Abel > Abel's Quotes

Showing 1-8 of 8
sort by

  • #1
    Carlos Drummond de Andrade
    “As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio; cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo. As pedras têm um polimento que revela a ação de muitos dias e muitas lavadeiras. Servem de espelho a suas donas. E suas formas diferentes também correspondem de certo modo à figura física de quem as usa. Umas são arredondadas e cheias, aquelas magras e angulosas, e todas têm ar próprio, que não se presta a confusão.
    A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se unifica ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que a pedra a acompanha em surdina. Outras vezes, parece que o canto murmurante vem da pedra, e a lavadeira lhe dá volume e desenvolvimento.
    Na pobreza natural das lavadeiras, as pedras são uma fortuna, jóias que elas não precisam levar para casa. Ninguém as rouba, nem elas, de tão fiéis, se deixariam seduzir por estranhos.”
    Carlos Drummond de Andrade

  • #2
    Luís de Camões
    “Os bons vi sempre passar
    No mundo graves tormentos;
    E para mais me espantar
    Os maus vi sempre nadar
    Em mar de contentamentos.
    Cuidando alcançar assim
    O bem tão mal ordenado,
    Fui mau, mas fui castigado,
    Assim que só para mim
    Anda o mundo concertado.”
    Luís de Camões

  • #3
    Joaquim Manuel de Macedo
    “Chamo-me Simplício e tenho condições naturais ainda mais tristes do que o meu nome.
    Nasci sob a influência de uma estrela maligna, nasci marcado com o selo do infortúnio.
    Sou míope; pior do que isso, duplamente míope, míope física e moralmente.

    Miopia física: – a duas polegadas de distância dos olhos não distingo um girassol de uma violeta.
    E por isso ando na cidade e não vejo as casas.
    Miopia moral: – sou sempre escravo das idéias dos outros; por que nunca pude ajustar duas idéias minhas.
    E por isso quando vou às galerias da câmara temporária ou do senado, sou consecutiva e decididamente do parecer de todos os oradores que falam pró e contra a matéria em discussão.

    Se ao menos eu não tivesse consciência dessa minha miopia moral!... mas a convicção profunda de infortúnio tão grande é a única luz que brilha sem nuvens no meu espírito.”
    Joaquim Manuel de Macedo, A Luneta Mágica

  • #4
    “Chamam-me Lianor e tenho vinte e dois anos, mas preferia ter cem e estar à espera da morte.”
    José Roberto Torero, Marcus Aurelius Pimenta

  • #5
    “Começou então Ernulfo a pregar pelos campos e suas missas atraíam muita gente. Alguns diziam que os fiéis não iam atrás das pregações, mas da hóstia que ele distribuía e fazia com as próprias mãos. Eram elas na verdade uns pães que podiam ser de três sabores, todos muito bons. Sua fama cresceu tanto quanto a inveja que lhe tinham, e assim, quando houve o Concilio de Niceia, em 325, ele foi chamado para explicar o porquê de sua hóstia tríplice. Ernulfo então subiu à tribuna e disse que fazia seus três pães porque Deus não era um único e uno ser, mas dividia-se em "Pai", "Filho" e "Espírito Santo", e que essas três pessoas partilham da mesma substância. Para dar o exemplo, distribuiu os seus três pães de sabores diferentes: o de alho, o de arenque e o de toucinho. Mostrou assim que do mesmo trigo saíam três pães iguais e diferentes, como iguais e diferentes são as partes da Trindade. Os cardeais gostaram tanto dos pães quanto da tese, e o concilio adotou a explicação como dogma de fé. Porém Atanásio, que a essa altura já era bispo, enciumou-se de seu sucesso. Disse que Ernulfo só usava os pães para atrair o populacho, e conseguiu que o papa o proibisse de rezar missa com a hóstia tríplice, pois não ficava bem o corpo de Cristo feder a alho, arenque ou toucinho. Depois do Concilio, Ernulfo voltou a Nicomédia e recomeçou a pregar, mas usando apenas a hóstia tradicional, sem odor ou gosto. Então, não se sabe por quê, os fiéis o foram abandonando e assim ele deixou de receber oferendas, emagrecendo muito e acabando por morrer de fome nos dias de Juliano. Dizem que nos derradeiros instantes estava tão magro e com a pele tão diáfana que se colocasse uma vela por detrás dele, podiam-se ver os seus ossos. E por seus milagres e sua morte pia e martirizante, o papa Inocêncio III canonizou o homem que provou a Trindade e desde então é chamado de Santo Ernulfo.”
    José Roberto Torero, Marcus Aurelius Pimenta

  • #6
    Ron Garan
    “And in that moment, I was hit with the realization that this delicate layer of atmosphere is all that protects every living thing on Earth from perishing in the harshness of space.”
    Ron Garan, The Orbital Perspective: Lessons in Seeing the Big Picture from a Journey of 71 Million Miles

  • #7
    Jon   Stewart
    “It's funny. When we were alive we spent much of our time staring up at the cosmos and wondering what was out there. We were obsessed with the moon and whether we could one day visit it. The day we finally walked on it was celebrated worldwide as perhaps man's greatest achievement. But it was while we were there, gathering rocks from the moon's desolate landscape, that we looked up and caught a glimpse of just how incredible our own planet was. Its singular astonishing beauty. We called her Mother Earth. Because she gave birth to us, and then we sucked her dry.”
    Jon Stewart, Earth (The Book): A Visitor's Guide to the Human Race

  • #8
    George R.R. Martin
    “Remember this, boy. All dwarfs may be bastards, yet not all bastards need be dwarfs." And with that he turned and sauntered back into the feast, whistling a tune. When he opened the door, the light from within threw his shadow clear across the yard, and for just a moment Tyrion Lannister stood tall as a king.”
    George R.R. Martin, A Game of Thrones



Rss