcelo Rubens Paiva
Marcelo Rubens Paiva isn't a Goodreads Author (yet), but they do have a blog, so here are some recent posts imported from their feed.
Follow Marcelo Rubens Paiva's blog with rss.