Os Irmãos Karamazov (Portuguese Edition)
Rate it:
Open Preview
Read between September 7 - September 23, 2025
4%
Flag icon
hóspedes
5%
Flag icon
— Por que faz essa pergunta, se já sabe a resposta há tanto tempo? Tem bastante discernimento: não se entregue à bebida e corrija a língua; ame a continência e não demasiadamente a riqueza. Feche as tabernas; se não puder fechá-las todas, duas ou três, pelo menos. Sobretudo... não minta.
5%
Flag icon
faz uma montanha de um grão de areia e a atira contra si para se dar ao gosto de manifestar enfado por uma ofensa por si inventada;
5%
Flag icon
mas sim uma terrível doença de que são vítimas as mulheres submetidas a trabalhos pesados, trabalhos esses que tão brutalmente afligem a camponesa da nossa terra.
8%
Flag icon
incompreensível.
21%
Flag icon
Pois hoje mesmo me disse que me visitaria um imbecil que me faria perguntas impertinentes. Queres saber demasiado, monge!
27%
Flag icon
Venerável disse-me que tratara a maior parte dos homens como se fossem crianças e muitos como se fossem doentes.
30%
Flag icon
É possível amar ao próximo em abstrato ou de longe, mas ao vizinho é quase impossível.
32%
Flag icon
milagre, o mistério e a autoridade.
32%
Flag icon
Filho de Deus, atira-te para o espaço porque está escrito: ‘os anjos o segurarão para impedir que caia e se magoe’, e conhecerás então que és o Filho de Deus e provarás a grande fé que tens em Teu Pai. Tu não cedeste, não Te precipitaste.
33%
Flag icon
o homem é mais baixo, mais vil por natureza do que Tu julgavas.
33%
Flag icon
Tu que o amaste mais do que a Ti mesmo! Se o tivesses apreciado menos, ter-lhe-ias pedido menos; e isto teria mais semelhança com o amor, porque a sua carga seria mais leve. O homem é débil e cobarde.
45%
Flag icon
Não se propunha justamente comprazer Gruchenka, levando-lhe Aliocha. Homem prático, jamais intentava alguma coisa que não lhe oferecesse vantagens e, neste caso, perseguia um objetivo duplo: o desejo de ver a «queda do justo» e gozava já na imaginação a figura de Aliocha rebolando a sua pureza no pecado, e o lucro material que esperava alcançar e de que se falará depois.
59%
Flag icon
Não teria insistido tanto sobre esta extraordinária visita do jovem empregado à viúva, se não tivesse sido para ele o ponto de partida de toda a sua carreira. É uma história que a nossa cidade recorda com admiração e sobre a qual prometo contar-lhes alguma coisa quando terminar esta já longa narração dos irmãos Karamazov.
61%
Flag icon
«Quando está sóbrio é um louco; quando ébrio é um homem judicioso.»
66%
Flag icon
Não, não — replicou Mitya como se o outro não o percebesse. — Diz-me porque estão ali essas mães infelizes? Por que há gente pobre? Por que há meninos pobres? Por que é a estepe estéril? Por que não se abraçam e beijam uns aos outros? Por que não entoam canções alegres? Por que estão roídos pela miséria? Por que não alimentam o menino?
66%
Flag icon
Kolya tinha-lhe perguntado quem fundou Troia e o professor respondera-lhe referindo-se aos movimentos e emigrações de raças muito remotas e às lendas míticas; mas iludiu a pergunta sobre os fundadores de Troia e sem citar nomes, considerou a pergunta deslocada, dando aos rapazes a impressão de que não sabia quem tinham sido.
67%
Flag icon
Os médicos e toda essa pandilha de charlatães em geral e também em particular. Não acredito na medicina. É uma farsa. Mas que sentimentalismo os conduz lá a casa? Todos os da aula lá vão?
68%
Flag icon
nas relações sociais dos homens, seus amos; muito mais, não duvides. Digo isto porque estou convencido de que existem muito mais imbecilidades entre nós. Esta ideia é de Kakitin. Uma ideia genial! Eu sou socialista, Smurov.
70%
Flag icon
vinte e quatro partes de salitre, dez de enxofre e seis de carvão. Pisa-se bem e mistura-se com água a formar pasta, depois passa-se por uma peneira e pronto.
71%
Flag icon
Dardano, Ilio e Tros — disse o rapazinho aos tropeções, corando tão violentamente que fazia pena olhar para ele. Mas os outros rapazes olhavam-no intensamente, voltando depois os seus olhares para Kolya, que continuava a observar o atrevido com ar desdenhoso.
71%
Flag icon
mais do que a narração das sucessivas loucuras da humanidade. Sinto respeito apenas pelas ciências matemáticas e naturais — disse Kolya. Pensava que talvez estivesse a exceder-se e com o olhar consultou Aliocha, o único cuja opinião receava.
71%
Flag icon
Sim, todo... isto é... Por que acha que eu não o possa ter percebido? Claro que há uma série de obscenidades. Mas compreendi antes de mais que se trata de uma novela filosófica escrita em favor de uma ideia... — Kolya notava que estava a perder terreno. — Eu sou socialista, sabe, socialista impenitente — disse bruscamente, num tom intempestivo.
79%
Flag icon
Falando com Herzenstube e expondo a sua opinião sobre o estado de Smerdyakov, que mais parecia muito debilitado do que louco, não conseguira do médico mais do que um sorriso irónico, e esta resposta:
79%
Flag icon
Quanto ao assassinato, não o executaria o senhor nem desejava executá-lo pessoalmente; mas que um outro se encarregasse de executá-lo, isso sim, era o que desejava. — E a calma, a calma com
80%
Flag icon
Essa já cansa! Estamos cara a cara; para quê manter a farsa? Continua a querer atirar as culpas para cima de mim? Foi o senhor quem o matou, foi o senhor o verdadeiro
81%
Flag icon
contra os outros... E ao entrar na posse da herança, mostrar-se-ia agradecido na medida do possível, recordando que mo devia a mim, uma vez que se Fedor Pavlovitch casasse com Agrafena Alexandrovna, você não receberia um centavo.
81%
Flag icon
Rapidamente, dei-lhe uma pancada na cabeça. Nem um grito, nem um gemido, caiu como um tronco; então bati-lhe com força, duas ou três vezes; à terceira pancada, vi que lhe tinha rachado o crânio. Revolveu-se convulsivamente e ficou de costas, de cara para cima e banhado em sangue.
81%
Flag icon
imaginação de Grigory Vassilyevitch — respondeu Smerdyakov, sorrindo cinicamente. — Não é um homem, acredite, é uma mula. Não a viu aberta, mas meteu-se-lhe isso na cabeça e ninguém o convencerá do contrário. Para nós é uma sorte, pois a sua declaração parte Dmitri Fedorovitch
83%
Flag icon
acontecimentos, com tão inesperadas minúcias, desde os fenómenos mais elevados aos mais triviais, como por exemplo um bofetão, que te juro que nem o próprio Lev Tolstoi seria capaz de imaginar qualquer coisa no género; e estes sonhos têm-nos não precisamente os escritores,
83%
Flag icon
especialistas que se fazem anunciar nos jornais. Se tens algum mal no nariz, mandam-te a Paris, onde dizem que há um especialista que remenda narizes. Se vais a Paris, o remendão olha-te para o nariz e declara:
83%
Flag icon
«Nos nossos dias, é reacionário acreditar em Deus», disse-lhes, «mas eu sou o diabo, de modo que acreditarão
83%
Flag icon
vaudevilles
83%
Flag icon
vivo. Sou o x de uma equação indeterminada; sou na vida um fantasma que não teve princípio e não terá fim, e que esqueceu até o seu
83%
Flag icon
Precisamente. Mas a dúvida, a hesitação, o conflito travado entre a fé e a negação, representam tais torturas para um homem de consciência como tu, que mais lhe valeria enforcar-se.
84%
Flag icon
«ça lui fait tant de plaisir et à moi si peu de peine!»
84%
Flag icon
Mefistófeles declarou a Fausto que desejava o mal e só fazia o bem.
84%
Flag icon
Sim, enquanto não for explicado o mistério, haverá para mim duas espécies de verdade: uma, a deles, lá em baixo, da qual não sei absolutamente nada, e outra, a minha. E não sei qual das duas será mais vantajosa... Dormes?
84%
Flag icon
O próprio orgulho ensinar-lhes-á a inutilidade de rebelarem-se contra a lei que reduz a vida a um momento, e amarão os seus irmãos sem necessidade de recompensa. O amor será suficiente num momento da vida, mas o próprio conhecimento da sua brevidade atiçará o fogo que agora se dissipa e esfria em esperanças quiméricas num amor de além-túmulo»... e assim por diante, no mesmo estilo. Magnífico!
84%
Flag icon
Não há leis para Deus. A presença de Deus santifica o lugar onde se mostra. Onde eu estiver, aí será o lugar de preferência.» Tudo é permitido e acabou-se.
87%
Flag icon
«Gott der Vater, Gott der Sohn e Gott der heilige Geist.
89%
Flag icon
e por orgulho, por orgulho ferido, e esse amor, mais do que amor parecia vingança. É possível que deste amor lacerado
90%
Flag icon
Vejam como se suicida a nossa juventude, sem se interrogar, como Hamlet, sobre o além, sem que esse problema a preocupe, como se quanto se refere à alma e à vida no além-túmulo se tivesse apagado da sua mente.
90%
Flag icon
ridiculariza esse sentimento abandonando os filhos aos cuidados de um criado, contente por desembaraçar-se deles e chegando a esquecê-los por completo. Depois de mim o dilúvio!, eis a sua máxima.
90%
Flag icon
equilibrado, afirmando que se havia entre os filhos de Fedor Pavlovitch algum que se parecesse com ele, esse era Ivan Fedorovitch.
96%
Flag icon
O amor filial por um pai indigno é impossível e absurdo.
96%
Flag icon
Evangelho que nos dá o preceito de como medir o próximo com a medida que queremos para nós.
96%
Flag icon
digamos francamente que não se é pai por engendrar filhos, mas sim pelo cumprimento dos deveres paternais.
97%
Flag icon
Juro, em nome de Deus e do terrível dia de juízo, que não sou culpado pelo sangue de meu pai! Katya, perdoo-te! Irmãos, meus amigos, tenham pena da outra mulher!
Repito isto e dou-lhes a minha palavra de que não esquecerei nenhum de vocês. Daqui a trinta anos hei de recordar cada uma das vossas faces voltadas para mim. Kolya acaba de dizer a Kartashov que não nos preocupamos de que ele exista; mas eu não posso esquecer que Kartashov existe e agora não está corado como quando nos falou dos fundadores de Troia, mas olha-me com os seus olhos alegres e doces. Rapazes, sejamos todos generosos e valentes como Ilucha... inteligentes, valentes e generosos como Kolya (que será muito mais inteligente quando tiver mais idade), sejamos tão modestos, inteligentes e ...more