LITERARY HURRICANE discussion

note: This topic has been closed to new comments.
19 views
Geral do clube e informações > Tópico de sugestões para março

Comments Showing 1-13 of 13 (13 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments OI, GENTE. Como cês tão? Então, vocês vão sugerir aqui os livros que querem ler no mês de março. Lembrando sempre que a sugestão deve ser de um livro que tenha sido traduzido para o português e, além disso, o livro deve ser facilmente encontrado em algum formato digital. Cada um tem direito a uma sugestão, mas todas serão incluídas na enquete.

O tema da leitura de março é: livros com temática LGBTQ, ou seja, livros cuja história gira em torno de personagens gays, bissexuais, transsexuais etc. O tópico ficará aberto por uma semana, até o dia 31/01.

Muitas conversas e discussões são realizadas no nosso grupo do Facebook, então, caso ainda não esteja por lá, o link: https://www.facebook.com/groups/52317...


message 2: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Oi gente! Como eu fui pesquisar um livro para sugerir, eu acabei tendo MUITOS livros. Então eu vou esperar um pouco e ver o que todo mundo sugere primeiro ;)


message 3: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Pra minha sugestão eu vou meio que antecipar o mês do tema infantil, rs, e sugerir The Boy in the Dress:

"A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas: ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz: jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário."


message 4: by Joana (new)

Joana Diniz (joaan_) | 317 comments Esse mês foi difícil, viu? Quase nenhum livro disponível online em português:~
Com a ajuda de sugestões do André, consegui escolher esse aqui: Digam a Satã que o recado foi entendido
Adorei a sinopse, ehehe: "Digam a satã que o recado foi entendido - Daniel PellizzariDifícil dizer o motivo que levou Magnus Factor a prolongar sua curta estadia em Dublin, Irlanda, para uma residência fixa e negócio próprio na capital mundial da cerveja escura e da briga de rua. Fácil é precisar o momento embaraçoso em que tudo aquilo havia acontecido. Um milk-shake e duas palavras erradas de uma eslava, às vezes é tudo que basta para o sujeito ficar onde está.

Numa encruzilhada de turistas e imigrantes, Magnus abre uma agência de passeios por locais mal-assombrados de Dublin, todos inventados por ele. Seus sócios vêm da Polônia e das ilhas Maurício, e mesmo o único irlandês do grupo, contratado para dar autenticidade à iniciativa, se diz nascido na “República de Cork”. É o pretexto para Daniel Pellizzari, de volta à ficção após oito anos, criar em torno de Magnus um espiral de loucura e desespero que vai envolver terrorismo poético, cultos obscuros, traficantes gregos, um antigo deus cobra irlandês e um pouco do velho e bom amor itinerante."


message 5: by Umáyra (new)

Umáyra Durgo (umayradurgo) | 24 comments Eu sei que vai parecer besteira e chover no molhado, mas eu tô meio chocada com a dificuldade de encontrar pdf (e até livros) com personagens gays protagonistas em português. Só me fez querer abraçar com mais força a causa do We need more diverse books, mas algo em português mesmo.
Mas enfim, depois de três tentativas sem pdf minha sugestão é:
O Segundo travesseiro, do Moa Sipriano (que não tem na biblioteca do goodreads!)

"Sven McBee era gay e solteiro e Jörn Tetzner, hétero e casado. Ambos moravam numa ilha chamada Lovland. Não se conheciam pessoalmente. Duas vidas distintas que em nada tinham em comum, mas que o Destino tratou de unir após um acontecimento que chocou os moradores da ilha na manhã de Natal de 2001. Acompanhe a união surpreendente desses dois homens e de suas lutas pela vida, pela vontade de superar obstáculos, pelo valor da real amizade, pela descoberta do nascimento de um amor inusitado e pelas experiências das dores e alegrias do sexo reprimido. E por causa de uma triste coincidência, ambos acabarão ocupando o lado esquerdo de uma cama, onde irão descobrir a esperança de um recomeço, unindo seus corpos e desvendando juntos os segredos e os mistérios do 'segundo' travesseiro."


message 6: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Cadastrei: O segundo travesseiro.


message 7: by Carlos (last edited Jan 29, 2015 04:24PM) (new)

Carlos Heinecke | 3 comments Pedi sugestões a amigos meus e me interessei por esse, O Preço de Ser Diferente
http://www.skoob.com.br/livros/o-prec... .Tanto no Skoob quanto Goodreads tá super bem avaliado e como trata de diversos temas (abuso, preconceito e rejeição) deve ser bem interessante.

Sinopse: "Romero, um rapaz muito sensível, que apreciava poesias é violentado por um desconhecido... Seu pai, Silas, muito preconceituoso, o proíbe de contar seu drama a outras pessoas. Romero conhece Mozart e surge uma grande amizade... A sociedade, criando um modelo de normalidade, criou uma guerra antropológica com a natureza humana.

Cada um de nós é único e quem resolve seguir o modelo, contra sua vontade, ilude-se, bloqueando a expressão de sua alma, criando insegurança, doença, desilusão e sofrimento. Quem assume sua verdade e age de acordo com os valores da Vida, mesmo enfrentando o preconceito e pagando o Preço de Ser Diferente, passa credibilidade, obtém respeito e se realiza. Nesta obra o leitor vai perceber que fraternidade é o resultado da capacidade de apreciar as diferenças."

Pela sinopse e por ser psicografia, acho que tem uma vibe meio auto-ajuda e pode ser um pouco brega, mas como me recomendaram e tá bem avaliado acho que vale muito a pena \o/

(Encontrei um PDF no Google, se ganhar a votação eu passo pro André converter pra ePub)


message 8: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Engraçado gente, pra mim não foi tão difícil... Tanto que eu vou ser obrigada a dar duas indicações.
A primeira é Menino de ouro - Abigail Tarttelin Golden Boy by Abigail Tarttelin
A família de Max não permitiria nenhum desvio na imagem perfeita que havia construído. Karen, a mãe, é uma advogada renomada, determinada a manter a fachada de boa mãe, esposa e profissional. Steve, o pai, é o exemplo do chefe de família presente em sua comunidade, favorito a um importante cargo público. O ponto fora da curva é Daniel, o caçula, que, para os padrões da família Walker, é “estranho”: não é carinhoso, inteligente ou perfeito como Max.
Melhor aluno da escola, capitão do time de futebol, atlético, simpático, sucesso entre as garotas: Max, o primogênito, é o menino de ouro. Ninguém poderia dizer que sua vida não é perfeitamente normal. Ninguém poderia dizer que Max esconde um segredo. Ele é diferente, especial. Max é intersexual: nasceu com os dois conjuntos de cromossomos, XX e XY e, portanto, é menino e menina. Ou nenhum dos dois.
É a partir do olhar de cada pessoa que orbita a vida de Max que a autora Abigail Tarttelin compõe a sua narrativa em Menino de Ouro. Cada uma das personagens esboça seu dia a dia, suas inseguranças e conquistas, e, principalmente, seu relacionamento com Max.
Apesar da dimensão de seu segredo, Max parece à vontade com sua vida. Seus questionamentos sobre sexo, relacionamentos e até sobre rejeição são tantos quanto um adolescente de 15 anos poderia ter. O cenário muda drasticamente quando Hunter, seu melhor amigo desde a infância, volta do passado e abusa de sua confiança da pior maneira que poderia.
Max se vê forçado a explorar seu segredo radicalmente, e percebe que muito mais foi escondido desde o seu nascimento. Por que sua família nunca conversou sobre suas opções? Quais eram elas? Como seria seu futuro? Como os outros lidariam com ele agora: seus amigos, seus parentes... Sua namorada? Quem é Max, realmente?
Em seu romance de estreia, Abigail Tarttelin trata de forma sensível, mas direta, as questões da identidade e do que consideramos “ser normal”. A autora traz à tona questionamentos sobre até que ponto o gênero sexual define uma pessoa e suas relações, por dentro e por fora.


message 9: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments O segundo é Will e Will, de David Levithan (um dos mais proeminentes autores da literatura LGBT nos EUA) e John Green (ambos escrevem YA) Will Grayson, Will Grayson by John Green
Tiny é um jogador de futebol americano gay, que resolve fazer um musical completamente constrangedor em homenagem ao seu melhor amigo (hétero) Will Grayson.
A escola toda acha que Will é o namorado de Tiny, mas a verdade é que Tiny se apaixona perdidamente a cada 5 minutos por um menino diferente.
Até que Will Grayson conhece outro Will Grayson. Esse sim, é gay, e claro, fica completamente apaixonado por Tiny. Agora, o musical será ainda mais constrangedor do que nunca, proclamando o amor universal que Tiny sente por todo mundo chamado Will Grayson.
O livro é escrito a quatro mãos, John Green e David Levithan, dois grandes autores best-sellers que já figuraram na lista dos mais vendidos do New York Times
O livro estreou em 3º lugar na lista do NYT, o primeiro livro com personagens gays a aparecer na lista.
“Engraçado, cru e original.” The New York Times Book Review


message 10: by Bianca Berdine (new)

Bianca Berdine | 18 comments Também achei difícil achar alguma coisa, até nas livrarias :( Mas enfim, decidi indicar "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo", um livro que eu li e gostei, e cujas avaliações e resenhas geralmente são boas. É um YA bonitinho que trata principalmente de amizade, família e amadurecimento. A escrita é bem leve e flui facilmente.

Sinopse: "Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo."


message 11: by André (new)


message 12: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments O que foi difícil pra mim e que eu queria fazer mas não consegui foi encontrar um livro de Fantasia (meu gênero favorito) em Português com essa temática. Em Inglês eu encontrei várias listas legais, no entanto. Essas são as mais legais, pra quem se interessar:
http://booklist.rassaku.net (lista gigante e super completa)
http://www.autostraddle.com/top-ten-f... (lista mais concisa, mas bem legal)
Espero que sirva pra alguém :)


message 13: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Fechando aqui! Já vou postar a enquete ;)


back to top
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.