More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
by
Plato
Read between
November 3 - November 14, 2022
Sócrates era acusado de recusar o culto devido aos deuses do Estado, introduzindo entidades demoníacas, com isso pervertendo a mocidade e levando-a a cometer os mesmos crimes (de ateísmo contra os deuses oficiais), pois só assim ficaria o crime sob a jurisdição do rei, a quem competia a defesa da religião do Estado.
Sócrates bebeu a cicuta. São esses os fatos em sua plena nudez.
As duas grandes acusações contra Sócrates, que levaram a maioria dos 501 a condená-lo à morte, foram — atentar contra a religião do Estado e corromper a mocidade: ateísmo e subversão.
“toda a sabedoria humana não valia grande coisa e mesmo não valia nada”.
da autocracia humana que se servia dos deuses para impor aos homens uma escravidão política e moral, pior do que a escravidão puramente social.
O fanatismo, “democrático” ou “ditatorial”, é que é o inimigo da dignidade humana e da liberdade de consciência que Sócrates representa.
certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persua-sivamente falavam.
Sócrates comete crime e perde a sua obra, investigando as coisas terrenas e as celestes, e tornando mais forte a razão mais débil, e ensinando aos outros. —
E sabeis também como era Xenofonte, veemente em tudo aquilo que empreendesse. Uma vez, de fato, indo a Delfos, ousou interrogar o oráculo a respeito disso e — não façais rumor, ó cidadãos, por isso que digo — perguntou-lhe, pois, se havia alguém mais sábio que eu.
não acredito saber aquilo que não sei.
Em poucas palavras direi ainda, em relação aos trágicos, que não faziam por sabedoria aquilo que faziam, mas por certa natural inclinação, e intuição, assim como os adivinhos e os vates; e em verdade; embora digam muitas e belas coisas, não sabem nada daquilo que dizem.
quando fizer o que quer que seja, deve considerar se faz coisa justa ou injusta, se está agindo como homem virtuoso ou desonesto.
Ouço uma voz, e toda vez que isso acontece ela me desvia do que estou a pique de fazer, mas nunca me leva à ação.
quem combate verdadeiramente pelo que é justo, se quer ser salvo por algum tempo, deve viver a vida privada, nunca meter-se nos negócios públicos.
Mas, também vós, ó juízes, deveis ter boa esperança em relação à morte, e considerar esta única verdade: que não é possível haver algum mal para um homem de bem, nem durante sua vida, nem depois de morto; que os deuses não se desinteressam do que a ele concerne;
A filosofia era ação social.
a metempsicose, para Pitágoras, era apenas a transmigração das almas nos seres humanos e não dos homens para os animais.
Por si mesma a verdade já não existia, mas apenas existia na mente humana. Tudo era ilusão. As coisas podiam ter dois sentidos, dependendo do conceito que a mente humana lhes desse.
Sócrates achava com eles que o homem só se deve preocupar com as coisas humanas.
Sócrates, que não se limitava a sonhar, porque preferia ficar na terra, aperfeiçoando os homens.
virtude não obedece senão à própria consciência. Nada tem a ver com as leis.
O que é justo ou injusto. Não se perdia em especulações insolúveis.
Tudo é contradição em Platão: o seu método, a psicologia, a moral, a metafísica. Era ousado, às vezes, outras reacionário e autoritário.
Na sua República suprime a propriedade individual e a família, fontes de discórdias e hostilidade. A propriedade é do Estado. Precursor do comunismo... É uma utopia comunista a República de Platão.
“Violais as leis escritas, como tiranos, eu as violo como um homem justo...”
“Não consultes aos deuses nem aos pássaros, não consultes nada e ninguém sobre aquilo que tu puderes saber por ti mesmo. Mas o que não podes saber por ti mesmo não tem nenhuma utilidade.”
“Minha fuga seria a morte da minha palavra, a morte do meu pensamento. Conservando a vida, eu me tornaria indigno. Minha palavra, espalhada e amada, pode fazer algum bem. Não me peças que eu mate a minha palavra. outros juízes poderão se precaver contra a injustiça e outros inocentes poderão ser poupados. Seria covardia e crueldade não procurar salvá-los.”