More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Read between
June 18 - August 5, 2025
À boa vida, em que quase todos são ricos, seguros e saudáveis. Em que só falta uma coisa: uma razão para levantar da cama de manhã. Porque, afinal, você não tem como melhorar muito o paraíso.
Eleitores mudam seus votos de modo radical não porque os partidos são diferentes, mas porque é quase impossível distinguir uns dos outros, e o que hoje separa a direita da esquerda são um ou dois pontos percentuais na taxação do imposto de renda.
O país estrangeiro que chamamos de passado nos permite olhar além dos horizontes do que existe hoje, a fim de que vejamos como o mundo poderia ser.
“Produtividade é para robôs. Os humanos são bons em perder tempo, experimentar, brincar, criar e explorar.”31 Governar baseado em números é o último recurso de um país que não sabe mais o que quer, um país sem visão de utopia.
“A fábrica do futuro só terá dois empregados, um homem e um cachorro. O homem terá a função de alimentar o cachorro. O cachorro estará lá para impedir que o homem toque no equipamento.”
Mas a incapacidade de imaginar um mundo onde as coisas sejam diferentes é apenas uma evidência da falta de imaginação, e não da impossibilidade de mudança.
No século XXI, a verdadeira elite não é formada por quem nasceu na família ou na classe social certa, mas sim no país certo.34 Mesmo assim, essa elite moderna não tem ideia de quanto é sortuda.
Pessoas inteligentes, conclui o jornalista americano Ezra Klein, não usam seu intelecto para obter a resposta correta; usam-no para obter o que elas querem que seja a resposta.
Mas a questão é: qual o valor da livre expressão quando não temos mais nada que valha a pena dizer?
Ideias, por mais extravagantes que sejam, já mudaram o mundo e o mudarão outra vez.
E, com frequência, a esquerda dá a impressão de que até gosta de perder. Como se o fracasso, o futuro sombrio e as atrocidades da oposição sirvam para provar que eles sempre estiveram certos.
E a melhor maneira de calar as pessoas é fazê-las se sentirem tolas. Isso funciona até melhor que a censura, porque é praticamente garantido que as pessoas irão parar de falar.