O amor nos tempos do cólera
Rate it:
Read between November 5 - December 5, 2024
8%
Flag icon
Mas se alguma coisa haviam aprendido juntos era que a sabedoria nos chega quando já não serve para nada.
15%
Flag icon
Tudo que era do esposo lhe atiçava o pranto: os chinelos de borlas, o pijama debaixo do travesseiro, o espaço sem ele no espelho da penteadeira, o cheiro pessoal dele em sua própria pele. Abalou-a um pensamento vago: “As pessoas que a gente ama deviam morrer com todas as suas coisas.”
30%
Flag icon
a memória do coração elimina as más lembranças e enaltece as boas e que graças a esse artifício conseguimos suportar o passado.
37%
Flag icon
Além disso, Hildebranda tinha uma concepção universal do amor, e achava que qualquer coisa que acontecesse com uma pessoa afetava todos os amores do mundo inteiro.
43%
Flag icon
Ele lhe ensinara que nada do que se faça na cama é imoral se contribui para perpetuar o amor. E algo que havia de ser desde então a razão de sua vida: convenceu-a de que a gente vem ao mundo com as trepadas contadas, e as que não se usam por qualquer motivo, próprio ou alheio, voluntário ou forçado, se perdem para sempre.
47%
Flag icon
os seres humanos não nascem para sempre no dia em que as mães os dão à luz, e sim que a vida os obriga outra vez e muitas vezes a se parirem a si mesmos.
47%
Flag icon
Ninguém o definiu melhor do que ele próprio quando alguém o acusou de ser rico: — Rico não — disse. — Sou um pobre com dinheiro, o que não é o mesmo.
48%
Flag icon
um homem sabe quando começa a envelhecer porque começa a parecer com o pai.
62%
Flag icon
— Porra — disse aterrado —, tudo está fazendo trinta anos!
63%
Flag icon
Bastava o tropeço de uma dúvida para que ele empurrasse o prato na mesa, dizendo: “Esta comida foi feita sem amor.” Nesse sentido chegava a rasgos fantásticos de inspiração. Certa vez, mal provou uma tisana de camomila devolveu-a com uma única frase: “Esta droga está com gosto de janela.” Tanto ela quanto as criadas se espantaram, pois ninguém sabia de alguém que tivesse bebido uma janela fervida, mas quando provaram a tisana procurando entender, entenderam: tinha gosto de janela.