More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Já ouvi dizer que a personalidade de uma criança é influenciada pelo significado do nome dado a ela. Bom, o meu pai me deu o meu nome, me deu o nome dele e me deu a minha maior vantagem na vida: minha habilidade de suportar adversidades. Ele me chamou de Will.
Já ouvi dizer que a personalidade de uma criança é influenciada pelo significado do nome dado a ela. Bom, o meu pai me deu o meu nome, me deu o nome dele e me deu a minha maior vantagem na vida: minha habilidade de suportar adversidades. Ele me chamou de Will.
“Nunca discuta com um tolo, porque de longe não dá pra saber quem é quem.”
Quando você não sabe que não deveria ser capaz de fazer algo, você simplesmente faz.
James Avery, surpreso, voltou do corredor. O set ficou em silêncio enquanto todos se davam conta de que aquele seriado estava prestes a se tornar algo especial. O objetivo da cena era mostrar que nunca devemos julgar um livro pela capa. Os produtores ficaram tão inspirados por aquele momento de improviso que o mantiveram no episódio, e essa se tornou a premissa que definiu o tom da série.
É melhor ser um guerreiro num jardim do que ser um jardineiro numa guerra.
Para um adolescente, com exceção da dor física, nada é pior do que sua mãe pegar você e sua namorada de quatro no ato no chão da cozinha.
Mas ela não arrumou qualquer um, cara. Ela chamou o Jazzy Jeff.
Dali em diante, nós éramos DJ Jazzy Jeff and the Fresh Prince, apenas dois moleques de West Philly — parceiros, amigos, irmãos. E somos até hoje.
Estávamos procurando o nosso som, mas encontramos a nós mesmos.
eu não vou pra faculdade.
Isso era antigamente, quando você precisava copiar uma fita por vez. Era chato e monótono — sabe, tipo construir a porra de um muro, tijolo por tijolo, aos 9 anos — mas precisava ser feito, então eu fazia.
Era uma coisa nova — ouso dizer que… era algo fresco.
Era como se ele fosse um virgem de 17 anos entrando no set de um filme pornô e descobrindo que ele era o astro.
No fundo sempre soube que os meus sonhos seriam alcançados ou destruídos pelas pessoas com as quais eu escolhia me cercar.
A esperança sustenta a vida. A esperança é o elixir da sobrevivência em nossas horas mais sombrias. A habilidade de enxergar e imaginar um dia melhor dá significado ao nosso sofrimento e o torna mais tolerável. Quando perdemos a esperança, perdemos a nossa fonte principal de força e resiliência.
O conselho das pessoas é baseado nos medos, experiências e preconceitos delas, e, no fim das contas, o conselho delas é apenas isso: delas, não seu. Quando as pessoas dão conselhos, elas se baseiam no que elas fariam. Na percepção delas, o que elas acham que você pode fazer. Mas a realidade é que embora seja verdade que todos nós estamos sujeitos a uma série de leis universais, padrões, marés e correntes — tudo de certa forma previsível —, esta é a primeira vez que você aconteceu. VOCÊ e AGORA são ocorrências únicas, das quais você é a medida mais confiável entre todas as possibilidades.
Mas Mãe-Mãe tinha invadido a minha cabeça. E se ela estiver certa?
“Os telefones não pararam de tocar o dia todo por causa de vocês pedindo pra ouvir esses caras, então se preparem para os nossos vizinhos, direto de Philly, DJ Jazzy Jeff and the Fresh Prince. Essa é… ‘Girls Ain’t Nothing but…’”
Comecei a dar risinhos, uma reação automática que tenho até hoje quando me vejo em situações extremamente emotivas. Não conseguia parar de rir. Uma risada feliz, cheia de alegria. O prazer de uma criança ao acordar na manhã de Natal. A alegria da descoberta. Da esperança renovada. De uma nova vida. A felicidade de estar certo sobre mim mesmo.
Ele estava com o saco de lixo pendurado por cima do ombro feito um Papai Noel do gueto.
seja bom com todos que encontrar no caminho para o topo, porque você pode passar por eles de novo no caminho para baixo.
Limitei a minha autoestima à escala de sua felicidade. Se ela estivesse feliz, isso queria dizer que eu era uma boa pessoa. Se ela estivesse infeliz, isso queria dizer que eu era um monstro.
A gente não sabia merda nenhuma.
Mas a realidade é uma só: a vida é assim. Viver é a jornada que vai do não saber até o saber.
Esperamos ter muito conhecimento, sabedoria e a sensação de certeza antes de nos aventurarmos. Mas essa visão está equivocada: é nos aventurando que adquirimos conhecimento.
E 15 mil pessoas gritavam: “QUEREMOS BUCETA!!” Incluindo, provavelmente, as oito mil mulheres presentes. (Ainda não consigo entender isso até hoje.)
(Tudo tem gosto de frango. Não, na verdade não tem — eu só queria soltar essa frase.)
Passamos mais de um mês em Londres, e eu não saberia dizer uma única coisa sobre a cidade após essa viagem. Não andamos pelo Hyde Park nem visitamos a Abadia de Westminster. Não vimos o Palácio de Buckingham nem subimos na Torre de Londres. Não nos sentamos em nenhum pub com mais de mil anos nem comemos fish and chips. E pode crer que não fomos a nenhuma partida de futebol.
o vencedor de Melhor Performance de Rap foi DJ Jazzy Jeff and the Fresh Prince por “Parents Just Don’t Understand”, nos transformando nos primeiros rappers de todos os tempos a ganhar um Grammy.
Como você provavelmente pode imaginar, isso me comprou uma passagem de primeira classe num trem-bala para o sofrimento.
A verdade era que eu não a tinha perdoado.
Foi a primeira vez que notei o poder da energia de uma cidade.
Ele sugeriu que gravássemos lá. Afinal de contas, Mick Jagger, Grace Jones, David Bowie, Sade e até o Iron Maiden tinham gravado no Compass Point.
“É possível impedir um assassinato, mas não dá para impedir um suicídio.”
Todos precisamos lidar com o processo natural de destruição. Tudo é impermanente — o seu corpo vai envelhecer; o seu melhor amigo vai se formar e mudar de cidade; aquela árvore na frente da casa de Stacey Brooks, na qual você costumava subir, vai tombar numa tempestade. Os seus pais vão morrer. Tudo muda; tudo se ergue e desaba. Nada e ninguém é imune à entropia do universo.
Teria que viver para sempre sem saber o que teria acontecido se tivesse dado o seu melhor.
É respeitável perder para o universo. Mas é trágico perder para si mesmo.
Ficar famoso é a maior diversão que o mundo material pode oferecer. Ser famoso é um pouco agridoce; mas deixar de ser famoso é um saco.
O universo não é lógico, ele é mágico.
Gigi tinha um pensamento parecido. Ela dizia: “Não bloqueie as suas bênçãos.” Ainda que as possibilidades estejam perpétua e abundantemente fluindo ao nosso redor, nós podemos perdê-las, ou pior, bloqueá-las ou repeli-las.
A magia exige atenção (fé — você precisa acreditar na magia); preparação (tirar a pedra do caminho — precisamos identificar e erradicar as resistências venenosas e os impedimentos dentro de nós mesmos); então, entrega (liberar o caminho e confiar que a magia faça o que sabe fazer).
Agora, esta é uma história sobre como a minha vida mudou, virou de cabeça para baixo. E eu gostaria de tomar um minuto do seu tempo, pode ficar sentado… vou te contar como me tornei o príncipe de um lugar chamado Bel-Air. Seis semanas antes, eu estava em posição fetal em Marina del Rey, perdido, deprimido e assustado. E, de repente, o universo me deu uma nova família: James Avery, Janet Hubert-Whitten, Alfonso Ribeiro, Tatyana Ali, Karyn Parsons, Joseph Marcell.
James Avery: Tio Phil. Um metro e noventa e três, 155kg. Ator shakespeariano. Nova figura paterna. Exigia o maior comprometimento com a minha arte. “Você não é um rapper aqui… você é um ator. Então aja feito um.” Passei a maior parte dos seis anos seguintes buscando a aprovação dele. Janet Hubert-Whitten: A primeira Tia Viv. Ameaça tripla — cantora, dançarina, atriz. Esplêndida em tudo. Estrelou em Cats na Broadway. A consciência do seriado. Lutou incansavelmente para representar com dignidade o povo negro norte-americano em Um maluco no pedaço. O programa sem dúvida sofreu com a saída dela.
Alfonso Ribeiro: Carlton Banks. Atua desde os 9 anos. “O Garoto do Sapateado”. Broadway; televisão; cinema. Aliado inabalável, grande amigo — estava comigo para o que desse e viesse. Me deu o melhor conselho de todos (“Ei, cara, eu escutei os produtores conversando sobre o nome do seu personagem. Escuta o que estou te dizendo: dá o seu nome ao personagem, Will Smith. Porque as pessoas vão te chamar disso pelo resto da vida.” — Carlton). Tatyana Ali: Ashley Banks. Onze anos de idade e ainda assim tinha mais experiência do que eu. Cantora, dançarina, atriz: Vila Sésamo, Star Search, Eddie Murphy
...more
This highlight has been truncated due to consecutive passage length restrictions.
Encontrei o meu negócio. O mundo da atuação libertou todos os impulsos artísticos contidos em mim. Foi a primeira tela que pareceu grande o bastante para que eu pudesse expressar minha imaginação. Minha expressão musical sempre pareceu estreita e restringida pelos limites da minha habilidade e dos meus talentos. Fazer música era parecido com morar num bairro muito bom, enquanto atuar era como ser solto num universo infinito. Como ator, podia ser qualquer pessoa, ir para qualquer canto e fazer qualquer coisa: campeão mundial de boxe, piloto de caça, treinador de tênis, defensor da galáxia,
...more
Mudanças podem ser assustadoras, mas são inevitáveis. Na verdade, a impermanência é a única coisa com a qual você pode contar. Se não quer ou não consegue se virar e se adaptar às ondas incessantes e instáveis da vida, não vai gostar de estar aqui. Algumas pessoas tentam jogar com as cartas que gostariam de ter, em vez de jogar com a mão que receberam. A capacidade de se ajustar e improvisar é, possivelmente, a habilidade humana mais importante.
Tudo o que sobe cai — não importa quão quente seja o verão, o inverno é inevitável.
Depois da TV, qual seria o meu próximo passo? Havia apenas uma resposta: cinema.
Sabia que haveria um encontro apaixonado de primavera; um redemoinho quente de verão; um outono melancólico; e então uma morte fria de inverno.