More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Read between
December 26 - December 31, 2022
As pessoas vão embora, e isso é uma realidade. Sua mãe vai embora, seu pai vai embora, sua namorada chata vai embora, sua melhor amiga-irmã vai embora, as pessoas que cuidaram de você desde pequena e que você reluta em chamar de família de um jeito ou de outro vão embora, seus vizinhos vão embora.
Você sai da vida das pessoas. Desaparece. Não sabe de nada e, quando as vê completamente diferentes do que eram, você acha estranhíssimo. Mas a estranha é você. Também. As pessoas partem para outros lugares. As pessoas escolhem outros caminhos. Ou caminhos por onde você nunca imaginou passar.
Você é todo mundo, ainda que tenham te dito que não. E você não é todo mundo.
Ser adulto era saber das pessoas, saber cuidar das pessoas, dos seres.
Ser adulta era saber chorar as coisas, saber que não se pode pagar por tudo, que às vezes não se pode pagar e ponto.
Não sei nomear o que sinto, porque é tudo um constante nada.
Tem que parar de sentir pra poder sobreviver. Tu me disse uma vez que tínhamos que revirar o medo pra existir. É verdade. Só assim pra existir. — Sim. Eu tô exausta. Tão exausta que não tenho medo de nada.
Es una paradoja. En la vida muchas veces llegamos a eses momentos de decisión, pero eso es bueno, vea, que allí en este punto, puede tomar una decisión
que cambia tu vida, entonces que son buenas las
As pessoas somem. É isso. Um dia tu acorda e não tão mais lá. Morrem. Vão embora. Vão embora e morrem. Passam ao teu lado sem te reconhecer. As pessoas vão embora. É assim.
ficou claro que voltar não existiria para ela. Que o país do qual havia fugido não era mais seu país, que sua casa não existia mais, que as pessoas que ela amava estavam espalhadas no mundo, que para ela não havia nenhuma relação amorosa possível com o passado, não havia nostalgia,
O fim do mundo exigia decisões impossíveis. Decisões que estavam prontas e precisavam ser aceitas. Como a morte, a proibição ou o esquecimento.
Outro dia perguntei se alguém poderia me ensinar a morrer, porque eu estou um pouco cansada.

