More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Compreendi, então, que um homem que houvesse vivido um único dia poderia sem dificuldade passar cem anos numa prisão. Teria recordações suficientes para não se entediar.
acuso este homem de ter enterrado a mãe com um coração de criminoso.
Mesmo no banco dos réus, é sempre interessante ouvir falar de si mesmo. Durante as falas do promotor e do meu advogado, posso dizer que se falou muito de mim, e talvez até mais de mim do que do meu crime.
Gostaria de tentar explicar-lhe cordialmente, quase com afeição, que nunca conseguira arrepender-me verdadeiramente de nada.
Mal ouvi o advogado clamar, para concluir, que os jurados não gostariam certamente de condenar à morte um trabalhador honesto, perdido por um minuto de desvario, e pedir as circunstâncias atenuantes para um crime cujo remorso eterno, o mais seguro dos castigos, eu já arrastava comigo.
Censurava-me, então, por não ter prestado bastante atenção às histórias de execuções. Devíamos interessar-nos sempre por estas questões.
Como não tinha percebido que nada havia de mais importante do que uma execução capital, e que enfim era a única coisa verdadeiramente interessante para um homem! Se algum dia saísse desta prisão, iria assistir a todas as execuções capitais. Acho que estava errado em pensar nesta possibilidade. Sim, porque à simples ideia de me ver livre uma dessas manhãs atrás de um cordão de polícia, do outro lado, de qualquer forma, à ideia de ser o espectador que veio ver e que poderá vomitar depois, uma onda de alegria envenenada me aflorava ao coração. Mas não era racional.
Mas todos sabem que a vida não vale a pena ser vivida. No fundo, não ignorava que tanto faz morrer aos trinta ou aos setenta anos, pois em qualquer dos casos outros homens e outras mulheres viverão, e isso durante milhares de anos.
A partir do momento em que se morre, é evidente que não importa como e quando.
Não tem então nenhuma esperança e consegue viver com o pensamento de que vai morrer todo por inteiro? — Sim — respondi. Baixou então a cabeça e voltou a sentar-se. Disse que lamentava. Achava isso impossível de suportar para um homem.
Uma vida na qual eu pudesse lembrar desta vida.
Como se esta grande cólera me tivesse purificado do mal, esvaziado de esperança, diante desta noite carregada de sinais e de estrelas eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo.