Clube de Leitura - PNL2027 a ler! discussion

À Espera No Centeio
This topic is about À Espera No Centeio
note: This topic has been closed to new comments.
63 views
Tópico 1 - À Espera no Centeio -Será um livro de e para Adolescentes?

Comments Showing 1-23 of 23 (23 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Luís (blue_78) | 52 comments Não tenho opinião muito clara sobre este livro, mas sei que é um livro muito complicado de analisar e de ler. Mas já li Franny & Zooey do mesmo autor e posso dizer que foi uma experiência para além do interessante.


Patrícia Simões (neftos) | 1 comments Conhecia o título, aliás conhecia-o por Uma agulha no palheiro, mas nunca o tinha lido. Aproveitei a deixa e li-o num par de dias. Leitura fácil e rápida. Senti que o devia ter lido há uns quinze ou vinte anos. Ri muito com algumas passagens. Ora se odeia bestialmente o mundo. Ora se ama. Considero que é um livro de e para adolescentes mas, nem por um instante, achei que estava a perder tempo. Gostei muito de o ler.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Luís wrote: "Não tenho opinião muito clara sobre este livro, mas sei que é um livro muito complicado de analisar e de ler. Mas já li Franny & Zooey do mesmo autor e posso dizer que foi uma experiência para além..."

Olá Luís,
A equipa do PNL2027 gosta muito deste livro!
À Espera do Centeio foi editado em 1951 nos Estados Unidos. Inesperadamente tornou-se um sucesso e foi traduzido para quase todas as línguas, mas foi um romance muito contorverso na e para a época. J.D. Salinger não gostou da fama que alcançou, isolou-se e evitou a convivencia social.
Considerado, por muitos critícos literários, um dos 100 melhores romances do século XX. A obra mais conhecida de J.D. Salinger influenciou gerações de leitores.
Veja o vídeo que disponibilizamos aqui no nosso Clube de Leitura.
Ao longo a leitura do livro À Espera do Centeio irá encontrar várias temáticas relacionadas com a adolescência, tais como: a inocência, a identidade, a pertença, a perda, o dinheiro, amor e paixão, a vida sexual, a linguagem….
Votos de um excelente leitura e esperamos pela sua opinião e contributos para em conjuntos pensarmos este fantástico livro.
até breve!


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Patrícia wrote: "Conhecia o título, aliás conhecia-o por Uma agulha no palheiro, mas nunca o tinha lido. Aproveitei a deixa e li-o num par de dias. Leitura fácil e rápida. Senti que o devia ter lido há uns quinze o..."

Cara Patrícia,
Obrigada pela sua partilha.
A equipa do PNL fica muito satisfeita em saber que a leitura À Espera no Centeio lhe tenha agradado e que lhe tenha provocado umas boas gargalhadas. É uma alegria descobrir um livro esquecido na estante 
O título do livro sofre alterações consoante a tradução / editoras. À Espera no Centeio é da Quetzal, Uma agulha no palheiro- se não estou em erro – é das edições Livros do Brasil.
Gostávamos de contar a contar com a sua participação no grupo de leitura.
Até já!
Continuação de boas leituras.


Luís (blue_78) | 52 comments Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Luís wrote: "Não tenho opinião muito clara sobre este livro, mas sei que é um livro muito complicado de analisar e de ler. Mas já li Franny & Zooey do mesmo autor e posso dizer que foi uma experiên..."

assim o farei. obrigado.


message 7: by Ana (new)

Ana Rita | 1 comments Já li o livro há algum tempo... E adorei! Julgo que "ouvir" um adolescente, as suas dúvidas e inquietações... É muito estimulante para os jovens, embora o contexto não seja o nosso as problemáticas serão sempre universais. Enquanto professora Bibliotecária tenho utilizado este título para oferta de prémios aos nossos alunos do secundário nos concursos da biblioteca sempre que posso. Julgo que é mesmo um livro de leitura obrigatória!
❤️


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Luís wrote: "Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Luís wrote: "Não tenho opinião muito clara sobre este livro, mas sei que é um livro muito complicado de analisar e de ler. Mas já li Franny & Zooey do mesmo a..."

Boas leituras !
Esperamos a sua opinião / depoimento depois de terminar o livro.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Ana wrote: "Já li o livro há algum tempo... E adorei! Julgo que "ouvir" um adolescente, as suas dúvidas e inquietações... É muito estimulante para os jovens, embora o contexto não seja o nosso as problemáticas..."

Então - À Espera no Centeio - é um livro de e para adolescentes. É isso?


Paulo Cardoso | 1 comments Li-o em inglês (the catcher in the rye) quando ainda estudava na escola secundária. Adorei, dei algumas gargalhadas, mas não devo ter apreendido toda a sua mensagem, pelo que, tantos anos depois, sinto-me tentado a relê-lo (agora numa versão traduzida para português).


message 11: by Graciosa (new) - added it

Graciosa Reis | 101 comments Uma Agulha no Palheiro (primeira edição portuguesa) ou À Espera no Centeio (numa nova tradução) li-o há muito tempo e tenho memória de ter gostado muito. Na altura, também eu era uma adolescente e diverti-me com as peripécias de Holden Caulfield, jovem de dezassete anos com as hormonas em ebulição.
Hoje, ao reler a história de Holden, o impacto não foi o mesmo. A rebeldia da adolescência já lá vai muito longe, pelo que recomendo a sua leitura sobretudo aos mais jovens.


message 12: by Isabel (new) - added it

Isabel | 2 comments Li-o em inglês como leitura obrigatória ("The catcher in the rye") na minha adolescência no secundário, identificando-me com o comentário do Paulo. Ainda tenho o livro, muito estimado, mas sublinhado a lápis nas partes que me suscitavam mais interesse, curiosidade ou emoção que depois debatiamos em aula. Agradeço ainda hoje à minha professora na altura a motivação que soube criar para que deixasse uma vivência tão positiva que se prolonga até hoje na minha vida adulta e que me leva a querer ler, tal como o Paulo, mas desta vez numa versão em português.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Paulo wrote: "Li-o em inglês (the catcher in the rye) quando ainda estudava na escola secundária. Adorei, dei algumas gargalhadas, mas não devo ter apreendido toda a sua mensagem, pelo que, tantos anos depois, s..."

Olá Paulo,
obrigada pela sua participação. Aproveite a oportunidade releia o livro e participe na nossa discussão. Ficamos à espera!
Ainda se lembra as razões para as gargalhadas?
Boas leituras.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Graciosa wrote: "Uma Agulha no Palheiro (primeira edição portuguesa) ou À Espera no Centeio (numa nova tradução) li-o há muito tempo e tenho memória de ter gostado muito. Na altura, também eu era uma adolescente e ..."

Olá Graciosa.
obrigada pelo seu testemunho.
Penso que as leituras dizem muito de nós, da nossa vida ... há livros que lemos e adoramos e quando mais tarde o relemos o impacto não é o mesmo ( algumas vezes somos surpreendidos pela positiva!)
Eu li o livro já em adulta, mas goste muito das aventuras de Holden... pensei que há características da adolescência que permanecem ao longo dos tempos. Concorda?
é de facto um livro de adolescentes, certo?

Continuação de boas leituras.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Isabel wrote: "Li-o em inglês como leitura obrigatória ("The catcher in the rye") na minha adolescência no secundário, identificando-me com o comentário do Paulo. Ainda tenho o livro, muito estimado, mas sublinha..."

Olá Isabel,
obrigada pela participação no Clube. :)
Está de acordo que é um livro de adolescentes? Já conseguiu relê-lo? se sim... gostou tanto como na vez que o leu? ou partilha da experiência da colega Graciosa?

aguardamos noticias.
Boas leituras.


message 16: by Graciosa (new) - added it

Graciosa Reis | 101 comments Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Graciosa wrote: "Uma Agulha no Palheiro (primeira edição portuguesa) ou À Espera no Centeio (numa nova tradução) li-o há muito tempo e tenho memória de ter gostado muito. Na altura, também eu era u..."
Sim, é um livro de adolescentes e sim há características na adolescência que permanecem. Podemos citar algumas: contrariar os adultos, não recear nada, ter novas experiências, agir sem pensar, entre outras.

Quanto à releitura de um livro, normalmente gosto sempre mais quando o releio por uma questão de maturidade ou porque, conhecendo o enredo, presto mais atenção a outrs detalhes.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Graciosa wrote: "Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Graciosa wrote: "Uma Agulha no Palheiro (primeira edição portuguesa) ou À Espera no Centeio (numa nova tradução) li-o há muito tempo e tenho memória de ter go..."

obrigada, Graciosa.


message 18: by Carina (new)

Carina | 1 comments PNL2027, boa tarde, onde está o url do video?
Não encontro. Consegue ajudar?

Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Luís wrote: "Não tenho opinião muito clara sobre este livro, mas sei que é um livro muito complicado de analisar e de ler. Mas já li Franny & Zooey do mesmo autor e posso dizer que foi uma experiên..."


message 19: by Nuno (new) - rated it 4 stars

Nuno Coelho | 48 comments Já me tinha cruzado por diversas vezes com este livro penso que quase sempre em listas relacionadas com os melhores livros de sempre, mas nunca tinha compreendido exatamente a sua essência.
Estou a ouvir em audiolivro em inglês e, embora considere que pode ser um livro para adolescentes, acredito que pode ser apreciado em qualquer idade, porque a perspetiva a partir da qual lemos o livro será naturalmente diferente à medida que nos tornamos mais velhos.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Nuno wrote: "Já me tinha cruzado por diversas vezes com este livro penso que quase sempre em listas relacionadas com os melhores livros de sempre, mas nunca tinha compreendido exatamente a sua essência.
Estou a..."


Olá Nuno, obrigada pela partilha.
É um livro essencialmente sobre a adolescência.
É um facto que ( já a Graciosa partilhou essa ideia) que a nossa relação com os livros e a leitura que fazemos deles vai sofrendo alterações consoante a nossa idade e vivência. Somos leitores vivos!
Considera que À Espera no Centeio deve constar na lista dos melhores livros de sempre?


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Carina wrote: "PNL2027, boa tarde, onde está o url do video?
Não encontro. Consegue ajudar?

Olá Carina,
é este o link que procura? - https://www.youtube.com/watch?v=zDtdy...



message 22: by Nuno (new) - rated it 4 stars

Nuno Coelho | 48 comments Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Nuno wrote: "Já me tinha cruzado por diversas vezes com este livro penso que quase sempre em listas relacionadas com os melhores livros de sempre, mas nunca tinha compreendido exatamente a sua essê..."

É um livro interessante, mas tenho muitas dúvidas em apontá-lo como um dos melhores livros de sempre. Há demasiados candidatos a essa lista, mas é só a minha opinião.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 564 comments Mod
Nuno wrote: "Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Nuno wrote: "Já me tinha cruzado por diversas vezes com este livro penso que quase sempre em listas relacionadas com os melhores livros de sempre, mas nunca t..."

Nuno,
há muitos, mesmo muitos livros, candidatos a integrar a lista de melhores livros de sempre. .. este é um tema sempre muito discutível. É sem dúvida, um excelente livro!


back to top
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.