Kindle Notes & Highlights
Read between
July 21 - July 31, 2025
dizia: “o cogumelo é calmo & a natureza insegura”. Mandei um oi pelo site, apaguei meu histórico no navegador e voltei a trabalhar.
Um poeta vivo, já velho, rebelde nos anos 1960. Alguém que se definiu como “desemprego permanente, epifanias, cogumelos sagrados, jazz, rock, paixões, delírios & todos os boys”.
Tudo isso mais um nome de escriturário: Roberto Piva. (Pensando bem, os poetas dos livros da escola tinham nome de funcionários de cartório, também.)
Entre amigas chamávamos de HTML as mulheres Hétero Meio Lésbicas, que ficam na fronteira e beliscam de um lado e de outro. Nem todas as lésbicas são militantes e nem todas são feministas, mas eu valorizava certo purismo.
Como os casamentos acabam? Quando percebemos? O casamento é uma fantasia que vivemos sem lembrar que é uma fantasia. Em algum momento acreditamos que uma pessoa é parte da nossa vida e nos adaptamos e nos dispomos a ser o que é possível naquele casal. É impalpável: não está nas coisas, embora haja coisas envolvidas. Sem perceber viramos uma personagem, a metade daquele casal.
Foi somente em 1994, quando mudei para o apartamento de Agnes, que entendi o que é morar bem. “Ambientes amplos e iluminados” não é apenas uma frase em anúncios de empreendimentos imobiliários. Alguns ambientes são amplos e iluminados. Um bairro bom é uma ilha de tranquilidade doméstica (e pouco acessível) dentro da cidade gigante e horrorosa em que nós vivemos.
Quantas paixões você teve na vida? — ela me perguntou. — Só as reais, não as platônicas. — Você quer um número ou uma lista com nomes? — Eu tenho uma teoria sobre o assunto. — Pode me explicar. — Se a gente está solteira, a média de paixão é uma por ano. Para as pessoas casadas, é uma a cada três anos. — Como você concluiu isso? — Sei lá. Percebi.
Para conhecer mulheres é preciso certa coragem. É o que se aprende no começo da carreira. Coragem para se aproximar e casca grossa para aguentar muitas negativas.
Ela terminava sempre com esta frase: — Se pudesse escolher de novo, eu não casaria. Não sei quem inventou que casamento é bom para a mulher. Eu deveria ter acreditado nela. Mas as mulheres me comovem. Têm um efeito imediato: sexo bom, discernimento interrompido.