More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
otimismo não passa da “obstinação de afirmar que tudo está bem quando tudo está mal”.
Diante disso, parece mais correto entender a “moral” de Cândido como uma defesa do valor da ação concreta sem a qual nenhuma grande questão geral pode ser resolvida. Longe de ser uma incitação ao conformismo, o conto chama nossa atenção para o fato de que unicamente os homens, como sujeitos de sua própria história, são capazes de transformar o mundo.
Consequentemente, os que afirmaram que tudo está bem disseram uma bobagem: deviam ter dito que melhor não podia ser.
“Meu querido filho, bendiz os nossos fetiches, adora-os sempre, eles te farão viver feliz; tens a honra de ser escravo dos nossos senhores brancos, e com isso fazes a fortuna do teu pai e da tua mãe”. — Ai, ai! Não sei se fiz a fortuna deles, mas eles não fizeram a minha. Os cachorros, os macacos e os papagaios são mil vezes menos infelizes do que nós;
Deus puniu o velhaco, o diabo afogou os outros.
Vi coisas piores; mas um sábio, que depois teve a desgraça de ser enforcado, me disse que tudo anda às mil maravilhas; essas coisas não passam de sombras sobre um belo quadro.
Platão disse há muito tempo que os melhores estômagos não são os que rejeitam todos os alimentos. — Mas será que não existe um prazer em criticar tudo, em perceber defeitos onde os outros homens acreditam ver beleza? — disse Cândido. — Ou seja — replicou Martin —, que existe prazer em não ter prazer?
Mestre, viemos rogar-lhe nos dizer por que um animal tão estranho como o homem foi criado. — Em que se está metendo? — disse-lhe o dervixe. — Por acaso é de sua conta? — Mas, meu reverendo mestre, — disse Cândido —, é terrível o tanto que há de mal na terra. — Que importa — disse o dervixe — que haja mal ou bem? Quando Sua Alteza envia um navio ao Egito, por acaso se preocupa se os ratos que estão dentro dele se sentem ou não se sentem bem?
Todos os acontecimentos estão encadeados no melhor dos mundos possíveis, pois, afinal, se você não tivesse sido expulso de um belo castelo a pontapés no traseiro, por conta do amor pela Senhorita Cunegundes, se não tivesse passado pela Inquisição, se não tivesse corrido a América a pé, se não tivesse dado uma bela espadada no barão, se não tivesse perdido todos os seus carneiros do bom país de Eldorado, não estaria aqui comendo cidra cristalizada e pistache. — Isso está muito bem dito — respondeu Cândido —, mas é preciso cultivar nosso jardim.

