A vida intelectual (Translated): Seu espírito, suas condições, seus métodos (Portuguese Edition)
Rate it:
3%
Flag icon
Étienne Gilson, Jacques Maritain, André Marc, Maurice Blondel, Pierre Boutang, Charles Péguy, T. S. Eliot, John Senior, Georges Bernanos, Paul Claudel, G. K. Chesterton, Giovanni Papini, François Mauriac e tantos outros, incluindo, como veremos em seguida, o nosso querido Pe. Sertillanges.
3%
Flag icon
Papa Leão xiii quando, em 1879, na encíclica Aeterni Patris,
4%
Flag icon
Também me ocorria, durante essa leitura, a evocação do soneto de Rainer Maria Rilke Torso arcaico de Apolo, na tradução de Manuel Bandeira, em que a contemplação da beleza e harmonia perfeitas no corpo do deus grego impunha ao observador, de repente, a consciência do seu dever de mudar o rumo da sua vida e buscar a perfeição.
9%
Flag icon
opúsculo
10%
Flag icon
Uma vocação não se satisfaz com vagas leituras e pequenos trabalhos dispersos. Exige penetração e continuidade, um esforço metódico, que vise uma plenitude que corresponda ao apelo do Espírito e aos recursos que Ele nos quis comunicar.
10%
Flag icon
frase de Disraëli: “Faz o que te agrada, desde que realmente te agrade”, é um precioso conselho. O gosto que está em correlação com as tendências profundas e com as aptidões é um excelente juiz. Se São Tomás pôde dizer que o prazer qualifica as funções e pode servir para classificar os homens, ele poderia concluir disso que o prazer também pode revelar nossas vocações. Basta que mergulhemos até essas profundezas onde o gosto e o impulso espontâneo encontram-se com os dons de Deus e com sua Providência.
11%
Flag icon
Ame a verdade e seus frutos de vida, por você e pelos outros; consagre ao estudo e a seu uso o principal do seu tempo e do seu coração.
11%
Flag icon
gloríola.
11%
Flag icon
Os guizos da publicidade só tentam os espíritos fúteis. A ambição, subjugando a Verdade eterna, ofende-a.
11%
Flag icon
Obter sem pagar é um desejo universal; mas é o desejo de corações covardes e de cérebros enfermos.
11%
Flag icon
probo,
12%
Flag icon
O que vale mais do que tudo é o querer, um querer profundo: querer ser alguém, chegar a algum lugar; ser já, pelo desejo, esse alguém qualificado por seu ideal.
15%
Flag icon
“O exercício das virtudes morais”, diz-nos por seu turno São Tomás de Aquino, “virtudes pelas quais são refreadas as paixões, é de extrema importância para adquirir a ciência”.
16%
Flag icon
Quais são os inimigos da sabedoria? A ininteligência, evidentemente; pois tudo aquilo que dizemos dos vícios, das virtudes e de seu papel na ciência pressupõe sujeitos que têm no fundo a mesma natureza. Mas, além da estultícia, que outros inimigos você teme? Não pensa na preguiça, onde os melhores dons são sepultados? Na sensualidade, que debilita o corpo e o torna pesado, nubla a imaginação, embota a inteligência, dissipa a memória? No orgulho, que ora ofusca, ora obscurece, e nos aprisiona de tal forma em nossa visão das coisas que a visão do universal pode nos escapar? Na inveja, que recusa ...more
17%
Flag icon
diletantes.
17%
Flag icon
Dois dos dezesseis conselhos de São Tomás em matéria de estudo são para eles: “Altiora te ne quaesieris”: não busques o que está acima de ti; “Volo ut per rivulos, non statim, in mare eligas introire”: quero que escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente. Preciosos conselhos, proveitosos tanto para a ciência quanto para a virtude, pois equilibram o homem.
18%
Flag icon
frondoso,
18%
Flag icon
O sábio começa pelo começo e só dá um novo passo depois de assegurar o anterior.
18%
Flag icon
escrute
18%
Flag icon
efígie
19%
Flag icon
A inteligência desempenha plenamente seu papel exercendo uma função religiosa, quer dizer, prestando um culto à verdade suprema através da verdade reduzida e dispersa. Cada verdade é um fragmento que exibe em todos os seus aspectos suas ligações; a Verdade em si mesma é uma, e a Verdade é Deus.
20%
Flag icon
cadinho
21%
Flag icon
O homem de pensamento tem uma fisiologia especial; deve cuidar dela e não hesitar em consultar um especialista no assunto.11 Em todo caso, as prescrições usuais devem ser seguidas. Uma boa higiene é uma virtude quase intelectual. Entre os modernos, nos quais a filosofia é às vezes tão pobre, a higiene é rica: não a desprezes, ela enriquecerá sua filosofia.
21%
Flag icon
amarfanhar.
22%
Flag icon
malsãs,
23%
Flag icon
“Não atrelarás o jumento com o boi”,
23%
Flag icon
ascetismo
23%
Flag icon
A esse respeito, a mulher de um intelectual tem uma missão que talvez seja bom assinalar: muitas vezes ela a esquece e, em vez de ser uma Beatriz, torna-se um papagaio tagarela e dissipador! Toda mulher deve desposar a carreira de seu marido; o centro de gravidade da família é sempre o trabalho do pai. É aí que está a vida produtiva, e portanto o essencial do dever. E isso é tanto mais verdadeiro quanto mais nobre e laboriosa for essa carreira. A vida comum tem então um cume em seu centro; é aí que a mulher deve instalar-se, em vez de tentar afastar-se do pensamento viril. Atraí-lo para ...more
24%
Flag icon
Que a guardiã do lar não seja portanto o seu gênio mau, que seja sua musa. Tendo desposado uma vocação, que tenha também ela uma vocação. Realizá-la por si mesma ou por seu marido, que importa? Ela também a realiza, pois é uma só carne com aquele que a realiza. Sem a necessidade de ser uma intelectual, e menos ainda uma erudita ou uma scholar, ela pode produzir muito ajudando seu marido a produzir, levando-o a se controlar, a dar o seu máximo, erguendo-o nas inevitáveis quedas, animando-o nos momentos de fraqueza, consolando-o nas decepções sem acentuar muito sua importância, acalmando-o nas ...more
25%
Flag icon
Seja lento para falar e lento para digirir-se ao parlatório, porque as muitas palavras fazem o espírito “derramar-se como a água”; pague com sua cortesia para com todos o direito de só freqüentar verdadeiramente aqueles cujo convívio é proveitoso; evite, mesmo com esses, a excessiva familiaridade que apequena e desorienta; não corra atrás das novidades que ocupam o espírito em vão; não se envolva com ações e conversas seculares, ou seja, sem dimensão moral ou intelectual; evite os caminhos inúteis que consomem as horas e favorecem a vagabundagem dos pensamentos. Tais são as condições do ...more
28%
Flag icon
spleen;
28%
Flag icon
A amizade é uma maiêutica; extrai de nós os nossos mais ricos e mais íntimos recursos; abre as asas dos nossos sonhos e dos nossos pensamentos obscuros; controla nossos juízos, experimenta nossas idéias novas, conserva o ardor e inflama o entusiasmo.
29%
Flag icon
De resto, nas freqüentações, comporte-se de tal maneira que sempre o seu espírito e o seu coração dominem a situação: assim, não será nem invadido nem contaminado quando o meio for medíocre, e, caso ele seja nobre, o que ele fará é reforçar em seu interior os efeitos da solidão, o amor à verdade e as lições que ela lhe dá.
30%
Flag icon
Nossos contatos com o exterior deveriam ser como os do anjo, que toca e não é tocado, a menos que o queira; que dá e que nada perde, já que pertence a um outro mundo.
32%
Flag icon
veleidades,
43%
Flag icon
defender a solidão com um rigor que não condescende com nada. Se você tem deveres, dê-lhes o tempo devido; se tem amigos, combine encontros oportunos; se pessoas incovenientes vierem procurá-lo, feche-lhes gentilmente a porta.
43%
Flag icon
escol
45%
Flag icon
decuplicada
47%
Flag icon
Catecismo do Concílio de Trento,
48%
Flag icon
ulteriores.
49%
Flag icon
solipsismo
51%
Flag icon
Como obra básica, você pode ler o livro de Jacques Maritain Éléments de Philosophie. Ed. Téqui, Paris, 1920 [há tradução brasileira, Elementos de filosofia, ed. Agir, Rio de Janeiro, 1978 — nt]. Para o estudioso mais avançado, A.-D. Sertillanges, Saint Thomas d’Aquin, na Collection de Grands Philosophes, Aubier, Paris, 1920. 8. Sumário dos assuntos e doutrinas memoráveis contidos na Suma e no Suplemento que designa os locais onde eles são amplamente explicados — ne.
52%
Flag icon
O grande inimigo do saber é nossa indolência; é essa preguiça original que detesta o esforço, que gosta de envolver-se caprichosamente nisto ou naquilo, e logo retorna a um automatismo negligente, considerando um movimento vigoroso e contínuo um verdadeiro martírio.
52%
Flag icon
Saber, buscar, saber novamente e distribuir para de novo buscar, eis a vida de um homem consagrado à verdade, assim como adquirir, seja qual for a sua fortuna atual, é o objetivo do avarento. O intelectual sincero diz a cada dia ao Deus da verdade: “O zelo de tua casa me devora”.1
52%
Flag icon
bonzos”,
56%
Flag icon
Axioma
57%
Flag icon
Hilotas
59%
Flag icon
proscrevo
60%
Flag icon
Foi uma comerciante de modas (a Srta. Bertin) quem encontrou esta fórmula: “Só é novo aquilo que foi esquecido”. A maior parte dos escritores não passa de editores; já é alguma coisa, mas eu preciso é dos autores.
61%
Flag icon
Lembre-se aliás de que em boa parte um livro vale o que você vale, e que é você mesmo que o faz valer. Leibniz utilizava tudo; São Tomás pegou dos heréticos e dos paganizantes de seu tempo uma multidão de pensamentos, e nenhum deles o prejudicou. Um homem inteligente encontra em tudo a inteligência, um tolo projeta por todos os lados a sombra de sua fronte estreita e inerte. Escolha o melhor que puder, e faça com que tudo seja bom, amplo, aberto à verdade, prudente e fecundo, porque você mesmo terá sido assim.
« Prev 1