Como a minha cidade inteira passou a odiar o Leonardo DiCaprio

Nominee for Best Actor in


Não só a minha cidade, aliás — toda a região aqui.


É o seguinte. Como sabemos, o ator recentemente assassinou um meme lendário, finalmente  ganhando um Oscar por sua atuação em The Revenenant (“O Regresso” aí no Brasil, ou “Dirilis” na Turquia). Enquanto filmava aqui em Calgary, o ator notou que o clima estava muito ameno pra época do ano: quando se esperava temperaturas mais ou menos na região de 20 graus negativos, o termometro na realidade registrava 10 ou 15 graus positivos — uma diferença de mais de 30 graus.


E o Leonardo falou sobre isso com a mídia. A Variety publicou uma matéria em que o ator dizia que a galera da região estava assustada com o inédito fenômeno, o que confirma a teoria do aquecimento global.


Não que o aquecimento global não seja real — é que o Leonardo escolheu o pior fenômeno pra “provar” que ele existe. As montanhas rochosas ao oeste da nossa região servem como uma barreira para frentes quentes que vem do Oceano Pacífico. Essas frentes geralmente se dissipam ao longo da distância que percorrem, mas por causa dessa nossa geografia, elas vão acumulando atrás das montanhas, até finalmente “escorrer” pro outro lado. Esse fenômeno tem nome, inclusive — “chinook”, um termo indígena (justamente porque os primeiros povos canadenses já estavam ciente dessa parada).


Quando isso finalmente acontece, a temperatura sobe subitamente aqui em Calgary. Já presenciei variações de quase 30 graus em questão de menos de 10 horas.


Aliás, o fenômeno não é aquela parada meio fantástica/esotérica que você só consegue ver nas simulações do metereologista no jornal. Dá pra literalmente ver o chinook chegando como uma PAREDE de nuvem:


Procura “chinook arch” no Google que você verá um monte.


Aí o que acontece é o seguinte. A galera aqui da região já é meio avessa à ciência da mudança climática global; Alberta é uma região produtora de petróleo, e bem conservadora (alguns chegam a chamar a nossa região de “Texas do Norte” por causa disso). Papos ambientalistas são, por ia de regra, encarados aqui com muita má vontade — especialmente papos ambientalistas vindos de celebridades.


Aí vem o Leonardo DiCaprio com essa história de que os calgarienses teriam ficado “assustados” com chinooks (quando na realidade a galera aqui antecipa chinooks com animação, porque é uma folga do frio desgraçado que temos que aturar durante 4 meses).


Isso fez a maioria da galera aqui da cidade, que já é de forma geral cética em relação a aquecimento global, achar que esse papo era uma grande balela do ator. E a mídia local vem zoando o cara desde então.


dicaprio


Tão aloprando o cara sem dó:



Este é o Ezra Levant, uma espécie de Bill O’Reilly canadense, zoando o ator de forma mais escrachada:



Em seu discurso no Oscar, DiCaprio bateu novamente na tecla do aquecimento global. Ainda putos, a mídia daqui então bateu de novo NELE.


Pobre DiCaprio.


 


 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on March 02, 2016 07:41
No comments have been added yet.


Izzy Nobre's Blog

Izzy Nobre
Izzy Nobre isn't a Goodreads Author (yet), but they do have a blog, so here are some recent posts imported from their feed.
Follow Izzy Nobre's blog with rss.