Nerds & Encrenqueiros discussion

A Memory Called Empire (Teixcalaan #1)
This topic is about A Memory Called Empire
19 views
Leitura Coletiva > A Memory Called Empire (Set/19)

Comments Showing 1-5 of 5 (5 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Raquel V (raquelvcc) | 497 comments Mod
E aí nerds?

O nosso livro do mês é um lançamento Sci-fi que foi super badalado este ano, e é o primeiro livro da autora Arkady Martine. Já tem até muita gente falando sobre ele ser um forte concorrente para o Hugo de 2020.

O que acharam do livro? Como foi a imersão nesta cultura alienígena para você? Vale um prêmio?


Raquel V (raquelvcc) | 497 comments Mod
Comecei a ler ontem e já estou amando. Ele é tudo que me prometeram com relação a imersão em uma cultura que é ao mesmo tempo humana e alienígena. A nossa personagem principal é uma embaixadora em uma cultura extraterrestre que está dominando a dela, e o tom é perfeito. Correndo o sério risco de ser culturalmente insensível (já que até agora não há menção de nenhum massacre da parte daqueles que estão dominando), fiquei imaginando um embaixador indígena na corte de Dom João - com toda a presunção de que ele seria um "selvagem" da parte deles, e com todo o medo, indignação, esperança e encantamento da parte daqueles que estão sendo dominados e vendo uma civilização completamente diferente da sua pela primeira vez.

Estou amando a tecnologia "imago" também, que permite que memórias dos seus predecessores se unifiquem a sua, em um processo super complexo e muito interessante do ponto de vista psicológico.


message 3: by Lanko (last edited Sep 17, 2019 01:12PM) (new) - rated it 5 stars

Lanko | 218 comments Mod
Poucas coisas estão me prendendo por muitas páginas já faz um bom tempo.

Eis que antes de dormir lá pela meia noite, eis que tenho a brilhante ideia de pelo menos ver as páginas iniciais do livro.

Já começa com um zilhão de nomes de Conselhos, nomes longos e complicados, nada fazendo sentido.
Revirei os olhos e pensei "Vai ser daqueles..." mas prossegui e fui ler o primeiro capítulo. E aí não parei mais.

Parece que eu só dou sorte ultimamente se eu abrir livros a meia noite, que macabro, não?

Enfim, lá se foi minha noite de sono, pois fiquei até as 4h30 da manhã lendo até a metade do livro. Não é a primeira vez que isso acontece, e eu já deveria saber melhor, mas não vou reclamar de jeito algum hahaha.

Tem umas nuances interessantes da cultura alien principal, mas o que me prendeu mesmo foi a intriga. Os personagens são interessantes, mas o que prende mesmo é que é muito bem escrito, não no sentido de frases extremamente lindas e poéticas, mas sim o quão bem o livro flui de um ponto ao outro.

A ideia das memórias serem acumuladas e passadas pra outra pessoa é sensacional.

O meu único pé atrás é sobre uma parte (e que depois lembra o final da introdução) é sobre as descrições de potencialmente ter uma nova raça alien ou império que pode apenas querer destruir tudo só porque querem. Espero que não vá pelo caminho "ameaça existencial força todos a se unirem pro bem comum".

Quanto a algumas suposições, eu tenho algumas:
(view spoiler)


Lanko | 218 comments Mod
Terminei de ler. Gostei bastante. Li em dois dias durante duas madrugadas + uma noite. E quem diria, eu estava certo no spoiler haha! Pelo menos na primeira parte.

As revelações vem em ritmo certo, sem atropelar ou serem super bombásticas pra efeito de drama, o que gostei bastante. Novas ideias e perguntas são feitas (realmente quero saber como funcionam os Sunlit).

O meu pé atrás parece que vai se confirmando pra sequel, entretanto. Tem tudo pra virar exatamente um "vamos todos nos unir pra sobrevivermos contra os aliens predadores que querem destruir o universo simplesmente porque sim."
O que pra mim seria um baita retrocesso, considerando todo o aspecto psicológico, humano e de reflexão do livro. Talvez não vire, mas tenho poucas esperanças.

E outra (view spoiler).

Tem algumas pontas soltas bem interessantes também. (view spoiler)


Raquel V (raquelvcc) | 497 comments Mod
Lanko wrote: "Terminei de ler. Gostei bastante. Li em dois dias durante duas madrugadas + uma noite. E quem diria, eu estava certo no spoiler haha! Pelo menos na primeira parte.

As revelações vem em ritmo cert..."

Siiiim, essas pontas soltas maravilhosas! Porque não achei um final solto, achei um bom final (dá pra para por aí sem grandes problemas). Mas quero muito saber o que vai acontecer, em especial em relação a cidade AI e os sunlit.

E eu tenho esperanças para a sequel (que seja um "voce achou que era de uma forma, mas é de outra). Esperança essa porque a autora desafiou tantas tropes bacanas, que espero que desafie essa também.


back to top