Política é Para Todos
Rate it:
Open Preview
Kindle Notes & Highlights
Read between February 14 - March 29, 2022
3%
Flag icon
“Política” tem a ver com o modo como nos organizamos enquanto sociedade — uma noção que está embutida na própria palavra.
4%
Flag icon
o futuro está indefinido e depende de nossa capacidade coletiva de imaginação e de ação.
4%
Flag icon
a opinião de uma maioria não pode se sobrepor aos direitos fundamentais das minorias.
5%
Flag icon
a democracia — ao menos hoje em dia — é um regime político que parte do pressuposto de que todos os indivíduos são iguais perante as leis, e que casta, classe, família, corporação ou partido não são atributos para decidir os rumos da sociedade sem que haja um processo de escolha anterior que abranja a totalidade dos cidadãos, seja de forma direta, seja por meio de seus representantes eleitos.
5%
Flag icon
para que exista cidadania é necessário que os cidadãos sejam ativos na cobrança e na fiscalização de seus direitos e se sintam responsáveis pelo destino coletivo da sociedade.
6%
Flag icon
E, quando se vive numa comunidade, o bem-estar do outro afeta nosso próprio bem-estar.
9%
Flag icon
Dizer que houve evolução não significa, claro, que estejamos vivendo hoje o ideal. Reconhecer avanços não quer dizer que não precisamos mais avançar.
10%
Flag icon
O problema da violência policial é de interesse público não apenas pelos danos que inflige a suas vítimas, mas porque constitui um exemplo de abuso do Estado contra os próprios cidadãos.
10%
Flag icon
Além de ameaçar a vida e a integridade física de indivíduos e de grupos sociais, a violência policial não justificada atenta contra os princípios do próprio Estado.
23%
Flag icon
democracia (governo de muitos); oligarquia (governo de poucos, das elites); timocracia (governo de poucos indivíduos despreparados); tirania (governo de um indivíduo em seu benefício próprio) e aristocracia (governo pelos “melhores da sociedade”).
24%
Flag icon
No Brasil, as mulheres só puderam votar a partir de 1932; nos eua, até o final dos anos 1950, a população negra encontrava todo tipo de obstáculo legal e ilegal no exercício do direito ao voto;