Goodreads Brasil discussion

Tropas Estelares
This topic is about Tropas Estelares
26 views
2019 - Tropas Estelares > Semana 1 (02/09 - 08/09): Capítulos 1 - 5

Comments Showing 1-4 of 4 (4 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

message 1: by Rafael (new) - added it

Rafael da Silva (morfindel) | 418 comments Mod
Assim começamos a nossa jornada rumo ao espaço.

Usem esse tópico para fazerem comentários sobre essa seção com suas impressões e o que mais acharem importante.

Boa leitura!


Rodrigo Soares | 34 comments No primeiro capitulo somos apresentados a uma missão que nos colocam a par de alguns pontos e detalhes como são feitos, nos outros o dia a dia do treinamento. Achei a escrita muito dinâmica e se lê bem rápido.
Eu não sou uma pessoa que vê com bons olhos as forças armadas como opção de carreira nem mesmo por tempo limitado, no brasil este não é um sentimento muito incomum, agora nos estados unidos é difícil imaginar um pai que não queira que o filho não se aliste...talvez seja o sentimento pós Vietnam em que o autor estava... no entanto, confesso que o autor coloca as coisas nesses primeiros de tal forma que passo a "entender" as forças amardas e a vontade das pessoas de participar...
É um livro com um sentimento muito diferente, praticamente oposto a outro livro muito famoso do autor (Um estranho em uma terra estranha, escrito 2 anos depois) que coloca as forcas armadas como um "vilão", engraçado como esse sentimento "mudou" de um livro para outro...
Bem, minha impressão geral é muito boa até agora, estou gostando muito e ansioso para ler mais...
Outros livros muito bons nesse tema são Guerra do velho e Guerra sem fim...


Eduarda (eduardacoppo) É a primeira vez que estou lendo um livro do Heinlein e devo confessar que está fluindo bem apesar de que o tema não me agrada e eu definitivamente não compartilho da opinião do autor, dessa glorificação da carreira militar.
Essa primeira parte já nos deixa a par de alguns fatos da sociedade em que o livro se passa: a Terra, e aparentemente todos os planetas da federação, são pacíficos, não há guerras internas (entre países, por exemplo).
No primeiro capítulo vemos o protagonista, um soldado, em combate. O combate é entre humanos e uma raça alienígena (e outra é citada). Daí dá pra entender que o exército luta contra essas raças. Talvez pra conquistar o planeta delas? Ou porque elas atacaram primeiro?
A partir do capítulo 2 o livro começa a contar a história de como o protagonista decidiu entrar no exército e o treinamento dele. Também ficamos sabendo que só os militares ou quem serviu por 2 anos tem o direito de votar. As pessoas não parecem se importar muito com isso, o pai do protagonista acha que é um privilégio que “não vale um centavo”.
A partir do momento que o protagonista vai se alistar a gente começa a perceber que lá eles fazem o máximo possível para as pessoas desistirem dessa ideia ao longo do próprio processo de alistamento e do treinamento. É uma carreira que tem mérito nessa sociedade (até porque a pessoa atinge “cidadania plena” através dela), mas que ao mesmo tempo não tem muita demanda, afinal, não há guerras internas.


Rodrigo Soares | 34 comments Eduarda wrote: "É a primeira vez que estou lendo um livro do Heinlein e devo confessar que está fluindo bem apesar de que o tema não me agrada e eu definitivamente não compartilho da opinião do autor, dessa glorif..."

Sou da mesma opinião que a sua em relação a "glorificação da carreira militar", no entanto, é bem bacana como ao longo do livro o autor coloca algumas reflexões que nos fazem pensar e entender pelo menos um pouco esse fenômeno...imagino que no Brasil não vemos o militarismo de uma forma geral com bons olhos por causa da ditadura, enquanto que nos EUA eles idolatram suas forças armadas, é incrível como a literatura pode nos fazer compreender uma cultura tão diferente da nossa. Acho que vc vai gostar!


back to top