Goodreads Librarians Group discussion

13 views
Adding New Books & Editions > (OPEN) Please add new book

Comments Showing 1-2 of 2 (2 new)    post a comment »
dateUp arrow    newest »

message 1: by Raphael (new)

Raphael Benattar | 28 comments * Title: Winnicott e o Narcisismo Primário
* Author(s) name(s): Gustavo Vieira
* ISBN (or ASIN): 978655605082-9
* Publisher: Juruá Editora
* Publication Date Year: 2020
* Page count: 140
* Format (such as paperback, hardcover, ebook, audiobook, etc): Paperback
* Description: A presente obra examina o uso do conceito de narcisismo primário ao longo da obra de Donald W. Winnicott, discutindo suas implicações para a clínica psicanalítica. Primeiramente, apresentam-se características de dois contextos teóricos a partir dos quais o autor elaborou seu pensamen­to: a proposição do conceito de narcisismo primário por Sigmund Freud e algumas perspectivas sobre esta noção durante as Controversial Discussions na Sociedade Britânica de Psicanálise.

Na sequência, o trabalho discute sobre como Winnicott faz uso do conceito de narcisismo primário para se posicionar frente à tradição psicanalítica e, concomitantemente, diferenciar-se, trazendo um ponto de vista original. Neste sen­tido, apresentam-se as articulações estabelecidas por este autor entre o narcisismo primário e algumas dimensões da dependência absoluta no âmbito de sua teoria do desen­volvimento emocional primitivo.

Na continuidade, o trabalho introduz correlações indica­das por Winnicott entre o narcisismo primário e alguns aspectos do manejo da transferência na clínica psicanalíti­ca: a regressão à dependência; “estar só” na presença de al­guém; a comunicação silenciosa; e o papel de espelho. Por fim, a obra propõe uma compreensão do uso do conceito de narcisismo primário por Winnicott à luz de sua noção de “uso de um objeto”.
* Language (for non-English books): Portuguese (Brazil)
* Link to book page which includes the cover and other books data on a NON-BOOKSELLER site: https://www.jurua.com.br/shop_item.as...


message 2: by Raphael (new)

Raphael Benattar | 28 comments up


back to top