Ego transformado
Rate it:
Open Preview
Read between May 12 - May 16, 2024
18%
Flag icon
é a de que as pessoas agem mal por falta de autoestima e por terem uma valorização muito baixa de si mesmas.
30%
Flag icon
Já o ego quase sempre dói. Isso acontece porque há algo muito errado com ele. Algo inacreditavelmente errado. O ego vive chamando a atenção para si mesmo
31%
Flag icon
É comum reclamarmos que alguém feriu nossos sentimentos. Mas os sentimentos não podem ser feridos! É o ego que se sente machucado — nosso eu, nossa identidade. Os sentimentos continuam ótimos! É o ego que dói.
32%
Flag icon
O ego nunca se sente feliz. Vive chamando a atenção para si.
32%
Flag icon
Assim, em primeiro lugar, o ego é vazio. Em segundo lugar, porque se assemelha a um estômago dilatado, ele dói. E, em terceiro lugar, o ego é incrivelmente atarefado — ou seja, faz de tudo para ser notado. Vive ocupado tentando preencher o vazio. E é incansável sobretudo em duas tarefas: a comparação e a vanglória.
33%
Flag icon
Competitividade é o que se acha no âmago do orgulho.
34%
Flag icon
O orgulho não se satisfaz em ter uma coisa, mas em tê-la em quantidade maior do que os outros. Dizemos que as pessoas se orgulham de ser ricas, espertas ou bonitas, mas isso não é verdade. Elas têm orgulho de ser mais ricas, mais espertas ou mais bonitas que os outros. Se todos fossem igualmente ricos, ou inteligentes, ou bonitos, não existiria motivo de orgulho.2
35%
Flag icon
Orgulho é o prazer de se sentir melhor do que os outros. A cobiça sexual pode levar um homem a se deitar com uma linda mulher — e ele o faz porque a deseja. O orgulho leva um homem a se deitar com uma linda mulher somente com o intuito de provar que é capaz, mais capaz do que os outros. O orgulho destrói sua capacidade de ter prazer verdadeiro com a mulher.
38%
Flag icon
É isso o que o ego faz o tempo inteiro. Trabalhamos em coisas de que não gostamos, fazemos dietas que detestamos. Realizamos todo tipo de coisas, não pelo prazer de realizá-las, mas apenas para construir um currículo que impressione.
39%
Flag icon
Por fim, assim como é vazio, dolorido e atarefado, o ego também é frágil.
39%
Flag icon
Se estou dilatado com ar em vez de estar abastecido com algo sólido, não faz nenhuma diferença se estou superinflado ou desinflado. Complexo de superioridade e complexo de inferioridade são basicamente a mesma coisa. Os dois resultam do fato de que a pessoa estava superinflada. A pessoa com complexo de superioridade está superinflada e corre o risco de ser desinflada; a pessoa com complexo de inferioridade já está desinflada. A pessoa com complexo de inferioridade declara aos outros que se odeia e declara isso também a si mesma. Pessoas assim estão desinfladas. Se a pessoa está desinflada, ...more
61%
Flag icon
A humildade verdadeira que brota do evangelho significa ter o ego satisfeito, não inflado. Trata-se de algo absolutamente singular. Estamos falando de autoestima elevada? Não. De baixa autoestima? De jeito nenhum. Isso em nada se relaciona com autoestima. Paulo simplesmente se recusa a entrar nesse jogo. Ele deixa bem claro: “Não me importo com sua opinião, mas também não me importo com a minha” — e esse é o segredo.
65%
Flag icon
Quem tem o ego satisfeito e não inflado não se deixa abater pelas críticas. A pessoa ouve a crítica e a entende como oportunidade de mudança.
70%
Flag icon
esteja limpa, isso não o torna inocente. O que Paulo busca, o que Madonna busca, o que todos buscamos é um veredicto definitivo que afirme que somos importantes e valiosos.
70%
Flag icon
Buscamos esse veredicto definitivo todos os dias, em todas as situações e pessoas ao redor.
75%
Flag icon
desempenho, minhas ações se dão com base no veredicto. Como Deus me ama e me aceita, não preciso fazer as coisas apenas para melhorar o currículo. Não tenho de fazer as coisas para parecer bom. Faço-as só pela alegria de realizá-las. Ajudo as pessoas porque quero de fato ajudar
75%
Flag icon
— não para me sentir bem, não para preencher o vazio.
83%
Flag icon
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Salmos 139.23,24).