Agnes Grey (Coleção Duetos) (Portuguese Edition)
Rate it:
Read between September 12 - September 13, 2022
50%
Flag icon
Aqueles cujas ações estão para sempre diante de nossos olhos, cujas palavras estão sempre em nossos ouvidos, naturalmente nos levarão, embora, contra a nossa vontade - de forma gradual - talvez, a agir e falar como eles fazem. Não vou presumir dizer até onde esse poder irresistível de assimilação se estende; mas se um homem civilizado estivesse condenado a passar uma dúzia de anos em meio a uma raça de selvagens intratáveis, a menos que ele tivesse poder para melhorá-los, eu questiono muito se, no final desse período, ele não teria se tornado, pelo menos, um bárbaro.
50%
Flag icon
Já parecia sentir meu intelecto se deteriorar, meu coração petrificar, minha alma se contrair e eu tremia para que minhas próprias percepções morais não se tornassem mortíferas, minhas distinções de certo e errado se confundissem, e todas as minhas melhores faculdades fossem, finalmente, afundadas sob a influência funesta de tal modo de vida.
50%
Flag icon
Fiquei feliz em ver que todo o mundo não era formado por Bloomfields, Murrays, Hatfields, Ashbys, e que a excelência humana não era um mero sonho da imaginação. Quando ouvimos um pouco de bem, e nenhum mal de uma pessoa, é fácil e agradável imaginar mais - em resumo, é desnecessário analisar todos os meus pensamentos, mas o domingo se tornava agora um dia de prazer peculiar para mim, pois eu gostava de ouvi-lo - e gostava de vê-lo também, embora eu soubesse que ele não era bonito, ou mesmo, como se chama, agradável, no aspecto exterior, mas, certamente, ele não era feio.
55%
Flag icon
"Os laços que nos prendem à vida são mais duros do que você imagina, ou do que qualquer um que não tenha sentido o quanto podem ser puxados sem quebrar. Você pode ser miserável sem um lar, mas mesmo você poderia viver, e não tão miseravelmente como você supõe. O coração humano é como a borracha dos índios, um pouco incha-o, mas muita coisa não o rebentará. Se 'pouco mais do que nada' o perturbará, 'pouco menos do que todas as coisas' será suficiente, para quebrá-lo. Como nos membros externos de nossa estrutura, há um poder vital inerente a si mesmo que o fortalece contra a violência externa.
63%
Flag icon
Eu não a invejava - pelo menos, eu acredito firmemente nisso. Tive pena dela; fiquei espantada, enojada com sua vaidade sem coração; perguntei-me por que tanta beleza deveria ser dada àqueles que a utilizam tão mal, e negada a alguns que a tornariam um benefício tanto para si mesmos quanto para outros. Mas, Deus sabe melhor, concluí. Há, suponho, alguns homens tão vaidosos, tão egoístas e tão insensíveis como ela, e talvez tais mulheres possam ser úteis para puni-los.
66%
Flag icon
"A leitura é minha ocupação favorita quando tenho lazer para ela, e livros para ler."
69%
Flag icon
É uma tolice desejar beleza. As pessoas sensatas nunca a desejam para si mesmas ou se preocupam com ela nos outros. Se a mente for apenas bem cultivada e o coração bem-disposto, ninguém jamais se importa com o exterior. Assim disseram os professores de nossa infância; e assim dizemos às crianças dos dias de hoje. Tudo muito criterioso e apropriado, sem dúvida; mas será que tais afirmações são apoiadas pela experiência real? Estamos naturalmente dispostos a amar o que nos dá prazer, e o que é mais agradável do que um rosto bonito - quando não conhecemos nenhum mal do possuidor, pelo menos? Uma ...more
70%
Flag icon
Aqueles que têm beleza, que agradeçam e façam bom uso dela, como qualquer outro talento. Aqueles que não a têm, que se consolem e que façam o melhor que puderem sem ela - embora seja passível de ser superestimada, é um dom de Deus, e não devem ser desprezados.
72%
Flag icon
Se eu a tivesse visto retratada em um romance, deveria tê-la achado antinatural; se a tivesse ouvido descrita por outros, deveria tê-la considerado um erro ou um exagero; mas quando a vi com meus próprios olhos, e também sofri com ela, só pude concluir que a vaidade excessiva, como a embriaguez, endurece o coração, escraviza a mente, e perverte os sentimentos, e que os cães não são as únicas criaturas que, quando empanturradas até a garganta, ainda se ressentem do que não podem devorar, e negam o menor pedaço de carne a um irmão faminto.