More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Por que você se importa com o que sinto sobre Basea?, eu tinha sinalizado, e ainda ouço a sua resposta na minha memória. Não era pra todo mundo se importar?
Nossos passados importam porque eles nos criaram, ajudaram a nos moldar em quem somos.
Mas nunca esqueço que aquele homem existe. Os hematomas nos braços de Jeran sempre me lembram.
acho que a minha mente precisava se conectar com alguém que estivesse disposto a entender.
Que possa haver alvoreceres futuros
É pelos gentis que sempre temo mais, os dispostos a abrir o coração, que sofrem pelos outros e ficam felizes pela felicidade dos outros.
Que suposição boba, repreendo a mim mesma com constrangimento, fantasiar um futuro distante que pode nem acontecer, com alguém que ainda estou começando a conhecer. Mas, nos olhos dele, vejo um espelho hesitante dos meus pensamentos. É a esperança louca de alguém que ousa pensar que podemos viver por tempo suficiente para virmos aqui de novo. Que não acha besteira querer.
— Honra é uma coisa ingrata — murmura Adena. — Vão nos caçar de manhã como se fôssemos criminosos. — Às vezes, um crime é um ato de heroísmo
Vocês passaram a vida toda olhando com desprezo para o chão onde piso. Para o estilo das minhas roupas e para o tom da minha pele. Para a comida que como. Para o idioma do meu povo, para os sinais que uso porque não sou capaz de falar em voz alta. Vocês desejaram a morte dos meus entes queridos, barrando-os da segurança das suas portas, ao mesmo tempo que tiram deles o que gostam: as joias, os costumes e comidas, as tradições. Vocês tiraram vantagem do meu silêncio de todas as formas, roubaram minha dignidade e meu orgulho. Me usaram em benefício próprio.
Por que você faria isso? Eles parecem perguntar com o olhar. Porque a minha mãe me ensinou que, apesar de tudo, tenho que escolher o bem.
Por Mara, por seus cidadãos, pelos ricos, cruéis, pobres e sofredores, vou dar minha vida hoje no campo de batalha. E talvez nem importe. Vai ser como todos os outros países que caíram perante a Federação: os soldados que a enfrentaram, esquecidos, cinzas sopradas ao vento. Vai ser como se eu nunca tivesse existido. Será que todos os Foices morrerão hoje? Será que o mundo vai lembrar que Mara já teve uma força de elite?
Minha voz perdida. Minhas lembranças confusas do meu pai. Minha incapacidade de me lembrar do rosto dele. O gás venenoso da Federação destruiu minha garganta, sim. Mas esse nunca foi o verdadeiro motivo para eu ter parado de falar depois daquela noite. Se eu não tivesse gritado pelo meu pai, é provável que tivessem oferecido a ele e à minha mãe a oportunidade de entrar para a Federação, me guardando como seguro para que eles ficassem leais à nova nação. Teríamos sobrevivido. Mas eu levantei a voz. E minha voz matou meu pai.
Eles tinham construído uma sociedade tão poderosa, estavam preparados para sair deste mundo e viajar para as estrelas. Mas foram descuidados na forma como viviam e criavam. E, quando uma arma que eles construíram fugiu ao controle, eles pagaram com a vida. Escuto com o coração na garganta. — Essa arma causou uma doença. Eles tentaram impedi-la, construíram muralhas enormes em volta das cidades para contê-la. — O olhar fica grudado em mim enquanto ele fala. — Seus melhores cientistas, os mais inteligentes, correram para procurar a cura. Não adiantou. A natureza acaba indo mais rápido do que
...more
Mas conquistar pessoas é fácil. É só quebrar as suas defesas, tomar as cidades, queimar o mundo até não restar nada. Mas nos aniquilar é impossível. Uma semente vai sobreviver.