Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és discussion

Of Human Bondage
This topic is about Of Human Bondage
28 views
Leituras Conjuntas > 9ª Leitura Conjunta - 4ª Fase

Comments (showing 1-4 of 4) (4 new)    post a comment »
dateDown arrow    newest »

Alexandra (Biobreeze) | 105 comments Finalmente o Philip assenta na vida! Fiquei bastante contente com este final!
Li algures num site que este é considerado um livro quase autobiográfico do autor e percebe-se que este o deve ter escrito ao longo de muito tempo, nem que seja só na sua cabeça. Por coincidência ou não, o Philip termina a sua história (ou começa realmente a sua vida) quase aos 30 anos. Eu passei este patamar há uns dias e só posso dizer que o entendo perfeitamente nesta altura. Depois de tanta instabilidade na juventude, ele descobre que só quer uma vida normal, como todas as outras pessoas.
Adoro o carácter da Sally e tenho pena que não a tenhamos conhecido melhor. Parece-me ser precisamente o que o Philip precisava. Ela encarna a estabilidade, a responsabilidade e a vida familiar.

Gostei bastante deste livro, apesar do tamanho gigantesco! Na minha versão em ebook tinha mais de 1000 páginas! Gosto bastante destas histórias de vida. O único livro que tinha lido de Maugham foi o Paixão em Florença e apesar de não desgostar de todo, não tinha ficado fã. Agora mudei de opinião com este.:) Ao procurar mais sobre a obra dele, vi que foi ele que escreveu O Véu Pintado e estou curiosa para ler o livro, já que adorei o filme!


message 2: by Frozenwaffle (last edited Oct 15, 2012 02:30AM) (new) - rated it 5 stars

Frozenwaffle Na introdução do meu livro diz que ele escreveu este muito novo, mas foi rejeitado quando tentou publica-lo. Mais tarde o autor garante que foi muito melhor assim, porque não tinha na altura maturidade suficiente para escrever sobre as amarguras da vida e o poder das escolhas, tendo feitas ele próprio tão poucas.

Então esse primeiro livro tornou-se um esboço no qual ele trabalhou e fez alterações ao longo dos anos - passou inclusivamente por vários titulos diferentes, até que no fim saiu esta bela história que lemos juntos.

O Véu Pintado, vai te surpreender visto que o filme não é lá muito fiel ao livro. Mas aquele que até agora mais gostei dele foi O Fio da Navalha, andei dias e dias a pensar naquilo despois de acabar. Muito bom mesmo ^^


message 3: by Sofia (last edited Oct 21, 2012 02:13PM) (new) - rated it 3 stars

Sofia (sosanma) Não sei bem como me sinto em relação ao final do livro. Foi algo "morno". Gostei de Sally, sim - calma, madura, menina-mulher, a solução ideal para ele. Mas admira-me que ele se tenha conformado em ser feliz. Acho óptimo, entenda-se, é um final feliz, mas não fiquei convencida, apenas isso :) algo me diz que soubessemos o resto da historia dele, ele deitaria as coisas a perder novamente. Deve ser o meu lado fatalista a falar :P

Posto isto, também queria ler o Véu Pintado! Vi o filme e sei que o livro é diferente porque li excertos mas ainda não o li por inteiro.


Bárbara | 43 comments Eu gostei do final, especialmente por ele ter tido oportunidade de reflectir e concluir que a vida que ele queria era mesmo essa. Se a Sally estivesse grávida ele casaria por imposição moral e poderia passar a vida toda a pensar no que teria sido a sua vida se não tivesse tido esse percalço. Assim pode ser feliz em paz.

Resumindo, gostei bastante do livro, tem reflexões muito interessantes, mas teve fases muito tristes e depressivas. Isto enriqueceu o livro, mas tornou a leitura mais dura. Desde a orfandade, a falta de interesse do tio, o colégio onde foi vítima de bullying, passando pela triste relação que teve com a Mildred, o nunca estar bem em profissão nenhuma, até ao dormir na rua à fome. Ainda bem que acabou bem.


back to top