Nerds & Encrenqueiros discussion

The Name of the Wind (The Kingkiller Chronicle, #1)
This topic is about The Name of the Wind
50 views
Leitura Coletiva > The Name of the Wind

Comments Showing 1-23 of 23 (23 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Lauren (estrangeira) Começo hoje, eba!


The Ragi Tenho em áudio, vou colocar no ipod.



The Ragi
http://theragi.wordpress.com/
http://www.noagendashow.com/


Isaac (isaac-sky) | 29 comments Eu já havia lido há algum tempo e digo que comparar ele com game of thrones é bem injusto, O Nome do Vento acerta em muitas coisas em que os livros do Martin não conseguem tão bem.


Lauren (estrangeira) Isaac-sky wrote: "Eu já havia lido há algum tempo e digo que comparar ele com game of thrones é bem injusto, O Nome do Vento acerta em muitas coisas em que os livros do Martin não conseguem tão bem."

Na verdade como as duas são séries contemporâneas de fantasia épica das mais famosas e queridas por fãs do gênero então achei natural como sugestão pra quem gostou do Game of Thrones.

Em que coisas vc sentiu que o George R.R.Martin não acertou, Isaac? Curiosa pra saber tua opinião já que vc leu ambas as séries (mas marca spoiler please!). Eu gosto muito dos livros do A Song of Ice and Fire do Martin mas concordo que estão longe de ser perfeitos (o quarto livro mesmo, foi decepcionante). O que te incomodou nos livros? Excesso de descrição, algum problema de narrativa?


Isaac (isaac-sky) | 29 comments Primeiramente, como sou músico eu tenho uma tendencia gigantesca a gostar muito do Nome do Vento (é a história de um bardo afinal! rs) e acho que o autor acerta nas partes mais poéticas (as músicas principalmente) e gosto muito quando ele cita coisas muito verdadeiras para os músicos (por exemplo quando ele cita que o instrumento musical para o músico é como sua mulher e ele não gosta de que os outros toquem nele).
Quanto a descrição, o Nome do Vento e As Crônicas de Gelo e Fogo não tem muita diferença entre si quanto a tamanho, ambos são extensos, mas o do Nome do Vento consegue ao meu ver ser muito mais interessante e objetivo.
Amo as duas séries, mas o Nome do Vento conseguiu ser muito mais marcante pra mim em um único livro do que as Crônicas de Gelo e Fogo em três (até o momento estou no Tormenta).


Aline (alinebertoldi) | 128 comments Mod
esse livro já estava na minha lista de "to read" aqui, depois do que o Isaac escreveu, fiquei mais curiosa ainda pra ler.


Lauren (estrangeira) Sabe Isaac, minha única grande reclamação em relação à série do George R.R. Martin (por enquanto) é como ele parece ter se enrolado (e seus personagens) demais. Se vc está no terceiro livro, aproveita! É com certeza o melhor de todos. Os outros são também muito bons, mas fica a sensação do famoso "embromation". Pouca resolução, basicamente.

Mas então, legal tua análise do Nome do Vento. Ele tem sim um quê de poético mesmo. Mais do que A Game of Thrones e companhia, que eu entendo como mais descritivo mesmo. Outro estilo, né?

Tô lá pela página 200 e gostando demais. A história tá me transportando, o personagem é intrigante e o aspecto mágico é bem lúdico e poético. Já vou encomendar o segundo.


Isaac (isaac-sky) | 29 comments Lauren wrote: "Sabe Isaac, minha única grande reclamação em relação à série do George R.R. Martin (por enquanto) é como ele parece ter se enrolado (e seus personagens) demais. Se vc está no terceiro livro, aprove..."

Terminei o terceiro livro do Martin ontem e ainda estou processando toda a epicidade kkk Sim, ele sofre de um certo "embromation" mas eu entendo isso como o famoso worldbuilding: ele cria o universo antes dos acontecimentos realmente importantes.

Já o Nome do Vento constrói o mundo durante a sua jornada como leitor, e particularmente esse é o meu modelo favorito.

Mas qual é a sua citação favorita do Kvothe? A minha é essa:
"...As palavras são pálidas sombras de nomes esquecidos. Assim como os nomes têm poder, as palavras têm poder. Elas podem acender fogueiras na mente dos homens. As palavras podem arrancar lágrimas dos corações mais empedernidos. Existem sete palavras que farão uma pessoa amá-lo. Existem dez palavras que dobram a vontade de uma homem forte. Mas uma palavra não passa de uma pintura do fogo. O nome é o fogo em si."


Lauren (estrangeira) Isaac-sky wrote: "Lauren wrote: "Sabe Isaac, minha única grande reclamação em relação à série do George R.R. Martin (por enquanto) é como ele parece ter se enrolado (e seus personagens) demais. Se vc está no terceir..."

"O pensamento clássico nos ensina sobre as quatro portas da mente, e cada um cruza de acordo com a sua necessidade.

Primeiro, existe a porta do sono. O sono nos oferece uma retirada do mundo e de todo o sofrimento que há nele. Marca a passagem do tempo, dando-nos um distanciamento das coisas que nos magoaram. Quando uma pessoa é ferida, é comum ficar inconsciente. Do mesmo modo, quem ouve uma notícia dramática comumente tem uma vertigem ou desfalece. É a maneira de a mente se proteger da dor, cruzando a primeira porta.

Segundo, existe a porta do esquecimento. Algumas feridas são profundas demais para cicatrizar, ou profundas demais para cicatrizar depressa. Além disso, muitas lembranças são simplesmente dolorosas e não há cura alguma a realizar. O provérbio ‘O tempo cura todas a feridas’ é falso. O tempo cura a maioria das feridas. As demais ficam escondidas atrás dessa porta.

Terceiro, existe a porta da loucura. Há momentos em que a mente recebe um golpe tão violento que se esconde atrás da insanidade. Ainda que isso não pareça benefício, é. Há ocasiões em que a realidade não é nada além do penar, e, para fugir desse penar, a mente precisa deixá-la para trás.

Por último, existe a porta da morte. O último recurso. Nada pode ferir-nos depois de morrermos, ou assim nos disseram.”

Por enquanto é essa Isaac, ainda não terminei!


Lauren (estrangeira) esbarrei nesse artigo da Entertainment Weekly hoje, achei coincidência:
http://shelf-life.ew.com/2013/06/11/g...


Isaac (isaac-sky) | 29 comments “Not a word of the nearly-700-page book is wasted" bem o que a gente comentou sobre ele ser bem mais conciso e não enrolar na descrição xD


message 12: by The Ragi (last edited Jun 14, 2013 04:12PM) (new) - rated it 4 stars

The Ragi (view spoiler)

O formato do livro me lembra o Mil e Uma Noites, o tempo todo aprofundando a história com mais uma história dentro da história, e etc. Meio cansativo, mas pelo menos as fábulas são bacanas.

The Ragi
http://theragi.wordpress.com/
http://www.noagendashow.com/


Lauren (estrangeira) The Ragi wrote: "Estou na parte..."

Pensei na mesma coisa durante essa parte da história! (view spoiler)

Isaac, concordo com vc e com a EW! hehe


message 14: by Isaac (last edited Jun 14, 2013 08:14PM) (new) - rated it 5 stars

Isaac (isaac-sky) | 29 comments Sim, o nome é simpatia mesmo na versão brasileira.

Então, a tal magia do livro se baseia muito em quimíca (e alquimia por que não? kkk), que ao meu ver são truques e não necessariamente magia kkk (se considerarmos magia tudo que é ciência desconhecida).

(view spoiler)


The Ragi 75% do livro terminado... (view spoiler)

The Ragi
http://theragi.wordpress.com/
http://www.noagendashow.com/


Lauren (estrangeira) hahaha (view spoiler)


Isaac (isaac-sky) | 29 comments kkkkkkkkkkkk
(view spoiler)


message 18: by The Ragi (last edited Jun 27, 2013 04:14PM) (new) - rated it 4 stars

The Ragi Terminei.

(view spoiler)

The Ragi
http://theragi.wordpress.com/
http://www.noagendashow.com/


Isaac (isaac-sky) | 29 comments The Ragi wrote: "Terminei.

Foi-se a história inteira e continuo detestando a Diane. Toda vez que o Kvothe parava a história para se lamuriar sobre ela, dava vontade de largar mão. E pelo jeito, ainda tem muito mai..."


(view spoiler)


Diego Grams (gordenho) | 115 comments Fala pessoal, sou novo por aqui mas como eu já li o livro vou me meter um pouco... :P

Eu gostei bastante do livro, ele descreve e conta muito bem a história sem excesso. É como pegar um livro do Tolkien e tirar o excesso de descrição(acho que podemos dizer que é excesso de amor pelo mundo dele nesse caso).

(view spoiler)


Lauren (estrangeira) Diego wrote: "Fala pessoal, sou novo por aqui mas como eu já li o livro vou me meter um pouco..."

Bem-vindo, Diego. Você já leu o próximo livro dessa série, o The Wise Man's Fear (The Kingkiller Chronicle, #2) by Patrick Rothfuss ? Viu que é uma das nossas leituras do mês que vem? xx


Diego Grams (gordenho) | 115 comments Já li sim, não adicionei mais detalhes sobre os personagens porquê quero esperar para ver os comentários do pessoal!

:D


Raquel V (raquelvcc) | 497 comments Mod
Então gente, vim aqui colocar o que eu achei desse livro e descobri essa conversa maravilhosa! Eu gostei bastante do livro, mas acho que esperava mais por tantas pessoas me descreverem ele como "a fantasia épica perfeita". Ele é bom, bem escrito pra caramba, me cativou em cada página (mesmo eu tendo a mesma opinião que vocês sobre a Danna (view spoiler)), mas este ´o meu problema com ele: ele não é um livro inteiro. Ele claramente é um terço de uma história, e sabendo o que eu sei (que o terceiro livro não veio e não sabemos se virá), isso fez o livro perder o brilho pra mim.

Enfim, é legal e eu certamente leria os outros dois se estivessem disponíveis. Como o terceiro não está, vou deixar pra ler o segundo quando ele chegar.


back to top