LITERARY HURRICANE discussion
note: This topic has been closed to new comments.
Geral do clube e informações
>
Sugestões para Julho - YA e HQ
date
newest »


Vou começar então pela minha indicação de YA:

O Castelo Animado, livro que deu origem a maravilhosa animação do Hayao Miyazaki. Este é o primeiro de uma série (não fazia ideia disso!) e sem querer eu li o segundo da série, Castelo no Ar, antes desse. Foi uma leitura que eu curti bastante. A escrita da Dyanne é bem deliciosa e rápida de ler :)
Segue a sinopse: "A jovem Sophie é surpreendida pela perversa Bruxa das Terras Desoladas enquanto trabalha, entediada, na chapelaria da família. Por motivos que ela desconhece, a Bruxa, a transforma numa velha de 90 anos, e Sophie não vê outra saída senão fugir para evitar a dor de não ser reconhecida por suas irmãs. Vagando sem rumo, a “jovem senhora” acaba na porta dos fundos do castelo do terrível Mago Howl, conhecido por devorar o coração das moças do povoado."


Sinopse: A ação precipitada de um grupo de jovens super-heróis acarreta uma tragédia sem precedentes, deixando um saldo de centenas de mortos. Diante da pressão popular, o governo sanciona uma lei determinando que todos os superseres sejam registrados. A iniciativa divide a comunidade heroica como nunca antes. De um lado, a facção pró-registro, liderada pelo Homem de Ferro; do outro, os contrários à medida, tendo à frente o Capitão América. E você, de que lado está? A minissérie de maior sucesso de 2007 finalmente numa luxuosa edição encadernada indispensável para qualquer colecionador.


Ótima história, descrição do holocausto com os grupos étnicos representados como raças de animais (judeus como ratos, alemães como gatos, etc...). Muito comovente, dá uns nós no peito em alguns momentos.
Sinopse: Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, Maus ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas -história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

Como julho é mês de meu aniversário, quero ler um dos meus escritores favoritos, também conhecido como Patrick Ness. Segue sinopse do livro O Motivo:
"Todd Hewitt é um garoto de doze anos, o último menino de Prestissburgo, uma cidade onde só moram homens. Ele vive em um mundo cheio de "Ruído" em que os pensamentos privados de todos os homens e de todos os animais são audíveis. Em um mês ele fará treze anos e se tornará um homem. Mas a cidade está escondendo segredos dele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentissburgo junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu na vida."
O segundo livro se chama Fale! da escritora Laurie Halse Anderson, livro esse que tá na minha listinha pra ler a anos:
“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Daí vou recomendar minha HQ preferida de todos os tempos: SANDMAN <3 (clichezão? Sim. Mas não é por isso que é menos maravilhosa, néam?)
Como são muitos e muitos arcos, vou botar pra jogo a Edição Definitiva Volume 1, essa aqui: Sandman - Edição Definitiva, Vol. 1 (pode, produção?)
Ela engloba três arcos, Prelúdios & Noturnos, A Casa de Bonecas e Terra dos Sonhos. Eis a sinopse: "O primeiro de quatro volumes, Sandman: Edição Definitiva Vol. 1 reúne as edições de 1 a 20 de The Sandman e apresenta uma nova coloração para as primeiras 18 edições, também apresenta extras inéditos, como a proposta para o Sandman original, uma galeria com os designs dos personagens feitas por Neil Gaiman e outros artistas que originaram o visual do Sandman, e o roteiro original de The Sandman #19, "Sonho de uma Noite de Verão", junto com reproduções dos desenhos originais de Charles Vess.
A série conta a história de Morfeus, um dos Perpétuos (criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores) responsável pelo Mundo dos Sonhos. Ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos. Quando uma ordem mística tentou capturar a irmã de Sonho - a Morte - em seu lugar eles capturaram Morfeus. Assustados com o que conseguiram, os membros da ordem o mantiveram cativo. E assim teve início um período de diversas décadas em que esse Perpétuo ficou trancafiado à mercê de seus captores, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados. A série revela como ele se libertou e como foi capaz de se adaptar ao mundo após tantos anos de ausência, e também mostra um vislumbre de sua história e da mitologia dos Perpétuos."
E vou sugerir um outro que tenho vontade de ler faz tempo, desde o filme (que é um guilty pleasure que me levou à literatura clássica, hahaha): A Liga Extraordinária Volume I.
Eis a sinopse: "Londres, 1898. A Era Vitoriana chega ao fim e o século XX se aproxima. É uma época de grandes mudanças e de estagnação, um tempo de completa ordem e caos total. Recrutados pelo enigmático Campion Bond e sob ordens do misterioso "M", formam a Liga Extraordinária Allan Quatermain, Capitão Nemo, Hawley Griffin, Dr. Henry Jekyll, Sr. Edward Hyde e a Srta. Mina Murray deverão deter a todo custo o nefasto "Doutor", que pretende dominar a Inglaterra e o mundo.
Baseada nos grandes clássicos da literatura fantástica do final do século XIX, esta obra chega ao Brasil numa edição de 192 páginas, incluindo o conto "Allan e o Véu Rasgado", no melhor estilo das obras de H.P. Lovecraft."

Qualquer dúvida a produção está aqui pra responder!!

Para YA: Pequeno Irmão (Little Brother) do Cory Doctorow. É um livro anterior ao boom das distopias YA, mas é uma distopia pois foi escrito como uma releitura infanto juvenil e contemporânea ao (como sugere o título) ao 1984. Conta a história de um moleque chamado Marcus (que usa o nome de w1n5t0n na internet) que se vê no meio de um estado totalitário depois que a cidade dele sofre um ataque terrorista. Tendo todos os seus movimentos vigiados, ele e outros personagens que fazem parte da resistência, começam a montar esquemas de comunicação por meio de videogames ao mesmo tempo em que começam a se educar sobre o que o totalitarismo. É sobre resistência, democracia, desobediência civil, política e mais uma porrada de coisas que veem bem a calhar dado o momento em que estamos vivendo.
Para Graphic Novel: Umbigo Sem Fundo (Bottomless Belly Button), do Dash Shaw. Essa é provavelmente, a melhor Graphic Novel que já li na vida. É tão linda, tão profunda e ao mesmo tempo tão simples e universal que é difícil encontrar palavras para descrevê-la. É basicamente sobre a vida, sobre se sentir um estranho deslocado, sobre segredos e sobre o significa ser e fazer parte de uma família. Peguei a sinopse pra dar uma explicada melhor: "Casados há quarenta anos, Maggie e David Loony decidem se separar. Vivendo isolados numa casa de praia, afastados dos filhos, os dois anunciam que não se amam mais. A notícia inesperada é motivo para a família se reunir depois de muito tempo, e pela última vez. Como fantasmas se arrastando silenciosamente pela casa, Maggie e David não amenizam o sofrimento dos filhos com desculpas ou explicações; apesar da dor escancarada, estão convictos sobre o divórcio. Dennis, o mais velho, inicia uma procura alucinada por pistas que o ajudem a entender os motivos da separação. Passa os dias revirando baús empoeirados, arrastando-se por túneis escondidos pela casa e decifrando cartas antigas trocadas pelos pais. Na tentativa de encontrar respostas para suas angústias, ele se vê obrigado a refletir sobre seu próprio casamento. Claire, a filha do meio, aceita com calma a separação. No entanto, essa aparente tranquilidade esconde uma mãe temerosa, aflita com tudo que diz respeito à filha, Jill. Os dias na casa da infância servirão para que ela se reaproxime da adolescente. É o caçula Peter, no entanto, quem melhor representa o lado disfuncional da família Loony - os 'Loony Buraco Negro'. Solitário, ele se considera o 'clichê do caçula', um estranho para o resto da família. Retratado como um sapo, vive numa luta infinita contra a insegurança paralisante. 'Umbigo sem fundo' narra os conflitos individuais e familiares dos Loony, que vêm à tona com o divórcio."

"Ethan é tudo o que Alek gostaria de ser: confiante, livre e irreverente. Apesar de estudarem na mesma escola, os dois garotos pertencem a mundos diferentes. Enquanto Ethan é descolado e tem vários amigos, Alek tem apenas uma, Becky, e convive intensamente com sua família e a comunidade armênia. Mesmo com tantas diferenças, os destinos de Ethan e Alek se cruzam ao precisarem frequentar um mesmo curso de férias. Quando Ethan convence Alek a matar aula e ir a um show de Rufus Wainwright no Central Park, em Nova York, Alek embarca em sua primeira aventura fora de sua existência no subúrbio de Nova Jersey e da proteção de sua família. E ele não consegue acreditar que um cara tão legal quer ser seu amigo. Ou, talvez, mais do que isso. One Man Guy é uma história romântica, comovente e engraçada sobre o que acontece quando as pessoas saem de suas zonas de conforto e ajudam o outro a ver o mundo (e a si mesmo) como nunca viram antes."
Pra graphic novel, eu vou indicar Louco: Fuga, do Rogério Coelho, uma HQ brasileira baseada no personagem do Maurício de Sousa. Ainda não li e ouvi falar bastante bem dela. Sinopse:
"O seu nome é Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, mas pode chamá-lo de Louco. Ele corre dos guardiões do silêncio, enquanto viaja pelas histórias para libertar um pássaro. Ou não? Em Fuga, o personagem mais maluco de Mauricio de Sousa ganha uma releitura magnífica pelas mãos de Rogério Coelho."

O Circo da Noite (que será a minha última tentativa com Realismo Mágico, que ainda não sei se gosto)
Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar.
Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.
Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.
(E daqui pra frente começa a sessão "eu sou brasileira e não desisto nunca", porque tanto a minha outra indicação de YA e a minha indicação de HQ eu já indiquei aqui no LH mais de uma vez!)
Fúria Vermelha, que foi super aclamado por ser um livro que parece ser igual a muitos outros, mas realmente não é! E eu estou muito curiosa pra saber como!
Sinopse: O romance de ficção científica critica com inteligência a sociedade atual: Em um futuro não tão distante, o homem já colonizou Marte e vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade. (Curiosidade: ‘Fúria Vermelha’ será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.)
Graphic Novel: Saga, Volume 1 - só ouço coisas maravilhosas dessa HQ, e não sei porque não li ainda! É forte, feminista, divertida, e é escrita pelo Brian K Vaughan, considerado o melhor autor de HQ da atualidade por muita gente.
Sinopse: Saga é uma revista em quadrinhos americana do gênero ''space opera''. Escrita por Brian K.Vaughan e ilustrada por Fiona Staples, a série é publicada pela Image Comics. Fortemente influenciado pela franquia Star Wars e se baseando em ideias que havia tido durante sua infância, Vaughan se inspirou ainda em suas próprias experiências como pai para criar a trama de um casal, Alana e Marko, que pertencem à duas raças extraterrestres distintas, e, fugindo das autoridades de seus planetas-natais, que estão em guerra entre si, lutam para conseguir cuidar de sua filha recém-nascida, Hazel, que ocasionalmente é a narradora da história.
E vou indicar uma segunda HQ também porque eu ouvi falar super bem dessa que é brasileira, e achei que pudesse ser uma boa para incentivar a nossa arte!
Daytripper
Sinopse: Brás de Oliva Domingos tem só mais um dia de vida. Pode ser o dia em que ele conhece seu grande amor. Pode ser durante sua grande viagem da adolescência. Pode ser o dia em que ele começou a entender a família. Pode ser quando ele decidiu ajudar seu melhor amigo. Pode ser na velhice.
Os grandes momentos da vida, a família de onde você vem e a família que você constrói, ser filho e ser pai, ter amor e ser amado. No trabalho de maior sucesso dos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, toda uma existência é contada em dez capítulos - dez dias - sob a sombra constante (e mágica) da morte.
A minissérie ganhou os prêmios Eisner e Eagle, além de ter sido indicada ao Harvey e ao Shel Dorf Awards e ficado duas semanas na lista de coletâneas em quadrinhos mais vendidas do The New York Times. É a HQ brasileira de maior sucesso que já se viu no exterior.

Para HQ, vou indicar um francês, que vi o filme e me apaixonei pela história:

"Considerada uma das melhores HQs de ficção científica, a trama de O Perfuraneve se passa na terrível e eterna Era do Gelo, onde a sobrevivência humana parece impossível. Porém, cruzando as infinitas terras devastadas, o último bastião da humanidade segue, imparável, sobre os trilhos: o Perfuraneve. Esse trem fantástico, de tecnologia revolucionária, é capaz de cruzar a Terra eternamente em moto-contínuo, abrigando os últimos representantes da espécie humana. O que seria a salvação do homem, no entanto, torna-se com o tempo uma cruel reprodução dos bons e velhos mecanismos que levaram o planeta à destruição, incluindo a rígida estratificação social, a opressão política como forma de dominação, o embuste religioso e a consequente alienação."
Para YA, vou indicar um que já li faz tempo, mas se tornou um dos meus livros favoritos, daqueles que são divisores de águas:

"Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente - o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar."

Para HQ, vou indicar um francês, que vi o filme e me apaixonei pela história:

"Cons..."
Caraca, não sabia que esse filme era uma HQ! Muito legal!!! E o doador de memórias realmente é muito bom.

Ao fechar aqui, não encontramos alguns dos títulos que vocês sugeriram na internet para baixar (e eu também esqueci de lembrá-los que para sugerir eles tinham que estar disponiveis para baixar online, então desculpem também).
São eles:
Fale!, da Laurie Halse Anderson
Umbigo Sem Fundo (Bottomless Belly Button), do Dash Shaw.
E O Perfuraneve, do Jacques Lob
Jéssica, Ana e Gabriela, caso vocês tenham a fonte, me contactem. Mandei um e-mail para vocês também sobre isso. :)
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.
Books mentioned in this topic
O Perfuraneve (other topics)O Doador De Memórias (other topics)
O Perfuraneve (other topics)
Fúria Vermelha (other topics)
O Circo da Noite (other topics)
More...
Este é o tópico para as nossas sugestões para o livro de Julho. Como em Julho muitos participantes do grupo estão de férias, vamos ler dois livros - um de YA, e outro uma Graphic Novel. Quando falamos de YA (ou literatura para "Jovens Adultos") estamos falando de livros Infanto-Juvenis ou voltados para o público adolescente/jovem. Quando falamos de Graphic Novels estamos falando de livros em formatação gráfica (ou histórias em quadrinhos). Vocês podem sugerir os dois, ou um de cada, ou como quiserem. Ok? Então bora sugerir!
Este tópico fica aberto até 07 de Junho e as sugestões também acontecem pelo Facebook