More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Read between
January 1 - January 12, 2025
Ela me é sagrada. Todo o desejo silencia diante de sua presença. Nunca sei o que sinto quando estou
com ela;
Meu diário, que eu havia negligenciado há algum tempo, hoje me caiu nas mãos de novo, e estou surpreso como fui entrando nisso ciente de tudo! Como sempre, vi a minha situação com tanta clareza, e mesmo assim agi como uma criança, e ainda vejo com clareza, e não há sinal de que vá melhorar.
A natureza humana tem seus limites — continuei. — Ela consegue suportar alegria, sofrimento e dor até certo ponto, e sucumbe assim que esse ponto é ultrapassado. Aqui, então, a questão não é saber se alguém é fraco ou forte, mas se consegue aguentar a medida de seu sofrimento, seja ele moral ou físico. Acho igualmente incrível alguém dizer que a pessoa é covarde por ter tirado a própria vida, tanto quanto inadequado chamar de covarde alguém que morre de uma febre maligna.
Oh, tinha o coração oprimido… e nos separamos sem termos nos entendido. Não é fácil as pessoas se entenderem neste mundo.
Mas tinha mesmo de ser assim, que aquilo que perfaz a felicidade do homem também seja a fonte de sua miséria?
não consigo relaxar, mas também não consigo fazer nada. Não tenho força de imaginação, não tenho sentimentos diante da natureza e os livros me enojam. Se faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo.
Tantas vezes sentimos que nos faltam algumas coisas e justamente o que nos falta parece estar de posse de outra pessoa, a quem ainda somamos todas as qualidades que temos, além de certa satisfação idealizada por nós. Assim, a felicidade está completamente pronta no outro, uma criação de nós mesmos.
Muitas vezes quero dilacerar meu peito e esmigalhar meu cérebro, vendo que podemos ser tão pouco importantes uns para os outros.
Eu tenho tanto, e o sentimento por ela consome tudo; eu tenho tanto, e sem ela tudo isso se torna nada.