More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Quando eu perguntava o que acontece quando as pessoas fazem amor, vocês nunca me respondiam, e agora eu tenho que contar o que se passa na minha cabeça? Guardem seus segredos, se vocês se divertem com isso, mas não esperem que eu vá contar os meus!
Como se falar só pudesse servir para produzir acontecimentos. Falar é existir. Preste atenção: elas sabem disso tão bem que ficam falando por horas para não dizer nada.
Nós chegamos à conclusão de que eles deixaram você aqui porque qualquer decisão pode ser interpretada, e que a falta de decisão deles indica a única coisa que eles querem que a gente saiba, que é que nós não devemos saber nada.
um dia, eu estaria sozinha na grande sala cinza. De manhã, um guarda me passaria a comida, que eu colocaria para cozinhar na chapa de aquecimento, eu comeria, dormiria e morreria sozinha, sem ter compreendido nosso destino nem por que ele nos fora infligido.
A gente só sabe o que eles não querem.
Você tem tão pouca ideia do que era ter um destino que não consegue entender o que significa ser privada de um do jeito que nós fomos. Repare no nosso modo de vida: nós sabemos que é preciso agir como se fosse de manhã, porque eles aumentam a luz, depois nos passam a comida, e, num dado momento, a luz diminui. Nós não temos nem certeza de que eles nos fazem viver num ritmo de vinte
Ser bonita era para os homens?
Elas já não me pareciam tão tolas, pois eu estava compreendendo que, por não terem nada nas suas vidas, elas pegavam o pouco que aparecia e usavam ao máximo, explorando cada migalha de acontecimento para alimentar suas mentes famintas.
Elas tiveram maridos, amantes, filhos: elas se deram conta que, de tanto terem medo de pensar naquilo, por causa da tristeza, esqueceram de quase tudo. Minhas perguntas estavam reabrindo as feridas. No entanto, elas não tentaram me calar, pois estavam assustadas por terem perdido a própria história.
Elas tinham desejado algo durante toda a vida, mas não estavam reconhecendo, no que lhes fora dado, aquilo que esperavam. Talvez, quando a pessoa já teve um dia a dia compreensível, ela nunca consiga se acostumar com a estranheza.
Eu estava descobrindo a solidão física, tão banal para a humanidade usual,
se elas não tinham morrido com aquilo, era porque a tristeza não matava.
Saber serve pra saber! Às vezes a gente pode fazer alguma coisa com o que sabe, mas isso não é o mais importante. Eu quero saber tudo o que existe pra saber, por nada, por prazer, e agora eu exijo que você me ensine tudo o que sabe, mesmo que eu nunca vá usar pra nada. Aliás, não esqueça que sou a mais nova, é provável que um dia eu seja a última, e aí talvez eu precise saber coisas por motivos que hoje eu ainda não tenho a mínima ideia.
A ideia de cultivar os poucos prazeres aos quais podíamos ter acesso foi ganhando terreno.
Nós viemos de um mundo onde isso não era preciso, nós já encontrávamos as coisas prontas e nunca nos perguntávamos como elas eram feitas
as mulheres estavam descobrindo que sobreviver não passa de adiar o momento de morrer.
Acho que, mesmo com vocês, eu sempre estive sozinha, porque eu era tão diferente.
eu, que nunca conheci os homens, diante
Atravessei ele em todas as direções e não encontrei seus limites.
teriam conseguido escapar: eles teriam visto o céu, a planície, teriam estremecido, teriam pensado em cidades, em resgate, mas teriam, como nós, encontrado esta liberdade vazia na qual eu passara minha vida.
tinham conhecido a verdadeira vida, e eu tive muita inveja delas, mas elas morreram, eu estou prestes a isso, e o que significa ter vivido quando não se está mais vivo?
A cada trinta dias, digo que um mês se passou: mas são apenas palavras, elas não me dão realmente o tempo. Será que nunca se tem o tempo, quando se está sozinho? Só é possível obtê-lo observando sua passagem pelos outros
A alternância dos dias e das noites não passa de um fenômeno físico, o tempo é uma questão para os seres humanos
“Senhor, se você estiver em algum lugar aí em cima e não tiver muito o que fazer, venha conversar um pouco comigo, eu estou muito sozinha e isso me faria feliz”.