More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
“Quem quer que seja dotado de um pouquinho de senso, continuei, há de lembrar que de dois modos e por duas causas perturba-se a visão: na passagem do claro para a escuridão e vice-versa: das trevas para a luz. Refletindo que a mesma coisa se dá com a alma, sempre que a vir debater-se em tais dificuldades e incapaz de discernir seja o que for, em vez de rir à toa, procurará saber se é por acabar de sair de uma vida mais luminosa e por falta de hábito que as trevas a dominam, ou se na passagem da ignorância para a luz fica ofuscada pelo efeito da claridade muito intensa. No primeiro caso,
...more
Não mimporto muito em ser famoso. Só quero ser esperto como as outras peçoas para poder ter amigus que gostam de mim.
Se você é intelijente você podi ter muitos amigos pra conversar e você nunca fica solitário sosinho o tempo todo.
Quanto mais inteligente você se tornar, mais problemas você terá, Charlie. Seu crescimento intelectual vai ultrapassar seu crescimento emocional. E acho que você observará que, ao progredir, haverá muitas coisas sobre as quais você vai querer falar comigo. Eu só quero que se lembre de que este é o lugar para vir quando precisar de ajuda.
Agora entendo que um dos motivos importantes para ir à universidade e obter uma educação é aprender que as coisas em que você acreditou a vida toda não são verdade, e nada é o que parece ser.
Ele fica lá, assustado pela explosão súbita. Ele se encolhe, sem saber o que ela fará. O corpo dele começa a tremer. Eles estão discutindo, e as vozes indo e vindo causam uma pressão dentro dele e uma sensação de pânico.
Você está se enganando, Rose. Não é justo conosco ou com ele. Fingir que ele é normal. Tratando ele como se fosse um animal que pode aprender a fazer truques. Por que você não deixa ele em paz? – Porque eu quero que ele seja que nem todo mundo.
Ouvi-los agora, discutindo entre si ao longo dos anos, me dá o impulso de gritar para eles: – Olhem para ele! Ali, ali embaixo! Olhem para Charlie. Ele tem que ir ao banheiro!
Estava tudo bem enquanto eles pudessem rir de mim e parecer inteligentes à minha custa, mas agora eles se sentiam inferiores ao imbecil. Comecei a ver que, por meio do meu surpreendente crescimento, eu os fiz encolher e enfatizei suas inadequações. Eu os havia traído, e eles me odiavam por isso.
Sou como um animal que foi trancado do lado de fora de sua jaula boa e segura.
Ele comete o mesmo erro que os outros quando olham para uma pessoa de mente débil e riem porque não entendem que existem sentimentos humanos envolvidos. Ele não percebe que eu era uma pessoa antes de vir para cá.
são as linhas que me incomodam. Todas as linhas retas nas paredes, no chão, os cantos que se transformam em caixas, como caixões. Só consigo me livrar das caixas tomando uns drinques. Então todas as linhas ficam onduladas e serpenteadas, e eu me sinto muito melhor sobre o mundo inteiro. Quando as coisas estão todas retas e alinhadas como aqui, eu me sinto mórbida.
Que estranho é o fato de pessoas de sensibilidade e sentimentos honestos, que não tirariam vantagem de um homem que nasceu sem braços ou pernas ou olhos, não verem problema em maltratar um homem com pouca inteligência.
Até um homem de mente fraca quer ser como os outros homens. Uma criança pode não saber como se alimentar, ou o que comer, mas ela conhece a fome.
Isso apenas prova que você não pode ter tudo o que quer em uma mulher. Mais um argumento para a poligamia.
Apesar de sabermos que, no fim do labirinto, a morte nos aguarda (e isso é algo que nem sempre soube, até pouco tempo atrás, pois o adolescente em mim pensava que a morte acontecia só com outras pessoas), vejo agora que o caminho escolhido pelo labirinto me faz quem sou. Não sou apenas uma coisa, mas também uma maneira de ser – uma das muitas maneiras –, e saber os caminhos que percorri e os que me restam vai me ajudar a entender o que estou me tornando.
mas os retardados de alto nível conseguem se mover mais livremente e, depois de mais ou menos uma semana do lado de fora, a maioria deles volta quando descobre que não há nada para eles lá. O mundo não os quer, e eles logo aprendem isso.
– Existem muitas pessoas que darão dinheiro ou bens materiais, mas poucas que darão tempo e atenção. É isso que quero dizer. – Sua voz se tornou áspera, e ele apontou para uma mamadeira vazia na estante de livros do outro lado do escritório. – Está vendo aquela mamadeira? Eu lhe disse que ela me intrigava desde quando entrara no escritório. – Bom, quantas pessoas você conhece que estão preparadas para pegar um homem adulto no colo e deixar que mame da mamadeira? E assumir o risco de o paciente urinar ou defecar em cima deles? Você parece surpreso. Você não consegue entender, consegue, do alto
...more
– Ninguém realmente começa algo novo, sra. Nemur. Todo mundo constrói em cima das falhas de outros homens. Não existe nada original de verdade na ciência. A contribuição de cada homem à soma de conhecimento é o que conta.
– Você se tornou cínico – disse Nemur. – É isso que essa oportunidade significou pra você. Sua genialidade destruiu a fé que tinha no mundo e nos outros homens.
inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma.
Isso é outra coisa que eu mesmo descobri recentemente. Apresento a vocês como uma hipótese: inteligência sem a habilidade de dar ou receber afeto leva a um colapso mental e moral, para neurose, e possivelmente até para psicose.
– Eu sempre tento fazer as coisas certas. Minha mãe sempre me ensinou a ser legal com as pessoas porque ela disse que desse jeito você não vai se meter em problemas e sempre vai ter muitos amigos.
Coloquei o corpo de Algernon em um pequeno receptáculo de metal e o levei para casa comigo. Eu não ia permitir que o despejassem no incinerador. É tolo e sentimental, mas ontem à noite, bem tarde, eu o enterrei no quintal. Chorei enquanto colocava um monte de flores selvagens sobre o túmulo.
Tenho que encontrar entendimento nela antes de vê-la para que eu não aja severa ou tolamente.
E agora as palavras de Platão riem de mim nas sombras das saliências atrás das chamas: – … os homens da caverna diriam que sua ascensão lhe causara a ruína da vista…
Tenho que tentar guardar algumas das coisas que aprendi. Por favor, Deus, não me tire tudo.