Nerds & Encrenqueiros discussion

Lock In (Lock In, #1)
This topic is about Lock In
17 views
Leituras Paralelas / Buddy Reads > Lock In (ModRead Set/16)

Comments Showing 1-7 of 7 (7 new)    post a comment »
dateUp arrow    newest »

Raquel V (raquelvcc) | 498 comments Mod
Tópico para o ModRead de Setembro: Lock In, do John Scalzi.


Raquel V (raquelvcc) | 498 comments Mod
Eu adorei este livro! Não sei é porque ele não é o mais famoso do John Scalzi, ou o mais premiado, mas eu estava esperando um livro mais ou menos. Não é, é muito legal! Ele é rápido de ler, e a Ficção Científica se combina com a parte do mistério policial de uma maneira muito fluida e orgânica. Eu adorei os diálogos, que mesmo cheios de "ela disse" e "ele respondeu" era muito natural. A narração do Will Weaton (eu ouvi em audiobook pelo Audible) ajudou bastante também! Esse livro foi tudo que eu esperava do The City & the City e não tive. Simples, direto, interessante todos os minutos, e surpreendentemente cheio de nuances políticas e sociais/sociológicas.

Essa parte, das nuances políticas e sociais, foi a minha coisa favorita do livro. A discussão sobre "curar ou não" os Hadens me lembrou muito da discussão relacionada com a comunidade surda e a cultura surda. Eu não sou especialista nisso ou trabalho com a comunidade surda especificamente, mas me pareceu um paralelo bem interessante. Pessoas que são vistas pela sociedade em geral como "deficientes", por não ter todas as capacidades físicas de uma pessoa dita "normal", muitas vezes são vistas como incapazes, quando de fato a deficiencia pode criar um mundo e uma cultura muito rica, interessante e única. A Ágora era isso para a comunidade Haden, por exemplo.

Adorei também como ficou claro que algo de tamanha importância gera repercursões políticas e financeiras que afetam muito a parte social e o dia a dia das pessoas em geral. Achei muito bem construído e pensado o desenvolvimento dessa sindrome, que teve aspectos tecnológicos, de midia, legais, e por aí vai também. (view spoiler) Pode ser que as minhas 5 estrelas tenham a ver com essa expectativa superada, ou com o fato de ter sido o momento perfeito para eu ler esse livro. Mas eu adorei, tomara que vocês leiam pra gente conversar!!


Thiago (thiago7) | 389 comments Mod
Scalzi é bom d+! Que bom que vc gostou, agora fiquei com mais vontade ainda de ler, vou tentar começar fds.


Thaís | 105 comments Acho que gostei mais do estilo do autor do que da história, que também é boa. Ele criou um universo em que as explicações não são feitas de maneira incoerente com os personagens. Por exemplo, as pessoas do livro já estão exaustas de saber o que é a Síndrome de Haden, então ficaria meio idiota ficar explicando detalhadamente. Ele dá um jeito de falar tudo mas que seja coerente com a situação.

O senso de humor dele também é ótimo, sarcástico, mas não tão escrachado, apenas no ponto certo

Rachel, pergunta:
(view spoiler)


Raquel V (raquelvcc) | 498 comments Mod
Thaís wrote: "Acho que gostei mais do estilo do autor do que da história, que também é boa. Ele criou um universo em que as explicações não são feitas de maneira incoerente com os personagens. Por exemplo, as pe..."
Respondendo: isso. (view spoiler)


message 6: by Thiago (last edited Mar 25, 2017 09:44PM) (new) - rated it 5 stars

Thiago (thiago7) | 389 comments Mod
Excelente o livro! Só não digo que me surpreendeu porque já tendo lido uns 10 livros dele já sabia que só podia vir coisa boa.

Novamente ele entrega uma leitura fácil, rápida e muito divertida, que é impulsionada principalmente pelos diálogos que, como a Raquel comentou, são excelentes e super realistas.

Outra coisa que também é típica do Scalzi é que ele escreve livros que à primeira vista podem parecer simples, sem muita profundidade, mas que em uma leitura mais atenta possuem camadas e camadas de significado. Seus livros, invariavelmente, são repletos de referências a cultura pop, considerações filosóficas, críticas sociais e, o melhor, ele faz tudo isso de forma natural, sem alarde, sem ser “intrusivo”. Não é difícil deixar essas coisas passarem despercebidas, pois ele faz tudo isso de forma muito sutil.

Umas dessas coisas, que achei mais interessantes nesse livro, foi o fato de o protagonista (view spoiler)

Enfim, uma das coisas que achei excelente foi a forma como ele desafia nossas expectativas, nos chama atenção para as nossas preconcepções, preconceitos.

Logo no início do livro aprendemos algumas coisas sobre o personagem: 1 – Ele é podre de rico, o herdeiro de uma das famílias mais importantes dos Estado Unidos; 2 – O pai dele é um magnata do ramo imobiliário, prestes a se candidatar ao senado americano; 3 – Ele acabou de entrar para o FBI. Aprendemos também algumas outras coisas, mas para o que eu quero dizer isso bastará. (view spoiler) Achei que foi feito com muita habilidade, ele consegue tocar nessas questões delicadas, mesmo nos convidar a autocrítica, e faz isso sem ser “preachy” ou condescendente.

Ademais,(view spoiler) Scalzi inclui no livro diversas minorias, de homossexuais até nativos americanos e assim nos mostra que não existe razão para que fantasia e ficção cientifica, que são os dois gêneros onde as possibilidades são infinitas, não sejam também os gêneros mais inclusivos... E tendo o escrito um thriller policial, vai, na verdade, além. Esse Scalzi é porreta! Kkkkkk.

Ok, a outra coisa que mais me impressionou no livro(view spoiler)

A cereja do bolo, e o motivo pelo qual eu lembrei muito do Noam Chomsky ao ler o livro (e tenho certeza que o Scalzi fez isso de propósito) é que a linguagem de programação usada nas “Neural Networks” que permitem a integração entre Hadens e Treeps e Integrators se chama “Chomsky.” Isso faz muito sentido por dois motivos, o primeiro porque Chomsky é considerado o “pai da linguística moderna” e é um dos fundadores do campo das ciências cognitivas. A homenagem se relaciona especificamente com sua “gramática gerativa”.

“The programming language was called Chomsky because it was designed to talk to the deep structures in the brain. It’s a ‘deep language’ pun.”

O segundo motivo (view spoiler)

Enfim, tem várias outras questões que, me parece, o livro aborda e que eu gostaria de comentar a respeito, por exemplo como o medo e a histeria se sobrepõe a razão (Trump me vem à mente como um paralelo do mundo real), Obamacare, desigualdade, consumismo, Pessoas com Deficiência, como a Raquel comentou, mas vou parar por aqui, pois isso já está enorme:P

Ah, também achei que a maneira com que o Scalzi faz a necessária exposição no começo do livro foi muito criativa. Achei até ajudou a tornar o mundo que ele criou ainda mais verossímil. Tô falando do artigo do “HighSchoolCheatSheet”.

Enfim, um ótimo SF que toca em todos os pontos que um bom SF deveria. 4.5!

(view spoiler)


Ah, a side note, estou lendo um SF (view spoiler)


message 7: by Thiago (last edited Oct 03, 2016 08:57AM) (new) - rated it 5 stars

Thiago (thiago7) | 389 comments Mod
Thaís, acho que tem alguns momentos do livro que respondem sua pergunta:

(view spoiler)


back to top