More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
— Há exatos 24 anos, eu me casei com você, Sassenach — sussurrou ele. — Espero que você ainda não tenha motivos para se arrepender.
— Seu rosto é meu coração, Sassenach — sussurrou —, e o seu amor é a minha alma. Mas você tem razão. Você não pode ser a minha consciência.
— “Aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada.” Seja nos montes escoceses ou na floresta do sul. “Faça o que tiver que fazer; eu estarei com você.”
— É uma planta rara — disse ele, tocando o rebento em minha mão aberta. — Flores, frutas e folhas juntas de uma vez. As flores brancas representam a honra, as frutas vermelhas coragem... e as folhas verdes, a constância.
— Você é minha coragem, assim como eu sou sua consciência — sussurrou ele. — Você é meu coração, e eu, sua compaixão. Sozinhos, não somos inteiros. Você não sabe disso, Sassenach? — Sei disso, sim — falei, e minha voz ficou embargada. — É por isso que sinto tanto medo. Não quero ser meia pessoa de novo. Eu não vou aguentar.
— E quando meu corpo deixar de viver, minha alma ainda será sua. Claire, eu juro pela minha fé no céu, não serei afastado de você.
— Nada se perde, Sassenach, apenas se transforma. — Essa é a primeira lei da termodinâmica — falei, secando o nariz. — Não — rebateu ele. — Isso é fé.
— Quero você, Brianna — disse ele suavemente. — Não poderia dizer isso de modo mais claro. Eu amo você. Quer se casar comigo?
— Je t’aime... un peu... beaucoup... passionnement... pas du tout. Eu amo você... um pouco... muito... apaixonadamente... nem um pouco.
– Sim. Não importa o que aconteça, não importa aonde um filho vá, para muito longe ou por quanto tempo. Ainda que seja para sempre. Nunca perdemos os filhos. Não há como.
Roger ficou chocado e então caiu como se sua coluna tivesse sido atingida. Antes de sentir a dor, houve um milésimo de segundo no qual Roger teve consciência de um último pensamento, frio e claro como uma pedra de gelo: Meu Deus, vou morrer antes mesmo de nascer.
“Coloque sua fé em Deus e reze por orientação. E, quando estiver em dúvida, coma.”
Ele a puxou contra si, abaixou a cabeça e beijou sua testa. O clarão do fogo aumentou e subiu repentinamente atrás deles, envolvendo seus rostos em tons dourados e escuros. Os traços dele estavam muito nítidos; os dela, um eco mais delicado dos ossos bem delineados dele. Os dois eram teimosos, os dois eram fortes. Os dois, graças a Deus, eram meus.
Eu o odiei pelo tempo que consegui. Mas então percebi que amá-lo... fazia parte de mim, e uma das melhores partes. Não importava se ele não pudesse me amar, isso não tinha nada a ver com o sentimento. Mas, se eu não pudesse perdoá-lo, então não poderia amá-lo e essa parte de mim desapareceria. E descobri, por fim, que queria tudo de volta. – Sorriu levemente. – Então, veja, foi totalmente egoísta.
– Desça – ordenou – e diga a eles que os MacKenzie estão aqui.