More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
famozo e meu nomi vai aparecer em livros. Não mimporto muito em ser famoso. Só quero ser esperto como as outras peçoas para poder ter amigus que gostam de mim.
Se você é intelijente você podi ter muitos amigos pra conversar e você nunca fica solitário sosinho o tempo todo.
Quanto mais inteligente você se tornar, mais problemas você terá, Charlie. Seu crescimento intelectual vai ultrapassar seu crescimento emocional. E acho que você observará que, ao progredir, haverá muitas coisas sobre as quais você vai querer falar comigo. Eu só quero que se lembre de que este é o lugar para vir quando precisar de ajuda.
Agora entendo que um dos motivos importantes para ir à universidade e obter uma educação é aprender que as coisas em que você acreditou a vida toda não são verdade, e nada é o que parece ser.
Sou uma pessoa, um homem, e não consigo viver só com livros e fitas e labirintos eletrônicos. Você diz “conheça outras mulheres”. Como faço isso se não conheço nenhuma outra mulher? Alguma coisa dentro de mim queima, e só sei que me faz pensar em você. Estou no meio de uma página e vejo seu rosto nela, não borrada como as do meu passado, mas clara e viva. Toco na página, e seu rosto se foi, e quero rasgar o livro e jogá-lo fora.
Estava tudo bem enquanto eles pudessem rir de mim e parecer inteligentes à minha custa, mas agora eles se sentiam inferiores ao imbecil. Comecei a ver que, por meio do meu surpreendente crescimento, eu os fiz encolher e enfatizei suas inadequações. Eu os havia traído, e eles me odiavam por isso.
Ele não deve pensar em garotas dessa forma. Uma amiga da irmã vem visitá-la em casa e ele começa a pensar desse jeito! Vou ensinar pra ele nunca esquecer. Você está ouvindo? Se você encostar numa garota, vou te colocar numa jaula, como um bicho, pelo resto da sua vida. Você está me ouvindo…?
A expressão de desprezo no rosto da mãe o faz tremer. Por um instante, ele havia se esquecido de quão ruim ele era, de como fazia os pais sofrerem. Charlie não sabe como, mas o assusta quando ela diz que ele os faz sofrer, e quando ela chora e grita, ele vira o rosto para a parede e choraminga suavemente para si mesmo.
Agora consigo ver de onde vem minha motivação incomum para me tornar inteligente que impressionou todos a princípio. Era algo com o que Rose
Mas acho que nunca parei de querer ser o garotinho inteligente que ela queria que eu fosse, para que me amasse.
Ele comete o mesmo erro que os outros quando olham para uma pessoa de mente débil e riem porque não entendem que existem sentimentos humanos envolvidos. Ele não percebe que eu era uma pessoa antes de vir para cá.
Eu vi homens como ele o suficiente pra saber que o que está misturado nessa pomposidade e arrogância é uma boa dose de insegurança e medo.
Foi o rosto de Rose que trouxe de volta as memórias assustadoras. Ela era duas pessoas para mim, e eu nunca tinha como saber qual delas ela seria.
Eu me aproximava dela para confortá-la, e sua raiva irrompia em mim.
Se pudesse alcançar no passado de minhas memórias, eu a faria ver quanto ela me magoava. Esse não é o momento de encontrá-la. Não até eu ter tempo para resolver isso para mim mesmo.
Eu queria que ele se gabasse de mim para os clientes amanhã, enquanto fazia barbas e cortava cabelos. Isso tornaria tudo real. Se ele soubesse que eu era filho dele, então eu seria uma pessoa.
Eu queria sua aprovação, o velho brilho de satisfação que cobriu seu rosto quando aprendi a amarrar meus próprios cadarços e abotoar meu suéter. Eu tinha vindo até aqui por essa expressão em seu rosto, mas eu sabia que não a receberia.
Inteligência e conhecimento haviam me modificado, e ele se ressentiria de mim, assim como os outros da padaria se ressentiam porque meu crescimento os diminuía. Eu não queria isso.
Apesar da cirurgia, Charlie ainda estava comigo. E Charlie tinha medo de perder seus amendoins.
Até um homem de mente fraca quer ser como os outros homens. Uma criança pode não saber como se alimentar, ou o que comer, mas ela conhece a fome.
Você não pode construir um novo edifício em uma área até destruir o que existia antes,
A coisa tola era tentar resolver o problema sozinho.
Mas, quanto mais me aprofundava nesse emaranhado bagunçado de sonhos e memórias, mais eu percebia que problemas emocionais não podem ser resolvidos como problemas intelectuais.
E o que eu realmente estava procurando lá fora nas ruas escuras, no último maldito lugar onde encontraria, era uma maneira de me integrar emocionalmente com as pessoas de novo, enquanto ainda mantenho minha liberdade intelectual. Tenho que crescer. Para mim, isso significa tudo.
Então prometi que não vou tentar mudá-la. É empolgante estar junto dela. Ela tem um ótimo senso de humor. Mas, acima de tudo, ela é um espírito livre e independente.
O problema real é que não há lugar pra ninguém em lugar algum.
Ninguém falara de esperança. A sensação era de viver a morte – ou, pior, de nunca ter estado realmente vivo e consciente.
Ninguém realmente começa algo novo, sra. Nemur. Todo mundo constrói em cima das falhas de outros homens. Não existe nada original de verdade na ciência. A contribuição de cada homem à soma de conhecimento é o que conta.
exceto me tratar como um ser humano. Você se gabou várias e várias vezes de que eu não era nada antes do experimento, e eu sei por quê. Porque, se eu não era nada, então você foi responsável por me criar, e isso transforma você em meu senhor e mestre. Você se ressente por eu não mostrar minha gratidão a cada hora do dia. Ora, acredite se quiser, eu sou grato. Mas o que você fez por mim, incrível como pode ser, não lhe dá o direito de me tratar como um animal de laboratório.
Não vou desistir da minha inteligência sem lutar. Não posso voltar para aquela caverna. Eu não tenho para onde ir agora, Charlie. Então você tem que ficar longe. Fique dentro do meu inconsciente onde você merece e pare de me seguir. Não vou desistir, não importa o que todos eles pensem. Não importa quão solitário seja. Vou ficar com o que me deram e fazer grandes coisas para o mundo e para outras pessoas como você.
A coisa mais importante sempre foi o que os outros pensavam – aparências acima dela mesma ou da família. E sentia-se honrada com isso.
Alice era uma mulher, mas talvez agora Charlie entendesse que ela não era sua mãe ou irmã.

