O Nariz
Rate it:
Kindle Notes & Highlights
Read between July 11 - July 11, 2023
75%
Flag icon
“carnavalização”, conceito trabalhado pelo crítico e teórico de literatura soviético Mikhail Bakhtin.2 Para Bakhtin, o carnaval traz a ideia de um novo posicionamento diante da realidade: as pessoas que ocupam uma posição hierárquica superior às demais abrem mão desse lugar para perceber o mundo de um ponto de vista carnavalesco.
75%
Flag icon
A carnavalização, portanto, é a concepção de um momento em que aqueles que são marginalizados podem apropriar-se do centro simbólico e, dessa maneira, tornam-se o centro, ainda que apenas por alguns dias. Muitos autores, como Gógol, lançam mão desse recurso: se aqui temos um nariz, parte do rosto de alguém, que rapidamente ascende na hierarquia pública e ultrapassa seu dono, estamos diante de uma situação carnavalizada, afinal a parte torna-se mais importante que o todo, e a inversão de papéis colabora para ampliar a sensação de absurdo que permeia a narrativa.
76%
Flag icon
até mesmo um nariz é capaz de ganhar respaldo nessa sociedade, desde que agraciado com um título;
85%
Flag icon
Um dos aspectos da cultura popular é o próprio riso. Durante a narrativa, podemos acompanhar diversos momentos em que o narrador de Gógol convida o leitor ao riso e usa esse recurso como crítica social.