Goodreads Brasil discussion

A Descoberta do Mundo
This topic is about A Descoberta do Mundo
53 views
2020 - A Descoberta do Mundo > A Descoberta do Mundo - Clarice Lispector (10/08 - 15/09)

Comments Showing 1-6 of 6 (6 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Rafael (new)

Rafael da Silva (morfindel) | 418 comments Mod
Começaremos a leitura dia 10, mas sintam-se à vontade de ler a frente do cronograma ou de comentar. Quando comentarem especifiquem a qual parte do livro seu comentário faz referência assim os outros participantes podem decidir se lerão seu comentário ou deixarão para lê-lo quando tiverem lido essa parte no livro.


Fernanda (fergomesp) Estou animada pra discutir o Livro!
Interrompi a minha leitura pra esperar vocês, aproveitar a companhia e comentar aqui a obra.
:)


message 3: by Gustavo (new)

Gustavo | 5 comments Começo amanhã.


Fernanda (fergomesp) Impressão geral

Oi pessoal!
Uma coisa bacana que tive a impressão desse livro foi que ela muitas vezes não escreveu PARA o jornal. Me dá a impressão que ela só acha um rascunho, uma anotação perdida, junta as peças separadas, incrementa mais alguma coisa e manda pra o jornal, terminando em um sábado com vários bilhetinhos e não uma história feita recentemente, dentro de algum contexto atual.

A própria autora fala que não sabe escrever crônicas, que não entende o gênero. Muitas vezes o que ela escreve é uma ótima crônica, mas outras não. O que não deixa o texto ruim, pelo contrário, deixa muito original.


Fernanda (fergomesp) 13 de março de 1971 - Bichos (I)

"Mas indo bem mais fundo, chego muito pensativa à conclusão de que não existe nada mais difícil que entregar-se totalmente. Essa dificuldade é uma das dores humanas."

Clarice falando despretensiosamente dos animais em geral (cachorros, gatos, passarinhos...) e quase que do nada escreve o trecho acima. Acho muito características essas reflexões dela mesmo quando o texto é despretensioso e tem tudo pra ser bem leve, quando comecei a ler a autora eu chegava a levar um susto. A cabeça dela era complexa.


Fernanda (fergomesp) Li hoje "Xico Buark me visita" e "Conversa meio a sério com Tom Jobim", essa com notas tomadas, narrada.

Que privilégio ler os devaneios desses gênios tomando uísque e cerveja, compartilhando como vêem suas obras e seus processos criativos.

Tom sobre maturidade: "Não sei, Clarice, a gente fica mais capaz mas também mais exigente."


back to top