More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Read between
October 4 - October 19, 2024
A única maneira de acabar com toda violência é abrir mão da história pessoal.
mecanismo básico da motivação pela culpa é atribuir a responsabilidade pelos próprios sentimentos a outras pessoas.
(1) culpar a nós mesmos, (2) culpar os outros, (3) perceber os próprios sentimentos e necessidades, (4) perceber os sentimentos e as necessidades ocultos na mensagem negativa da outra pessoa.
Joseph Campbell: “A opinião dos outros sobre nós deve ser deixada de lado para termos felicidade plena”.
Na CNV, não importam as palavras que os outros usem para se expressar; prestamos atenção apenas em suas observações, sentimentos, necessidades e pedidos. Podemos então querer reproduzir o que ouvimos, parafraseando o que compreendemos. Assim, permanecemos em empatia, permitindo que os outros tenham ampla oportunidade de se manifestar antes de voltarmos a atenção para soluções ou pedidos de ajuda.
a palavra deveria, usada em frases como em “eu deveria ter previsto” ou “eu deveria ter feito aquilo”. Na maioria das vezes em que usamos essa palavra, resistimos ao aprendizado, pois deveria implica não haver opção. Ao ouvirem qualquer exigência, as pessoas tendem a resistir a ela, por entenderem ser uma ameaça à autonomia — nossa forte necessidade de escolha. Temos essa reação à tirania mesmo que se trate de tirania interior, na forma de um deveria.
Culpar e punir os outros são expressões externas da raiva. Se desejamos expressar a raiva plenamente, o primeiro passo é eximir o outro de qualquer responsabilidade por ela. Em vez disso, iluminamos com a luz da consciência nossos sentimentos e necessidades. Ao expressarmos as necessidades, é bem mais provável que elas sejam satisfeitas se não julgarmos, culparmos ou punirmos os outros.
quanto mais você se tornar perito em gratidão, menos será vítima de ressentimento, depressão e desespero. A gratidão agirá como um elixir que gradualmente dissolverá a casca dura de seu ego — sua necessidade de possuir e controlar — e o transformará num ser generoso. A sensação de gratidão produz uma verdadeira alquimia espiritual, nos torna magnânimos — de alma ampla. Sam Keen, filósofo
A CNV distingue claramente três componentes ao manifestar um reconhecimento: 1.As ações que contribuíram para o bem-estar. 2.As necessidades específicas que foram supridas. 3.Os sentimentos agradáveis gerados pelo atendimento dessas necessidades.
“Alimente os famintos, cure os doentes, e então se dê um tempinho. Nunca ande quando puder dançar; faça de sua casa um cômodo ninho”.