Apologia de Sócrates (Coleção Clássicos para Todos) (Portuguese Edition)
Rate it:
24%
Flag icon
Mas, cidadãos atenienses, parece-me que também os bons artífices tinham o mesmo defeito dos poetas: pelo fato de exercitar bem a própria arte, cada um pretendia ser sapientíssimo também nas outras coisas de maior importância, e esse erro obscurecia o seu saber.
36%
Flag icon
temer a morte não é outra coisa que parece ter sabedoria, não tendo. É, de fato, parecer saber o que não se sabe. Ninguém sabe, na verdade, se por acaso a morte não é o maior de todos os bens para o homem, e entretanto todos a temem, como se soubessem, com certeza, que é o maior dos males. E o que é senão ignorância, de todas a mais reprovável, acreditar saber aquilo que não se sabe?
73%
Flag icon
“Para mim — dizia ainda — creio que, se há deuses, sua felicidade consiste em estar isentos de toda necessidade. O homem não poderia gozar uma felicidade tão completa. Mais diminui suas necessidades, porém, mais se aproxima das condições divinas. E, se o divino te parece o perfeito, mais o homem diminui suas necessidades, mais se aproxima da perfeição.”
73%
Flag icon
Tudo em Sócrates é profundamente, altivamente humano. E, entretanto, os discípulos, principalmente Platão, “transformam em palavras cívicas, palavras que foram ousadamente e rigorosamente humanas” .
74%
Flag icon
“o filósofo se reconhece pelos atos e não pelas palavras”.
84%
Flag icon
Toda verdadeira felicidade é obra daquele que a experimenta.
85%
Flag icon
“Conhece-te a ti mesmo...” — e Sócrates baseou a sua vida e sua filosofia na máxima do oráculo de Delfos.