Fantástika 451 discussion

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil (Wayfarers, #1)
16 views
Ficção Científica #1 > Tópico 7 - Final do Livro (p. 341) - A longa viagem a um pequeno planeta hostil

Comments Showing 1-4 of 4 (4 new)    post a comment »
dateUp arrow    newest »

André Sposito | 48 comments Mod
Tópico de discussão #7

Spoiler liberado do livro inteiro


AprilMarch | 10 comments Bom, já li o livro faz um tempinho, então vou parar de procrastinar e dar o meu pitaco...

Teve um momento, no meio do livro, que eu percebi que ele era Jornada nas Estrelas.

Eu estava assistindo as séries clássicas faz um tempo, e enquanto acho elas muito legais, são bastante do seu tempo, e não sei se algo parecido poderia ser feito hoje em dia. A série que está no Netflix agora tentou modernizar a série do jeito mais fácil: ficou deixou tudo mais dark, a linha entre o bem e o mal é tênue, você não pode confiar em ninguém, vamos torturar este besouro cósmico pelo bem da humanidade etc. Este livro, na minha opinião, dá uma outra opção para isso: simplesmente se livrar da ideia de desbravadores intergaláticos (que é muito difícil se livrar de conotações colonialistas) e do foco em uma força militar. Com isso, a história fica muito mais íntima. Não é uma nave militar com trezentas almas, é uma jangada especial com umas seis pessoas. Assim, a ênfase fica bem na parte mais interessante; no relacionamento entre as pessoas. As respostas rápidas em situações de crise ainda existem, só não são o foco. E a exploração mudou de 'onde nenhum homem jamais esteve' para 'ei, minha família mora aqui perto'.

Em suma, gostei bastante do que foi feito. Vou continuar acompanhando a série, sem dúvida 😁😁

Não sei se eu gostei das diversas civilizações alienígenas. Vou ser sincero, não consegui decorar o nome de nenhuma delas. Tem o minhocão, as lagostas, os lagartos sexy, os lagartos sexuais... eu sabia quem era o quê, mas não consegui manter todos na mente. Também fiquei um pouco decepcionado porque elas são a única coisa que segue bem o padrão Jornada nas Estrelas. Cada ser alienígena tem Uma Característica™ que o diferencia da humanidade, que é o padrão. Tipo, os lagartos sexuais têm uma convenção completamente diferente de como são as relações interpessoais... diferente de todas as outras espécies, que agem mais ou menos como os humanos. Os seres humanos não têm nada que é especial dele... a não ser que eles são fedidos (adorei essa parte). Apesar disso, a humanidade é a única civilização que está dividida entre os marcianos, os espaciais e tal; todas as outras são monoculturas, com exceção da dos Navegadores, que têm um pequeno grupo que vai contra as ideias centrais da sua civilização e isso é Uma Tremenda Coisa, que achei que foi muito fracamente explorada.

Bom, tem outras coisas na minha cabeça, mas para começar a discussão já dá.


message 3: by Jayne (new)

Jayne Oliveira (jayneloliveira) | 19 comments Oi, tudo bom?
Comentei a discussão no primeiro capítulo e depois me envolvi tanto na leitura que só vim comentar agora. Com isso, acho que fica bastante óbvio dizer que eu gostei do livro, né?

Achei uma história completíssima, tem tudo que a gente espera quando pega uma Ficção Científica pra ler (da Terra destruída a ataques de piratas no meio do espaço, sem deixar questões importantíssimas sobre sociedade e relações pessoais de lado) e o texto super claro, corrido, descritivo, fácil de ler e entender (eu li em português - edição linda da darkside - então um pouco do mérito também é do tradutor, né?)

Gostei muito do desenvolvimento dos personagens centrais, achei que a Becky explorou muito bem a origem, a história, a excentricidade e o desenvolvimento de cada um deles - com exceção talvez dos Ohan, que achei bastante discreto, mas suficiente.

Ah, no começo eu estava supercuriosa pra descobrir o que a Rosemary tinha feito pra estar fugida, fiquei um pouco decepcionada quando descobri (esperava que ELA tivesse feito alguma coisa muito louca), mas achei a situação toda uma ótima ponta para discussões (que nem são exploradas diretamente no livro, mas tem tudo a ver com a realidade, né? - só o fato de fazer a gente parar e refletir faz valer a pena).

Feito meu comentário baseado em nada além de achismos e opiniões pessoais, fico na espera nas indicações do próximo mês (e nos próximos comentários de vocês).

até mais.


Eduardo Jauch (eduardojauch) | 7 comments Olá. Só consegui terminar de ler ontem... Estive lendo em um e-reader, sempre à caminho do trabalho.

Li o original em Inglês.

Achei uma leitura muito agradável. Obviamente não é uma leitura "profunda", não tendo o objetivo de analisar o ser humano em profundidade, mas pode ser usada para explorar vários conceitos interessantes.

Um destes conceitos é justamente que os exodans tornaram-se mais homogêneos na aparência...

Senti falta de algum aprofundamento nas personagens, derivado do fato de que os "pensamentos" são pouco explorados.

No geral, é uma leitura leve, agradável, mais "positiva" do que maior parte do que tenho lido e assistido em termos de FC, o que é bastante agradável.

Vou buscar os próximos :)


back to top