Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és discussion
Leituras Conjuntas
>
3ª Leitura Conjunta - 2ª Fase
date
newest »


De qualquer maneira acho que não tenho muito a acrescentar àquilo que a Calypso já disse, a não ser que adorei a parte em que a Katniss destrói a pirãmide dos Profissionais. Deu-me um gozo imenso! Em relação à parte da brutalidade, realmente não há assim muita por aí além, mas também não nos esqueçamos que esta trilogia está catalogada como juvenil! Em relação à rapidez das mortes dos tributos, acho que já era um pouco de esperar tendo em conta que nesta primeira fase dos jogos os mais fracos e assim morrem mais depressa. A minha esperança é que eles sendo cada vez menos as coisas se tornem mais interessantes e excitantes! Vamos a ver.
Quanto ao anúncio do final, também acho que deve haver ali tramóia. Vamos lá ver o que de lá sai.

Tem tido um bom ritmo até agora, mas continuo sem saber muito bem o que pensar das personagens. A Katniss, por alguma razão que não consigo descobrir qual é, causa-me comichões, e não consigo gostar dela.


Tal como a Calipso afirma a suposta traição de Peeta nunca me chegou a convencer, não depois de tudo o que ele havia feito por Katniss, por lutar para que ela tivesse patrocínios e para a impulsionar nos jogos.
Gostei da tenacidade da nossa narradora e de ver a sua perseverança. Mostra que todo o seu passado sofrido a preparou de uma forma incrível para os jogos.
Um dos momentos que mais custou presenciar foi a morte de Rue, sem dúvida, porque estava a ser cada vez mais um alicerce para Katniss, mas porque poderia ser uma personagem muito interessante, que acabámos por não conhecer. Contudo, penso que era expectável, a partir do momento em que ela não apareceu, que seria esse o desfecho...
A segunda fase termina de uma forma que me leva a crer no ponto que defendi em cima, mas também concordo que o Capitólio está a ser demasiado benevolente e "quando a esmola é de mais, o pobre desconfia :P". Não sei como me vou conter para não terminar o livro já hoje, mas vou tentar... :P

Em relação ao discutido de não se saber muitas vezes e pormenorizadamente o que se passa com as outras personagens, é algo que também tenho notado, é o problema de o livro ser na primeira pessoa da Katniss, ficamos a saber apenas as coisas que ela vivenciou.
Quanto à Rue, foi um carácter que me deixou intrigado com qual a razão de ter tido uma boa nota, tenho de admitir que pensei em muitas coisas mas afinal falhei as minhas previsões. Já a morte dela, estava à espera disso, pensei foi que se iria ser numa fase mais tardia, prolongando a amizade com a Katniss mais algum tempo, para causar ainda mais impacto.

E as cenas que deveriam ser fortes (porque há gente a morrer, caramba!), um bocado sem sal como disse a Calypso lá em cima.
Eloisa wrote: "Estou a achar tudo tão previsível,vocês não?
E as cenas que deveriam ser fortes (porque há gente a morrer, caramba!), um bocado sem sal como disse a Calypso lá em cima."
De facto esperava mais dos Jogos, acho que é tudo muito superficial e não transmite qualquer emoção. Quando damos por isso está a o canhão a disparar e sabemos que morreu alguém. Quando surgem momentos que poderiam trazer-nos a verdadeira emoção eis que estes pura e simplesmente se desvanecem sozinhos sem qualquer ponto forte :(
E as cenas que deveriam ser fortes (porque há gente a morrer, caramba!), um bocado sem sal como disse a Calypso lá em cima."
De facto esperava mais dos Jogos, acho que é tudo muito superficial e não transmite qualquer emoção. Quando damos por isso está a o canhão a disparar e sabemos que morreu alguém. Quando surgem momentos que poderiam trazer-nos a verdadeira emoção eis que estes pura e simplesmente se desvanecem sozinhos sem qualquer ponto forte :(

Por isso é que espero bastante do filme. Caso seja bem feito pode trazer todo esse acréscimo.

Pois...
No entanto, há que dar algum crédito à autora (pelo menos no meu caso) por conseguir manter o leitor agarrado a "tão pouca" história.
De facto, depois de uma introdução um tanto ou quanto superficial (1ª fase), poder-se-ia esperar um pouco mais dos jogos em termos da acção e do envolvimento do leitor no decorrer das "mortes" (sim, concordo com o que já foi dito) que foram demasiado insossas (esta palavra parece-me estranha...).
Para um tipo de jogos tão brutais, com adolescentes a matarem e a lutarem pela sua sobrevivência, a autora poderia ter-nos brindado com um pouco mais de "sangue". :)
Mas como disse no início do post, o livro tem o condão de agarrar... provavelmente irei terminá-lo amanhã mas guardarei os comentários da 3ª fase para a próxima semana.

Como já foi dito o Peeta ter-se juntado aos profissionais nunca me enganou.
Continuo a adorar a personagem de Katniss, é uma mulher de força :)
A morte de Rue foi um momento de grande tristeza e grande emoção, apesar de já ter previsto que isto poderia acontecer.
Bem, no geral gostei, apesar de saber a pouco esta parte da arena. Mas está a ser uma óptima leitura :)
No geral posso dizer que gostei :)
A suposta traição do Peeta nunca chegou a enganar-me, ao saber que ele se juntara ao grupo dos Profissionais calculei de imediato que ele o estava a fazer para de alguma forma proteger a Katniss.
Um dos momentos mais intensos foi de facto a morte de Rue e confesso que fiquei algo triste com esta morte logo quando teríamos a oportunidade de começar a conhecer melhor a Rue.
O ponto mais negativo para mim, e é questão de gosto pessoal mesmo, foram as mortes tão sem sal. Quando dávamos por isso já tinham morrido quase metade dos tributos e as poucas mortes que tivemos conhecimento não tiveram momentos de grande emoção, salvo a da Rue, apesar dessa ter sido emotiva por outras razões e não por se sentir a emoção ou ansiedade gerada pelos momentos entre a vida e a morte.
Em relação às mortes na arena fiquei sempre a pedir por mais, mais brutalidade, mais emoção... nesta parte o livro ficou-me muito aquém das expectativas.
O anúncio final foi de certa forma o ponto alto desta fase dos Jogos. Mas pode ser um anúncio armadilha :P