More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Read between
September 28, 2022 - June 14, 2023
Étienne Gilson, Jacques Maritain, André Marc, Maurice Blondel, Pierre Boutang, Charles Péguy, T. S. Eliot, John Senior, Georges Bernanos, Paul Claudel, G. K. Chesterton, Giovanni Papini, François Mauriac e tantos outros, incluindo, como veremos em seguida, o nosso querido Pe. Sertillanges.
Papa Leão xiii quando, em 1879, na encíclica Aeterni Patris,
Também me ocorria, durante essa leitura, a evocação do soneto de Rainer Maria Rilke Torso arcaico de Apolo, na tradução de Manuel Bandeira, em que a contemplação da beleza e harmonia perfeitas no corpo do deus grego impunha ao observador, de repente, a consciência do seu dever de mudar o rumo da sua vida e buscar a perfeição.
opúsculo
Uma vocação não se satisfaz com vagas leituras e pequenos trabalhos dispersos. Exige penetração e continuidade, um esforço metódico, que vise uma plenitude que corresponda ao apelo do Espírito e aos recursos que Ele nos quis comunicar.
frase de Disraëli: “Faz o que te agrada, desde que realmente te agrade”, é um precioso conselho. O gosto que está em correlação com as tendências profundas e com as aptidões é um excelente juiz. Se São Tomás pôde dizer que o prazer qualifica as funções e pode servir para classificar os homens, ele poderia concluir disso que o prazer também pode revelar nossas vocações. Basta que mergulhemos até essas profundezas onde o gosto e o impulso espontâneo encontram-se com os dons de Deus e com sua Providência.
Ame a verdade e seus frutos de vida, por você e pelos outros; consagre ao estudo e a seu uso o principal do seu tempo e do seu coração.
gloríola.
Os guizos da publicidade só tentam os espíritos fúteis. A ambição, subjugando a Verdade eterna, ofende-a.
Obter sem pagar é um desejo universal; mas é o desejo de corações covardes e de cérebros enfermos.
probo,
O que vale mais do que tudo é o querer, um querer profundo: querer ser alguém, chegar a algum lugar; ser já, pelo desejo, esse alguém qualificado por seu ideal.
“O exercício das virtudes morais”, diz-nos por seu turno São Tomás de Aquino, “virtudes pelas quais são refreadas as paixões, é de extrema importância para adquirir a ciência”.
Quais são os inimigos da sabedoria? A ininteligência, evidentemente; pois tudo aquilo que dizemos dos vícios, das virtudes e de seu papel na ciência pressupõe sujeitos que têm no fundo a mesma natureza. Mas, além da estultícia, que outros inimigos você teme? Não pensa na preguiça, onde os melhores dons são sepultados? Na sensualidade, que debilita o corpo e o torna pesado, nubla a imaginação, embota a inteligência, dissipa a memória? No orgulho, que ora ofusca, ora obscurece, e nos aprisiona de tal forma em nossa visão das coisas que a visão do universal pode nos escapar? Na inveja, que recusa
...more
diletantes.
Dois dos dezesseis conselhos de São Tomás em matéria de estudo são para eles: “Altiora te ne quaesieris”: não busques o que está acima de ti; “Volo ut per rivulos, non statim, in mare eligas introire”: quero que escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente. Preciosos conselhos, proveitosos tanto para a ciência quanto para a virtude, pois equilibram o homem.
frondoso,
O sábio começa pelo começo e só dá um novo passo depois de assegurar o anterior.
escrute
efígie
A inteligência desempenha plenamente seu papel exercendo uma função religiosa, quer dizer, prestando um culto à verdade suprema através da verdade reduzida e dispersa. Cada verdade é um fragmento que exibe em todos os seus aspectos suas ligações; a Verdade em si mesma é uma, e a Verdade é Deus.
cadinho
O homem de pensamento tem uma fisiologia especial; deve cuidar dela e não hesitar em consultar um especialista no assunto.11 Em todo caso, as prescrições usuais devem ser seguidas. Uma boa higiene é uma virtude quase intelectual. Entre os modernos, nos quais a filosofia é às vezes tão pobre, a higiene é rica: não a desprezes, ela enriquecerá sua filosofia.
amarfanhar.
malsãs,
“Não atrelarás o jumento com o boi”,
ascetismo
A esse respeito, a mulher de um intelectual tem uma missão que talvez seja bom assinalar: muitas vezes ela a esquece e, em vez de ser uma Beatriz, torna-se um papagaio tagarela e dissipador! Toda mulher deve desposar a carreira de seu marido; o centro de gravidade da família é sempre o trabalho do pai. É aí que está a vida produtiva, e portanto o essencial do dever. E isso é tanto mais verdadeiro quanto mais nobre e laboriosa for essa carreira. A vida comum tem então um cume em seu centro; é aí que a mulher deve instalar-se, em vez de tentar afastar-se do pensamento viril. Atraí-lo para
...more
Que a guardiã do lar não seja portanto o seu gênio mau, que seja sua musa. Tendo desposado uma vocação, que tenha também ela uma vocação. Realizá-la por si mesma ou por seu marido, que importa? Ela também a realiza, pois é uma só carne com aquele que a realiza. Sem a necessidade de ser uma intelectual, e menos ainda uma erudita ou uma scholar, ela pode produzir muito ajudando seu marido a produzir, levando-o a se controlar, a dar o seu máximo, erguendo-o nas inevitáveis quedas, animando-o nos momentos de fraqueza, consolando-o nas decepções sem acentuar muito sua importância, acalmando-o nas
...more
Seja lento para falar e lento para digirir-se ao parlatório, porque as muitas palavras fazem o espírito “derramar-se como a água”; pague com sua cortesia para com todos o direito de só freqüentar verdadeiramente aqueles cujo convívio é proveitoso; evite, mesmo com esses, a excessiva familiaridade que apequena e desorienta; não corra atrás das novidades que ocupam o espírito em vão; não se envolva com ações e conversas seculares, ou seja, sem dimensão moral ou intelectual; evite os caminhos inúteis que consomem as horas e favorecem a vagabundagem dos pensamentos. Tais são as condições do
...more
spleen;
A amizade é uma maiêutica; extrai de nós os nossos mais ricos e mais íntimos recursos; abre as asas dos nossos sonhos e dos nossos pensamentos obscuros; controla nossos juízos, experimenta nossas idéias novas, conserva o ardor e inflama o entusiasmo.
De resto, nas freqüentações, comporte-se de tal maneira que sempre o seu espírito e o seu coração dominem a situação: assim, não será nem invadido nem contaminado quando o meio for medíocre, e, caso ele seja nobre, o que ele fará é reforçar em seu interior os efeitos da solidão, o amor à verdade e as lições que ela lhe dá.
Nossos contatos com o exterior deveriam ser como os do anjo, que toca e não é tocado, a menos que o queira; que dá e que nada perde, já que pertence a um outro mundo.
veleidades,
defender a solidão com um rigor que não condescende com nada. Se você tem deveres, dê-lhes o tempo devido; se tem amigos, combine encontros oportunos; se pessoas incovenientes vierem procurá-lo, feche-lhes gentilmente a porta.
escol
decuplicada
Catecismo do Concílio de Trento,
ulteriores.
solipsismo
Como obra básica, você pode ler o livro de Jacques Maritain Éléments de Philosophie. Ed. Téqui, Paris, 1920 [há tradução brasileira, Elementos de filosofia, ed. Agir, Rio de Janeiro, 1978 — nt]. Para o estudioso mais avançado, A.-D. Sertillanges, Saint Thomas d’Aquin, na Collection de Grands Philosophes, Aubier, Paris, 1920. 8. Sumário dos assuntos e doutrinas memoráveis contidos na Suma e no Suplemento que designa os locais onde eles são amplamente explicados — ne.
O grande inimigo do saber é nossa indolência; é essa preguiça original que detesta o esforço, que gosta de envolver-se caprichosamente nisto ou naquilo, e logo retorna a um automatismo negligente, considerando um movimento vigoroso e contínuo um verdadeiro martírio.
Saber, buscar, saber novamente e distribuir para de novo buscar, eis a vida de um homem consagrado à verdade, assim como adquirir, seja qual for a sua fortuna atual, é o objetivo do avarento. O intelectual sincero diz a cada dia ao Deus da verdade: “O zelo de tua casa me devora”.1
bonzos”,
Axioma
Hilotas
proscrevo
Foi uma comerciante de modas (a Srta. Bertin) quem encontrou esta fórmula: “Só é novo aquilo que foi esquecido”. A maior parte dos escritores não passa de editores; já é alguma coisa, mas eu preciso é dos autores.
Lembre-se aliás de que em boa parte um livro vale o que você vale, e que é você mesmo que o faz valer. Leibniz utilizava tudo; São Tomás pegou dos heréticos e dos paganizantes de seu tempo uma multidão de pensamentos, e nenhum deles o prejudicou. Um homem inteligente encontra em tudo a inteligência, um tolo projeta por todos os lados a sombra de sua fronte estreita e inerte. Escolha o melhor que puder, e faça com que tudo seja bom, amplo, aberto à verdade, prudente e fecundo, porque você mesmo terá sido assim.